A travessia do tempo: a encenação da ambiguidade e a (im)possibilidade da ancestralidade em O outro pé da sereia, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alavarce, Camila Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Gisele Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Navegações (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23866
Resumo: O presente estudo tem como foco analisar como, no projeto literário de Mia Couto, em O outro pé da sereia, há a problematização do tempo e da ancestralidade a partir da construção estética do espaço. Há, no romance, especificamente no capítulo “A travessia do tempo”, metáforas capazes de sugerir a encenação dos embates, e das rasuras deles decorrentes, provocados pela reencenação de rituais antigos no seio da família Rodrigues. Tais rasuras são explicitadas a partir de situações bastante ambíguas experimentadas pelas personagens centrais do romance, Constança e Mwadia, mãe e filha, no interior da casa materna, espaço privilegiado para servir de palco aos mais ambíguos embates. Situação esta que metaforiza a condição atual de Moçambique. Para sustentar este estudo, foram utilizados os estudiosos Assman, Halbwachs,Gama-Khalil, Bhabha, Braúna e Bachelard.********************************************************************The crossing time: the staging of ambiguity and the (im)possibility of ancestry in O outro pé da sereia, by Mia CoutoAbstract: This study focuses on the analysis of how, the literary project of Mia Couto, in O Outro Pé da Sereia, there is a questioning of time and ancestry from the aesthetic construction of space. There are, in the novel, specifically in Chapter “A travessia do tempo”, metaphors able to suggest the scenario of conflicts, and their erasures arising, caused by the restaging of ancient rituals in the family Rodrigues. Such erasures are made explicit from quite ambiguous situations experienced by the main characters of the novel, Constance and Mwadia, mother and daughter, inside the mother’s house, privileged space to serve as a stage to the more ambiguous conflicts. Situation that metaphorizes the current condition of Mozambique. To support this study, the works of Assman, Gamma-Khalil, Bhabha, Braunstone and Bachelard were used.Keyword: Ancestry; Ambiguity; Space; Time; Mia Couto
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