Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489 |
Resumo: | Esse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade. |
id |
PUC_RS-18_063bab56981daa4c6dfd686e84344356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/489 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidadeEsse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489Educação; Vol. 29 No. 3 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006)Educação; v. 29 n. 3 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489/358Bolzan, Doris Pires VargasIsaia, Silvia Maria de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:04Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/489Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35:04Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
title |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
spellingShingle |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade Bolzan, Doris Pires Vargas |
title_short |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
title_full |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
title_fullStr |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
title_sort |
Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade |
author |
Bolzan, Doris Pires Vargas |
author_facet |
Bolzan, Doris Pires Vargas Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Doris Pires Vargas Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
description |
Esse artigo apresenta os referenciais sobre a aprendizagem docente, explicitando que tal processo está imbricado com a construção da professoralidade na Educação Superior. O problema central envolve o modo como ocorre a aprendizagem docente. As questões que orientam a discussão são: 1) Como se aprende a ser profes-sor? 2) Como se constrói o conhecimento pedagógico necessário para este aprender? O texto é tecido por fios teóricos e empíricos que indicam a necessidade de que os professores se tornem conscientes de seus processos de aprendizagem, reflitam sobre os mesmos, ao mesmo tempo em que estão cientes de que não existe um modo gene-ralizado de aprendizagem docente, mas que esta ocorre a partir de diferentes caminhos em direção a professoralidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489/358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 3 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006) Educação; v. 29 n. 3 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741836750848 |