O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Lúcia Farah Eduardo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415
Resumo: O presente artigo busca promover o debate sobre as condições de desenvolvimento da ação formativa na interface da antropologia e da educação, considerando a permeabilidade de ambos os campos, em sua constituição epistemológica. A seguir, resgata a história da Extensão Rural como campo epistemologicamente definido, tomando como matriz a sociedade capitalista contemporânea, e desenha uma breve paisagem do seu ensino, comparando as concepções de escola difusionista, escola sistêmica e escola participativa. Por fim, pauta uma séria questão acerca das ciências humanas, reto-mando a reflexão sobre as fronteiras entre os campos de saber. Descritores – Educação; antropologia; extensão rural. ABSTRACT – The article promotes a debate about the conditions for development of formative action in the interface between education and anthropology considering the permeability of the two fields in their epistemological basis. In a second moment rescue the history of rural extension as an epistemological defined field using the contemporary capitalist society as a model. Presents a brief landscape of its teaching comparing the conceptions of the disseminating model, the participatory and the systemic model. At last presents a questioning about human sciences, looking at the limits among knowledge fields. Key-words – Education; anthropology; rural extension.
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