Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Guilherme Moraes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Oficina do Historiador
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983
Resumo: Neste artigo, procuro evidenciar a relação entre forças repressivas e unidade ideológica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da análise das Superintendências de Ordem Política e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicação social criados pelo governo até a administração de Emílio Médici. Em ambas subsiste um fenômeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivação ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetáculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (França, 1931-1994). A categoria de espetáculo permite a síntese dialética entre elementos aparentemente díspares, como censura e crescimento da mídia, repressão policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da época.
id PUC_RS-15_cc095279f523877a746357423a848184
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/6983
network_acronym_str PUC_RS-15
network_name_str Oficina do Historiador
repository_id_str
spelling Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)História do BrasilDitadura Civil-MilitarSOPS-RSEspetáculoNeste artigo, procuro evidenciar a relação entre forças repressivas e unidade ideológica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da análise das Superintendências de Ordem Política e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicação social criados pelo governo até a administração de Emílio Médici. Em ambas subsiste um fenômeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivação ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetáculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (França, 1931-1994). A categoria de espetáculo permite a síntese dialética entre elementos aparentemente díspares, como censura e crescimento da mídia, repressão policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da época.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983Oficina do Historiador; Vol. 1 No. 1 (2010); 1-17Oficina do Historiador; Vol. 1 Núm. 1 (2010); 1-17Oficina do Historiador; v. 1 n. 1 (2010); 1-172178-3748reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983/5099Oliveira, Guilherme Moraes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T21:41:03Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/6983Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2011-12-19T21:41:03Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
title Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
spellingShingle Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
Oliveira, Guilherme Moraes de
História do Brasil
Ditadura Civil-Militar
SOPS-RS
Espetáculo
title_short Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
title_full Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
title_fullStr Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
title_full_unstemmed Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
title_sort Espetáculo e Ditadura Civil-Militar:o duplo caráter das superintendências de ordem política e social (1964-1974)
author Oliveira, Guilherme Moraes de
author_facet Oliveira, Guilherme Moraes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Guilherme Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv História do Brasil
Ditadura Civil-Militar
SOPS-RS
Espetáculo
topic História do Brasil
Ditadura Civil-Militar
SOPS-RS
Espetáculo
description Neste artigo, procuro evidenciar a relação entre forças repressivas e unidade ideológica na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), especialmente a partir da análise das Superintendências de Ordem Política e Social (SOPS-RS) e dos slogans de comunicação social criados pelo governo até a administração de Emílio Médici. Em ambas subsiste um fenômeno que determina os novos modelos de desenvolvimento capitalista e cuja efetivação ocorreu durante a ditadura: trata-se do espetáculo moderno, inicialmente examinado e criticado pelo intelectual de “extrema-esquerda” Guy Debord (França, 1931-1994). A categoria de espetáculo permite a síntese dialética entre elementos aparentemente díspares, como censura e crescimento da mídia, repressão policial e otimismo – procedimentos comuns ao governo ou ao empresariado da época.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/6983/5099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Oficina do Historiador; Vol. 1 No. 1 (2010); 1-17
Oficina do Historiador; Vol. 1 Núm. 1 (2010); 1-17
Oficina do Historiador; v. 1 n. 1 (2010); 1-17
2178-3748
reponame:Oficina do Historiador
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Oficina do Historiador
collection Oficina do Historiador
repository.name.fl_str_mv Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tatyana.maia@pucrs.br
_version_ 1799129359662972928