A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência. |
id |
PUC_RS-18_2c12cc9f57b6990035660c503add7153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/551 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalísticoRibeirinhocontextoescolaO objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551Educação; Vol. 31 No. 1 (2008)Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008)Educação; v. 31 n. 1 (2008)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551/2109Assef Mendes, Leila Leila SaidRamos, Tatyane SouzaPontes, Fernando Augusto RamosReis, Daniela Castro dosSilva, Simone Souza da CostaSilva, Sarah Danielle Baia dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-02T12:44:23Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/551Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-02T12:44:23Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
title |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
spellingShingle |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico Assef Mendes, Leila Leila Said Ribeirinho contexto escola |
title_short |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
title_full |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
title_fullStr |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
title_full_unstemmed |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
title_sort |
A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico |
author |
Assef Mendes, Leila Leila Said |
author_facet |
Assef Mendes, Leila Leila Said Ramos, Tatyane Souza Pontes, Fernando Augusto Ramos Reis, Daniela Castro dos Silva, Simone Souza da Costa Silva, Sarah Danielle Baia da |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Tatyane Souza Pontes, Fernando Augusto Ramos Reis, Daniela Castro dos Silva, Simone Souza da Costa Silva, Sarah Danielle Baia da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assef Mendes, Leila Leila Said Ramos, Tatyane Souza Pontes, Fernando Augusto Ramos Reis, Daniela Castro dos Silva, Simone Souza da Costa Silva, Sarah Danielle Baia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ribeirinho contexto escola |
topic |
Ribeirinho contexto escola |
description |
O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551/2109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 31 No. 1 (2008) Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008) Educação; v. 31 n. 1 (2008) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742418710528 |