APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheer, Micaele Irene
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Oficina do Historiador
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18962
Resumo: Os sapateiros ainda podem ser vistos nas ruas do centro da cidade de Pelotas, contudo seu espaço laboral é módico e a maioria limita-se aos consertos. Nesta oportunidade vamos discorrer sobre a aprendizagem, aspecto fundamental para compreender como se formavam novos sapateiros, costume que foi impactado conforme se popularizavam as leis trabalhistas e avançava a fragmentação do processo produtivo. A metodologia utilizada é a História oral temática, pois buscamos apreender experiências e o cotidiano fabril, assim como a interpretação dos narradores sobre as mudanças econômicas e sociais que interferiram em seus empreendimentos. É a partir destas fontes que o artigo busca analisar as mudanças em relação ao “aprender-fazendo” e seu impacto processo de reprodução dessa categoria profissional na cidade de Pelotas.
id PUC_RS-15_0e756b857ff328e050d21a42f2a0ca56
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18962
network_acronym_str PUC_RS-15
network_name_str Oficina do Historiador
repository_id_str
spelling APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).História oral. Trabalho. Sapateiros.Os sapateiros ainda podem ser vistos nas ruas do centro da cidade de Pelotas, contudo seu espaço laboral é módico e a maioria limita-se aos consertos. Nesta oportunidade vamos discorrer sobre a aprendizagem, aspecto fundamental para compreender como se formavam novos sapateiros, costume que foi impactado conforme se popularizavam as leis trabalhistas e avançava a fragmentação do processo produtivo. A metodologia utilizada é a História oral temática, pois buscamos apreender experiências e o cotidiano fabril, assim como a interpretação dos narradores sobre as mudanças econômicas e sociais que interferiram em seus empreendimentos. É a partir destas fontes que o artigo busca analisar as mudanças em relação ao “aprender-fazendo” e seu impacto processo de reprodução dessa categoria profissional na cidade de Pelotas.Editora da PUCRS - ediPUCRS2014-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18962Oficina do Historiador; 2014: Suplemento Especial - I Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS (EPHIS); 233-246Oficina do Historiador; 2014: Suplemento Especial - I Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS (EPHIS); 233-246Oficina do Historiador; 2014: Suplemento Especial - I Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS (EPHIS); 233-2462178-3748reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18962/12026Scheer, Micaele Ireneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-07T14:00:02Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18962Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2018-03-07T14:00:02Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
title APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
spellingShingle APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
Scheer, Micaele Irene
História oral. Trabalho. Sapateiros.
title_short APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
title_full APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
title_fullStr APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
title_full_unstemmed APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
title_sort APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
author Scheer, Micaele Irene
author_facet Scheer, Micaele Irene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheer, Micaele Irene
dc.subject.por.fl_str_mv História oral. Trabalho. Sapateiros.
topic História oral. Trabalho. Sapateiros.
description Os sapateiros ainda podem ser vistos nas ruas do centro da cidade de Pelotas, contudo seu espaço laboral é módico e a maioria limita-se aos consertos. Nesta oportunidade vamos discorrer sobre a aprendizagem, aspecto fundamental para compreender como se formavam novos sapateiros, costume que foi impactado conforme se popularizavam as leis trabalhistas e avançava a fragmentação do processo produtivo. A metodologia utilizada é a História oral temática, pois buscamos apreender experiências e o cotidiano fabril, assim como a interpretação dos narradores sobre as mudanças econômicas e sociais que interferiram em seus empreendimentos. É a partir destas fontes que o artigo busca analisar as mudanças em relação ao “aprender-fazendo” e seu impacto processo de reprodução dessa categoria profissional na cidade de Pelotas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18962
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18962/12026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Oficina do Historiador; 2014: Suplemento Especial - I Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS (EPHIS); 233-246
Oficina do Historiador; 2014: Suplemento Especial - I Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS (EPHIS); 233-246
Oficina do Historiador; 2014: Suplemento Especial - I Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS (EPHIS); 233-246
2178-3748
reponame:Oficina do Historiador
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Oficina do Historiador
collection Oficina do Historiador
repository.name.fl_str_mv Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tatyana.maia@pucrs.br
_version_ 1799129360125394944