A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi, Patrícia Krieger
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Aguinsky, Beatriz Gerhenson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451
Resumo: Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno. Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar. ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon. Key-words – Violence; peace culture; school environment.
id PUC_RS-18_5575ce59af9aec518f5eb51e9e6353d9
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/451
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafiosViolênciacultura de Pazmeio escolarEste artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno. Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar. ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon. Key-words – Violence; peace culture; school environment.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451Educação; Vol. 29 No. 2 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006)Educação; v. 29 n. 2 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451/347Grossi, Patrícia KriegerAguinsky, Beatriz Gerhensoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:00Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/451Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
title A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
spellingShingle A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
Grossi, Patrícia Krieger
Violência
cultura de Paz
meio escolar
title_short A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
title_full A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
title_fullStr A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
title_full_unstemmed A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
title_sort A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios
author Grossi, Patrícia Krieger
author_facet Grossi, Patrícia Krieger
Aguinsky, Beatriz Gerhenson
author_role author
author2 Aguinsky, Beatriz Gerhenson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi, Patrícia Krieger
Aguinsky, Beatriz Gerhenson
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
cultura de Paz
meio escolar
topic Violência
cultura de Paz
meio escolar
description Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno. Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar. ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon. Key-words – Violence; peace culture; school environment.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/451/347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 2 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006)
Educação; v. 29 n. 2 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741825216512