Turandot e Divinha: mito e paródia em Sua Alteza a Divinha, de Ângela-Lago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Navegações (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/14660 |
Resumo: | Nestas páginas nos ocuparemos do espaço da desconstrução dos elementos míticos no livro de Ângela-Lago, Sua Alteza a Divinha. O mito da femme fatale aparece como fio vermelho e permite não somente descobrir no gênero infantil a presença da tradição e da oralidade, mas também a necessidade de ler novos espaços de expressão estética e de releituras do mundo. Com efeito, a literatura infantil pode ser considerada hoje como a hipótese de estratégia discursiva e artística que, para evitar o perigo de estabilização, configurar-se-ia como um aspecto totalizador da própria literatura, e não como um aspecto redutor, que enfatizaria, mais uma vez, sua marginalidade canônica. ...................................................................... Turandot e Divinha: myth and parody in Sua Alteza a Divinha, by Ângela-Lago Abstract: In these pages we will take up the space of the deconstruction of the mythical elements in the book of Ângela-Lago, Sua Alteza a Divinha. The myth of the femme fatale appears as a red wire and allows not only to discover in the children’s genre the presence of the tradition and of orality, but also the necessity to read new spaces of aesthetical expression and in the rereadings of the world. With this effect, children’s literature nowadays can be considered as the hypothesis for a discursive and artistic strategy that, to avoid the danger of stabilization, would configure itself as an totalizing aspect of the own literature and not as an reductive aspect, that would emphasize, once again, its canonical marginality. Keywords: Ângela-Lago; Turandot; Myth; Parody; Children’s literature |
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