Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Doris Pires Vargas
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489
Resumo: Esse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade.
id PUC_RS-18_063bab56981daa4c6dfd686e84344356
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/489
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidadeEsse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489Educação; Vol. 29 No. 3 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006)Educação; v. 29 n. 3 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489/358Bolzan, Doris Pires VargasIsaia, Silvia Maria de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:04Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/489Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35:04Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
title Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
spellingShingle Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
Bolzan, Doris Pires Vargas
title_short Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
title_full Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
title_fullStr Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
title_full_unstemmed Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
title_sort Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
author Bolzan, Doris Pires Vargas
author_facet Bolzan, Doris Pires Vargas
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
author_role author
author2 Isaia, Silvia Maria de Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Doris Pires Vargas
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
description Esse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489/358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 3 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006)
Educação; v. 29 n. 3 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741836750848