A construção do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, por meio de suas expedições científicas, (1954-1975)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Oficina do Historiador |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/21553 |
Resumo: | Análise do processo de produção do conhecimento científico praticado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, no período de 1954 a 1975, por meio de alguns relatórios das excursões e expedições científicas promovidas pelo Instituto que se tornaram registros fundamentais das atividades dos seus pesquisadores no interior da floresta Amazônica. Com o foco no caráter coletivo da atividade científica observou-se as inter-relações construídas entre os pesquisadores e os auxiliares recrutados na população local. Analisou-se a atividade científica como um processo que se viabiliza por meio da conjugação de interesses e da mobilização de indivíduos que estão fora do grupo de cientistas, embora façam parte da produção do conhecimento empreendido pelo INPA. |
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A construção do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, por meio de suas expedições científicas, (1954-1975)Produção do conhecimento. Expedições científicas. INPAAnálise do processo de produção do conhecimento científico praticado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, no período de 1954 a 1975, por meio de alguns relatórios das excursões e expedições científicas promovidas pelo Instituto que se tornaram registros fundamentais das atividades dos seus pesquisadores no interior da floresta Amazônica. Com o foco no caráter coletivo da atividade científica observou-se as inter-relações construídas entre os pesquisadores e os auxiliares recrutados na população local. Analisou-se a atividade científica como um processo que se viabiliza por meio da conjugação de interesses e da mobilização de indivíduos que estão fora do grupo de cientistas, embora façam parte da produção do conhecimento empreendido pelo INPA.Editora da PUCRS - ediPUCRS2015-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/2155310.15448/2178-3748.2015.2.21553Oficina do Historiador; Vol. 8 No. 2 (2015): História da Ciência; 7-23Oficina do Historiador; Vol. 8 Núm. 2 (2015): História da Ciência; 7-23Oficina do Historiador; v. 8 n. 2 (2015): História da Ciência; 7-232178-374810.15448/2178-3748.2015.2reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/21553/13791Copyright (c) 2015 Oficina do Historiadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Panzu, Ângela Nascimentoda Silva Filho, Eduardo Gomes2016-08-05T16:31:40Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21553Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2016-08-05T16:31:40Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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