Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Oficina do Historiador |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983 |
Resumo: | Neste artigo, procuro evidenciar a relação entre forças repressivas e unidade ideológica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da análise das Superintendências de Ordem Política e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicação social criados pelo governo até a administração de Emílio Médici. Em ambas subsiste um fenômeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivação ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetáculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (França, 1931-1994). A categoria de espetáculo permite a síntese dialética entre elementos aparentemente díspares, como censura e crescimento da mídia, repressão policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da época. |
id |
PUC_RS-15_cc095279f523877a746357423a848184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/6983 |
network_acronym_str |
PUC_RS-15 |
network_name_str |
Oficina do Historiador |
repository_id_str |
|
spelling |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)História do BrasilDitadura Civil-MilitarSOPS-RSEspetáculoNeste artigo, procuro evidenciar a relação entre forças repressivas e unidade ideológica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da análise das Superintendências de Ordem Política e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicação social criados pelo governo até a administração de Emílio Médici. Em ambas subsiste um fenômeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivação ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetáculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (França, 1931-1994). A categoria de espetáculo permite a síntese dialética entre elementos aparentemente díspares, como censura e crescimento da mídia, repressão policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da época.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983Oficina do Historiador; Vol. 1 No. 1 (2010); 1-17Oficina do Historiador; Vol. 1 Núm. 1 (2010); 1-17Oficina do Historiador; v. 1 n. 1 (2010); 1-172178-3748reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983/5099Oliveira, Guilherme Moraes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T21:41:03Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/6983Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2011-12-19T21:41:03Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
title |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
spellingShingle |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) Oliveira, Guilherme Moraes de História do Brasil Ditadura Civil-Militar SOPS-RS Espetáculo |
title_short |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
title_full |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
title_fullStr |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
title_full_unstemmed |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
title_sort |
Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974) |
author |
Oliveira, Guilherme Moraes de |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do Brasil Ditadura Civil-Militar SOPS-RS Espetáculo |
topic |
História do Brasil Ditadura Civil-Militar SOPS-RS Espetáculo |
description |
Neste artigo, procuro evidenciar a relação entre forças repressivas e unidade ideológica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da análise das Superintendências de Ordem Política e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicação social criados pelo governo até a administração de Emílio Médici. Em ambas subsiste um fenômeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivação ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetáculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (França, 1931-1994). A categoria de espetáculo permite a síntese dialética entre elementos aparentemente díspares, como censura e crescimento da mídia, repressão policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da época. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983/5099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Oficina do Historiador; Vol. 1 No. 1 (2010); 1-17 Oficina do Historiador; Vol. 1 Núm. 1 (2010); 1-17 Oficina do Historiador; v. 1 n. 1 (2010); 1-17 2178-3748 reponame:Oficina do Historiador instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Oficina do Historiador |
collection |
Oficina do Historiador |
repository.name.fl_str_mv |
Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tatyana.maia@pucrs.br |
_version_ |
1799129359662972928 |