O Amor – segundo Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Paulo Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Navegações (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23300
Resumo: Em “Amor”, de Clarice Lispector, lemos a forma como a vida e a escrita se cruzam, enquanto modalidades de um encontro com o Outro no qual se suspendem os limites que separam a lei da exceção, o saber da alteridade, o real da ficção. A sua premissa é a de uma cegueira concebida como experiência, não apenas da insularidade e do aban-dono, do sepultamento vivo – tal como ela é frequentemente pensada na tradição literária do Ocidente: “eu próprio o meu sepulcro, o meu túmulo, enterrado...”, diz John Milton, no seu Samson Agonistes – mas também, como em “Amor”, da alteridade e da transcendência, na indecisão limítrofe que marca toda a relação imaginária. Em Água viva, essa “cegueira” expressa-se pelo sentido de um “figurativo do inominável”. Em “Amor” é assumida na relação de identificação da personagem principal com a figura de um cego. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Love – according to Clarice Lispector Abstract: In “Amor”, a short-story by the Brazilian writer Clarice Lispector, our paper reads the way life and writing intersect, as different modalities of an encounter with the Other, suspending the limits between law and exception, knowledge and otherness, fact and fiction. Its premise is a state of blindness conceived not only as an experience of abandonment and insularity, of a sepulchral livin, – often described in the Western literary tradition: “myself my sepulchre, a moving grave, buried...”, says John Milton, in Samson Agonistes... – but also, as in the case of “Amor”, of an otherness and transcendance which suppose the impossibility of a clear distinction, and are also proper of all imaginary relationship. In Água Viva, that state of blindness expresses itself in a “figuration of the unnamable”. In “Amor” it is presented by the allegorical figure of a blind man the main character identifies with. Keywords: Law; Exception; Subject; Alterity; Vision; Blindness
id PUC_RS-16_6ba3844f83734e93e7624ede16081311
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/23300
network_acronym_str PUC_RS-16
network_name_str Navegações (Online)
repository_id_str
spelling O Amor – segundo Clarice LispectorLeiExceçãoSujeitoAlteridadeVisãoCegueiraEm “Amor”, de Clarice Lispector, lemos a forma como a vida e a escrita se cruzam, enquanto modalidades de um encontro com o Outro no qual se suspendem os limites que separam a lei da exceção, o saber da alteridade, o real da ficção. A sua premissa é a de uma cegueira concebida como experiência, não apenas da insularidade e do aban-dono, do sepultamento vivo – tal como ela é frequentemente pensada na tradição literária do Ocidente: “eu próprio o meu sepulcro, o meu túmulo, enterrado...”, diz John Milton, no seu Samson Agonistes – mas também, como em “Amor”, da alteridade e da transcendência, na indecisão limítrofe que marca toda a relação imaginária. Em Água viva, essa “cegueira” expressa-se pelo sentido de um “figurativo do inominável”. Em “Amor” é assumida na relação de identificação da personagem principal com a figura de um cego. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Love – according to Clarice Lispector Abstract: In “Amor”, a short-story by the Brazilian writer Clarice Lispector, our paper reads the way life and writing intersect, as different modalities of an encounter with the Other, suspending the limits between law and exception, knowledge and otherness, fact and fiction. Its premise is a state of blindness conceived not only as an experience of abandonment and insularity, of a sepulchral livin, – often described in the Western literary tradition: “myself my sepulchre, a moving grave, buried...”, says John Milton, in Samson Agonistes... – but also, as in the case of “Amor”, of an otherness and transcendance which suppose the impossibility of a clear distinction, and are also proper of all imaginary relationship. In Água Viva, that state of blindness expresses itself in a “figuration of the unnamable”. In “Amor” it is presented by the allegorical figure of a blind man the main character identifies with. Keywords: Law; Exception; Subject; Alterity; Vision; BlindnessEditora da PUCRS - ediPUCRS2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/2330010.15448/1983-4276.2015.2.23300Navegações; Vol. 8 No. 2 (2015); 134-145Navegações; v. 8 n. 2 (2015); 134-1451983-42761982-852710.15448/1983-4276.2015.2reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23300/14135Copyright (c) 2016 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, José Paulo Cruz2017-08-25T14:57:50Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/23300Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2017-08-25T14:57:50Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Amor – segundo Clarice Lispector
title O Amor – segundo Clarice Lispector
spellingShingle O Amor – segundo Clarice Lispector
Pereira, José Paulo Cruz
Lei
Exceção
Sujeito
Alteridade
Visão
Cegueira
title_short O Amor – segundo Clarice Lispector
title_full O Amor – segundo Clarice Lispector
title_fullStr O Amor – segundo Clarice Lispector
title_full_unstemmed O Amor – segundo Clarice Lispector
title_sort O Amor – segundo Clarice Lispector
author Pereira, José Paulo Cruz
author_facet Pereira, José Paulo Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Paulo Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Lei
Exceção
Sujeito
Alteridade
Visão
Cegueira
topic Lei
Exceção
Sujeito
Alteridade
Visão
Cegueira
description Em “Amor”, de Clarice Lispector, lemos a forma como a vida e a escrita se cruzam, enquanto modalidades de um encontro com o Outro no qual se suspendem os limites que separam a lei da exceção, o saber da alteridade, o real da ficção. A sua premissa é a de uma cegueira concebida como experiência, não apenas da insularidade e do aban-dono, do sepultamento vivo – tal como ela é frequentemente pensada na tradição literária do Ocidente: “eu próprio o meu sepulcro, o meu túmulo, enterrado...”, diz John Milton, no seu Samson Agonistes – mas também, como em “Amor”, da alteridade e da transcendência, na indecisão limítrofe que marca toda a relação imaginária. Em Água viva, essa “cegueira” expressa-se pelo sentido de um “figurativo do inominável”. Em “Amor” é assumida na relação de identificação da personagem principal com a figura de um cego. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Love – according to Clarice Lispector Abstract: In “Amor”, a short-story by the Brazilian writer Clarice Lispector, our paper reads the way life and writing intersect, as different modalities of an encounter with the Other, suspending the limits between law and exception, knowledge and otherness, fact and fiction. Its premise is a state of blindness conceived not only as an experience of abandonment and insularity, of a sepulchral livin, – often described in the Western literary tradition: “myself my sepulchre, a moving grave, buried...”, says John Milton, in Samson Agonistes... – but also, as in the case of “Amor”, of an otherness and transcendance which suppose the impossibility of a clear distinction, and are also proper of all imaginary relationship. In Água Viva, that state of blindness expresses itself in a “figuration of the unnamable”. In “Amor” it is presented by the allegorical figure of a blind man the main character identifies with. Keywords: Law; Exception; Subject; Alterity; Vision; Blindness
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23300
10.15448/1983-4276.2015.2.23300
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23300
identifier_str_mv 10.15448/1983-4276.2015.2.23300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23300/14135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Navegações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Navegações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Navegações; Vol. 8 No. 2 (2015); 134-145
Navegações; v. 8 n. 2 (2015); 134-145
1983-4276
1982-8527
10.15448/1983-4276.2015.2
reponame:Navegações (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Navegações (Online)
collection Navegações (Online)
repository.name.fl_str_mv Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanavegacoes@pucrs.br
_version_ 1799128836522115072