Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Valdo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/381
Resumo: Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a forma como abordamos os diferentes conflitos em nossa sociedade. Minha atenção se volta, neste momento, para os conflitos ambientais contemporâneos. Farei um exercí-cio de diálogo entre a obra literária e a produção de conhecimento, a partir da idéia de que a literatura se constitui em mais uma possibilidade de diálogo com o mundo, na medida em que existe uma relação permanente entre autor(a), leitor(a), texto e socie-dade. Tomo como referencial teórico para este ensaio as idéias do poeta e ensaísta mexicano Octávio Paz (1914-1998). Vejo nas idéias deste autor mais uma contribui-ção importante tanto para o entendimento das possíveis origens dos dilemas contem-porâneos quanto para a construção de alternativas ao modelo atual de sociedade her-dado da modernidade ocidental. Neste ensaio me deterei no estudo e análise das pos-síveis contribuições epistemológicas das idéias pazianas para o enfrentamento da crise ecológica nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Os textos analisados fazem parte das Obras Completas deste autor, publicadas em 15 volumes pelo Fondo de Cultura Económico, México, 1994. Adianto que embora a obra paziana seja com-posta de uma diversidade de gêneros literários, será aqui estudada, de forma mais específica, a sua produção ensaística. Descritores – Octávio Paz; literatura e ecologia; educação ambiental. ABSTRACT - This essay has as main aim to make a reflexion about the way we approach the different conflicts in our society. My attention turns into the current environmental issues at this moment. I will make an exercise of dialogue between the literary work and the knowledge production from the starting point of the idea that the literature builds up in one more possibility of dialogue with the world, once there is a permanent relationship among author, reader, text and society. As a theoretical refer-ence to this essay I’ll take the ideas of the mexican poet and essayist Octávio Paz (1914-1988). I see in this author ideas more one important contribution both to the understanding of the possible origins of contemporary dilemmas and to the construc-tion of alternatives to the actual model of society inherited from western society. In this essay I’ll remain in the study and analysis of the possible epistemological contri-butions of Paz’s ideas to cope with the ecological crisis in the post modernity times that we live.The texts that were analysed make part of the Complete Work of this author, published in fifteen volumes by Fondo de Cultura Econômico, México, 1994. I want to say in advance that, although Paz’s work is composed of a diversity of liter-ary genres, his essayst production will be studied here, in a more specific way. Descriptors – Octávio Paz; enviromental education; ecology; literature and society.
id PUC_RS-18_536c579f81fc498f68a7a6b99aaf1aba
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/381
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio PazEducação AmbientalEste ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a forma como abordamos os diferentes conflitos em nossa sociedade. Minha atenção se volta, neste momento, para os conflitos ambientais contemporâneos. Farei um exercí-cio de diálogo entre a obra literária e a produção de conhecimento, a partir da idéia de que a literatura se constitui em mais uma possibilidade de diálogo com o mundo, na medida em que existe uma relação permanente entre autor(a), leitor(a), texto e socie-dade. Tomo como referencial teórico para este ensaio as idéias do poeta e ensaísta mexicano Octávio Paz (1914-1998). Vejo nas idéias deste autor mais uma contribui-ção importante tanto para o entendimento das possíveis origens dos dilemas contem-porâneos quanto para a construção de alternativas ao modelo atual de sociedade her-dado da modernidade ocidental. Neste ensaio me deterei no estudo e análise das pos-síveis contribuições epistemológicas das idéias pazianas para o enfrentamento da crise ecológica nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Os textos analisados fazem parte das Obras Completas deste autor, publicadas em 15 volumes pelo Fondo de Cultura Económico, México, 1994. Adianto que embora a obra paziana seja com-posta de uma diversidade de gêneros literários, será aqui estudada, de forma mais específica, a sua produção ensaística. Descritores – Octávio Paz; literatura e ecologia; educação ambiental. ABSTRACT - This essay has as main aim to make a reflexion about the way we approach the different conflicts in our society. My attention turns into the current environmental issues at this moment. I will make an exercise of dialogue between the literary work and the knowledge production from the starting point of the idea that the literature builds up in one more possibility of dialogue with the world, once there is a permanent relationship among author, reader, text and society. As a theoretical refer-ence to