O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415 |
Resumo: | O presente artigo busca promover o debate sobre as condições de desenvolvimento da ação formativa na interface da antropologia e da educação, considerando a permeabilidade de ambos os campos, em sua constituição epistemológica. A seguir, resgata a história da Extensão Rural como campo epistemologicamente definido, tomando como matriz a sociedade capitalista contemporânea, e desenha uma breve paisagem do seu ensino, comparando as concepções de escola difusionista, escola sistêmica e escola participativa. Por fim, pauta uma séria questão acerca das ciências humanas, reto-mando a reflexão sobre as fronteiras entre os campos de saber. Descritores – Educação; antropologia; extensão rural. ABSTRACT – The article promotes a debate about the conditions for development of formative action in the interface between education and anthropology considering the permeability of the two fields in their epistemological basis. In a second moment rescue the history of rural extension as an epistemological defined field using the contemporary capitalist society as a model. Presents a brief landscape of its teaching comparing the conceptions of the disseminating model, the participatory and the systemic model. At last presents a questioning about human sciences, looking at the limits among knowledge fields. Key-words – Education; anthropology; rural extension. |
id |
PUC_RS-18_47101b0f5c7f59799f29ea306b044e45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/415 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão RuralEducaçãoantropologiaextensão ruralO presente artigo busca promover o debate sobre as condições de desenvolvimento da ação formativa na interface da antropologia e da educação, considerando a permeabilidade de ambos os campos, em sua constituição epistemológica. A seguir, resgata a história da Extensão Rural como campo epistemologicamente definido, tomando como matriz a sociedade capitalista contemporânea, e desenha uma breve paisagem do seu ensino, comparando as concepções de escola difusionista, escola sistêmica e escola participativa. Por fim, pauta uma séria questão acerca das ciências humanas, reto-mando a reflexão sobre as fronteiras entre os campos de saber. Descritores – Educação; antropologia; extensão rural. ABSTRACT – The article promotes a debate about the conditions for development of formative action in the interface between education and anthropology considering the permeability of the two fields in their epistemological basis. In a second moment rescue the history of rural extension as an epistemological defined field using the contemporary capitalist society as a model. Presents a brief landscape of its teaching comparing the conceptions of the disseminating model, the participatory and the systemic model. At last presents a questioning about human sciences, looking at the limits among knowledge fields. Key-words – Education; anthropology; rural extension.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415/312Valente, Ana Lúcia Farah Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/415Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
title |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
spellingShingle |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural Valente, Ana Lúcia Farah Eduardo Educação antropologia extensão rural |
title_short |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
title_full |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
title_fullStr |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
title_full_unstemmed |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
title_sort |
O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural |
author |
Valente, Ana Lúcia Farah Eduardo |
author_facet |
Valente, Ana Lúcia Farah Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Ana Lúcia Farah Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação antropologia extensão rural |
topic |
Educação antropologia extensão rural |
description |
O presente artigo busca promover o debate sobre as condições de desenvolvimento da ação formativa na interface da antropologia e da educação, considerando a permeabilidade de ambos os campos, em sua constituição epistemológica. A seguir, resgata a história da Extensão Rural como campo epistemologicamente definido, tomando como matriz a sociedade capitalista contemporânea, e desenha uma breve paisagem do seu ensino, comparando as concepções de escola difusionista, escola sistêmica e escola participativa. Por fim, pauta uma séria questão acerca das ciências humanas, reto-mando a reflexão sobre as fronteiras entre os campos de saber. Descritores – Educação; antropologia; extensão rural. ABSTRACT – The article promotes a debate about the conditions for development of formative action in the interface between education and anthropology considering the permeability of the two fields in their epistemological basis. In a second moment rescue the history of rural extension as an epistemological defined field using the contemporary capitalist society as a model. Presents a brief landscape of its teaching comparing the conceptions of the disseminating model, the participatory and the systemic model. At last presents a questioning about human sciences, looking at the limits among knowledge fields. Key-words – Education; anthropology; rural extension. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415/312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 28 No. 2 (2005) Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005) Educação; v. 28 n. 2 (2005) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741764399104 |