A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451 |
Resumo: | Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno. Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar. ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon. Key-words – Violence; peace culture; school environment. |
id |
PUC_RS-18_5575ce59af9aec518f5eb51e9e6353d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/451 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafiosViolênciacultura de Pazmeio escolarEste artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno. Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar. ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon. Key-words – Violence; peace culture; school environment.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451Educação; Vol. 29 No. 2 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006)Educação; v. 29 n. 2 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451/347Grossi, Patrícia KriegerAguinsky, Beatriz Gerhensoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:00Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/451Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
title |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
spellingShingle |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios Grossi, Patrícia Krieger Violência cultura de Paz meio escolar |
title_short |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
title_full |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
title_fullStr |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
title_full_unstemmed |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
title_sort |
A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios |
author |
Grossi, Patrícia Krieger |
author_facet |
Grossi, Patrícia Krieger Aguinsky, Beatriz Gerhenson |
author_role |
author |
author2 |
Aguinsky, Beatriz Gerhenson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Patrícia Krieger Aguinsky, Beatriz Gerhenson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência cultura de Paz meio escolar |
topic |
Violência cultura de Paz meio escolar |
description |
Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno. Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar. ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon. Key-words – Violence; peace culture; school environment. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451/347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 2 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006) Educação; v. 29 n. 2 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741825216512 |