NOS CAMINHOS DA MÚSICA E DA HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A TRAJETÓRIA DO MAESTRO JOAQUIM JOSÉ DE MENDANHA NO RIO GRANDE DO SUL DO SÉCULO XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Letícia Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Oficina do Historiador
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19010
Resumo: O Rio Grande do Sul do século XIX traz em sua história, personagens, trajetórias e acontecimentos primorosos para a compreensão de importantes aspectos das construções sociais existentes ao longo dos séculos, bem como de um Brasil em constante formação. Neste trabalho, direcionaremos o nosso enfoque para a figura do mulato Joaquim José de Mendanha e sua atuação no período Imperial, onde dentre os diferentes frutos resultantes de sua passagem pela região sul, destaca-se um dos símbolos oficiais de um estado: a composição da música do Hino Rio-Grandense. Participando ativamente de bandas e orquestras, Mendanha ainda dirigiu coros de Igrejas de Porto Alegre e fundou algumas sociedades musicais, deixando registrado através de suas ações, o seu envolvimento e a sua contribuição cultural para com o Rio Grande do Sul do XIX. Assim, buscando uma breve reflexão sobre a atuação e os espaços de circulação desse personagem, e destacando o fato do mesmo ser mulato, objetivamos investigar alguns dos caminhos percorridos por Mendanha nesse período. Trazendo apontamentos iniciais sobre a história desse Maestro, pretende-se partindo de fontes bibliográficas e documentais, evidenciar através desta trajetória alguns dos limites e possibilidades de ascensão social encontrado por mulatos no Brasil Oitocentista.
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