Naturalismo e banalidade em Um canalha (1895), de Figueiredo Pimentel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Leonardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vieira, Renata Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Navegações (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/17128
Resumo: O nome do escritor Alberto Figueiredo Pimentel (1869-1914) é uma ausência notável na história da literatura brasileira e, principalmente, na história do naturalismo no Brasil. O objetivo deste trabalho é estudar a trajetória do escritor e sua relação com a estética naturalista por meio do estudo de seu segundo romance: Um canalha, publicado pela Livraria Laemmert no Rio de Janeiro em 1895. Adotamos uma concepção ampliada de naturalismo como estética da civilização industrial do século XIX, destemida do paradoxo, capaz de acomodar subgêneros, apropriações, vertentes e modos de execução estranhos à historiografia tradicional, mas que eram reconhecidos como “naturalistas” no momento de sua primeira circulação. Ao estudar a obra do autor, chamamos a atenção para uma vertente pouco conhecida da estética, que o crítico David Baguley (1990) chamou de “naturalismo da desilusão”, interessado em retratar o banal, o anti-heroico e o que “não acontecia” na vida dos personagens.   ************************************************************************************************************************************************************************************************************   Naturalism and banality in Um canalha (1895), by Figueiredo Pimentel Abstract: Writer Alberto Figueiredo Pimentel (1869-1914) has been a notable absence in the history of Brazilian history and principally in the history of naturalism in Brazil. This works aims at studying the writer’s trajectory and his relationship with naturalism, having as focus of interest his second novel: Um canalha, published by Livraria Laemmert in Rio de Janeiro in 1895. We adopt an expanded understanding of naturalism as the aesthetics of nineteenth-century industrial civilization, unafraid of paradox, capable of accommodating subgenres and trends with which historiography is not familiar, but which were considered to be “naturalist” at the time the works were published. In studying the author’s work, we highlight a less known strand of naturalism, that critic David Baguley calls “naturalism of disillusionment”, which aims at portraying the banal, the anti-heroic and what “did not happen” in the character’s lives. Keywords: Alberto Figueiredo Pimentel; naturalism; banality; Brazilian novel
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