A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assef Mendes, Leila Leila Said
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ramos, Tatyane Souza, Pontes, Fernando Augusto Ramos, Reis, Daniela Castro dos, Silva, Simone Souza da Costa, Silva, Sarah Danielle Baia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência.
id PUC_RS-18_2c12cc9f57b6990035660c503add7153
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/551
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalísticoRibeirinhocontextoescolaO objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551Educação; Vol. 31 No. 1 (2008)Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008)Educação; v. 31 n. 1 (2008)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551/2109Assef Mendes, Leila Leila SaidRamos, Tatyane SouzaPontes, Fernando Augusto RamosReis, Daniela Castro dosSilva, Simone Souza da CostaSilva, Sarah Danielle Baia dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-02T12:44:23Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/551Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-02T12:44:23Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
title A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
spellingShingle A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
Assef Mendes, Leila Leila Said
Ribeirinho
contexto
escola
title_short A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
title_full A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
title_fullStr A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
title_full_unstemmed A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
title_sort A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico
author Assef Mendes, Leila Leila Said
author_facet Assef Mendes, Leila Leila Said
Ramos, Tatyane Souza
Pontes, Fernando Augusto Ramos
Reis, Daniela Castro dos
Silva, Simone Souza da Costa
Silva, Sarah Danielle Baia da
author_role author
author2 Ramos, Tatyane Souza
Pontes, Fernando Augusto Ramos
Reis, Daniela Castro dos
Silva, Simone Souza da Costa
Silva, Sarah Danielle Baia da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assef Mendes, Leila Leila Said
Ramos, Tatyane Souza
Pontes, Fernando Augusto Ramos
Reis, Daniela Castro dos
Silva, Simone Souza da Costa
Silva, Sarah Danielle Baia da
dc.subject.por.fl_str_mv Ribeirinho
contexto
escola
topic Ribeirinho
contexto
escola
description O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente. Descritores – Contexto escolar ribeirinho; pesquisa qualitativa; docência.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/551/2109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 31 No. 1 (2008)
Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008)
Educação; v. 31 n. 1 (2008)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128742418710528