O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742 |
Resumo: | Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária. |
id |
PUC_RS-18_41881a5293e5f7fd6b1cd1d047e62c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2742 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitáriosOs paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742Educação; Vol. 30 No. 3 (2007)Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007)Educação; v. 30 n. 3 (2007)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742/2089Behrens, Marilda Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T11:57:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2742Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T11:57:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
title |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
spellingShingle |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários Behrens, Marilda Aparecida |
title_short |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
title_full |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
title_fullStr |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
title_full_unstemmed |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
title_sort |
O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários |
author |
Behrens, Marilda Aparecida |
author_facet |
Behrens, Marilda Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behrens, Marilda Aparecida |
description |
Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742/2089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 30 No. 3 (2007) Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007) Educação; v. 30 n. 3 (2007) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742438633472 |