this essay I’ll take the ideas of the mexican poet and essayist Octávio Paz (1914-1988). I see in this author ideas more one important contribution both to the understanding of the possible origins of contemporary dilemmas and to the construc-tion of alternatives to the actual model of society inherited from western society. In this essay I’ll remain in the study and analysis of the possible epistemological contri-butions of Paz’s ideas to cope with the ecological crisis in the post modernity times that we live.The texts that were analysed make part of the Complete Work of this author, published in fifteen volumes by Fondo de Cultura Econômico, México, 1994. I want to say in advance that, although Paz’s work is composed of a diversity of liter-ary genres, his essayst production will be studied here, in a more specific way. Descriptors – Octávio Paz; enviromental education; ecology; literature and society.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/381Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)Educação; v. 27 n. 2 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/381/278 Barcelos, Valdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:02:14Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/381Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:02:14Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
title Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
spellingShingle Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
Barcelos, Valdo
Educação Ambiental
title_short Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
title_full Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
title_fullStr Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
title_sort Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz
author Barcelos, Valdo
author_facet Barcelos, Valdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Valdo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
topic Educação Ambiental
description Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a forma como abordamos os diferentes conflitos em nossa sociedade. Minha atenção se volta, neste momento, para os conflitos ambientais contemporâneos. Farei um exercí-cio de diálogo entre a obra literária e a produção de conhecimento, a partir da idéia de que a literatura se constitui em mais uma possibilidade de diálogo com o mundo, na medida em que existe uma relação permanente entre autor(a), leitor(a), texto e socie-dade. Tomo como referencial teórico para este ensaio as idéias do poeta e ensaísta mexicano Octávio Paz (1914-1998). Vejo nas idéias deste autor mais uma contribui-ção importante tanto para o entendimento das possíveis origens dos dilemas contem-porâneos quanto para a construção de alternativas ao modelo atual de sociedade her-dado da modernidade ocidental. Neste ensaio me deterei no estudo e análise das pos-síveis contribuições epistemológicas das idéias pazianas para o enfrentamento da crise ecológica nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Os textos analisados fazem parte das Obras Completas deste autor, publicadas em 15 volumes pelo Fondo de Cultura Económico, México, 1994. Adianto que embora a obra paziana seja com-posta de uma diversidade de gêneros literários, será aqui estudada, de forma mais específica, a sua produção ensaística. Descritores – Octávio Paz; literatura e ecologia; educação ambiental. ABSTRACT - This essay has as main aim to make a reflexion about the way we approach the different conflicts in our society. My attention turns into the current environmental issues at this moment. I will make an exercise of dialogue between the literary work and the knowledge production from the starting point of the idea that the literature builds up in one more possibility of dialogue with the world, once there is a permanent relationship among author, reader, text and society. As a theoretical refer-ence to this essay I’ll take the ideas of the mexican poet and essayist Octávio Paz (1914-1988). I see in this author ideas more one important contribution both to the understanding of the possible origins of contemporary dilemmas and to the construc-tion of alternatives to the actual model of society inherited from western society. In this essay I’ll remain in the study and analysis of the possible epistemological contri-butions of Paz’s ideas to cope with the ecological crisis in the post modernity times that we live.The texts that were analysed make part of the Complete Work of this author, published in fifteen volumes by Fondo de Cultura Econômico, México, 1994. I want to say in advance that, although Paz’s work is composed of a diversity of liter-ary genres, his essayst production will be studied here, in a more specific way. Descriptors – Octávio Paz; enviromental education; ecology; literature and society.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/381
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/381/278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)
Educação; v. 27 n. 2 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741381668864