O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behrens, Marilda Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742
Resumo: Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária.
id PUC_RS-18_41881a5293e5f7fd6b1cd1d047e62c3f
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2742
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitáriosOs paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742Educação; Vol. 30 No. 3 (2007)Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007)Educação; v. 30 n. 3 (2007)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742/2089Behrens, Marilda Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T11:57:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2742Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T11:57:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
title O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
spellingShingle O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
Behrens, Marilda Aparecida
title_short O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
title_full O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
title_fullStr O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
title_full_unstemmed O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
title_sort O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
author Behrens, Marilda Aparecida
author_facet Behrens, Marilda Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behrens, Marilda Aparecida
description Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742/2089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 30 No. 3 (2007)
Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007)
Educação; v. 30 n. 3 (2007)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128742438633472