Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/441 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender o significado interno que pauta a forma como são escritos os trabalhos científicos. Esta forma pode constituir-se como um recorte e colagem de outros autores, ou pode apresentar – como sujeito central – o próprio autor que o redige. A primeira forma resulta num texto anônimo, em que aparecem as idéias alheias e muito pouco da participação do autor. A segunda forma já o coloca como o personagem principal que, com suas próprias idéias, pro-duz um texto criativo e de mais qualidade. Descritores – Trabalhos científicos; autoria. ABSTRACT – This paper aims at understanding the inner meaning that characterize the way how the scientific papers are written. This way can constitute itself as a copy of other authors, or can present – as the main subject – the very author that writes it. The first way results in an anonymous text in which the alien ideas and little of the author’s participation show up. The second way now places him as the main character who, with his own ideas, produces a creative and more qualified text. Key-words – Scientific writing; authorship. |
id |
PUC_RS-18_6d48e10752eddd94a74101056f2dafed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/441 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científicaTrabalhos científicosautoriaEste trabalho tem como objetivo compreender o significado interno que pauta a forma como são escritos os trabalhos científicos. Esta forma pode constituir-se como um recorte e colagem de outros autores, ou pode apresentar – como sujeito central – o próprio autor que o redige. A primeira forma resulta num texto anônimo, em que aparecem as idéias alheias e muito pouco da participação do autor. A segunda forma já o coloca como o personagem principal que, com suas próprias idéias, pro-duz um texto criativo e de mais qualidade. Descritores – Trabalhos científicos; autoria. ABSTRACT – This paper aims at understanding the inner meaning that characterize the way how the scientific papers are written. This way can constitute itself as a copy of other authors, or can present – as the main subject – the very author that writes it. The first way results in an anonymous text in which the alien ideas and little of the author’s participation show up. The second way now places him as the main character who, with his own ideas, produces a creative and more qualified text. Key-words – Scientific writing; authorship.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/441Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/441/337Nunes, Maria Lúcia TielletMeira, Ana Cláudia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/441Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
title |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
spellingShingle |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica Nunes, Maria Lúcia Tiellet Trabalhos científicos autoria |
title_short |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
title_full |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
title_fullStr |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
title_full_unstemmed |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
title_sort |
Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica |
author |
Nunes, Maria Lúcia Tiellet |
author_facet |
Nunes, Maria Lúcia Tiellet Meira, Ana Cláudia Santos |
author_role |
author |
author2 |
Meira, Ana Cláudia Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria Lúcia Tiellet Meira, Ana Cláudia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhos científicos autoria |
topic |
Trabalhos científicos autoria |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender o significado interno que pauta a forma como são escritos os trabalhos científicos. Esta forma pode constituir-se como um recorte e colagem de outros autores, ou pode apresentar – como sujeito central – o próprio autor que o redige. A primeira forma resulta num texto anônimo, em que aparecem as idéias alheias e muito pouco da participação do autor. A segunda forma já o coloca como o personagem principal que, com suas próprias idéias, pro-duz um texto criativo e de mais qualidade. Descritores – Trabalhos científicos; autoria. ABSTRACT – This paper aims at understanding the inner meaning that characterize the way how the scientific papers are written. This way can constitute itself as a copy of other authors, or can present – as the main subject – the very author that writes it. The first way results in an anonymous text in which the alien ideas and little of the author’s participation show up. The second way now places him as the main character who, with his own ideas, produces a creative and more qualified text. Key-words – Scientific writing; authorship. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/441 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/441/337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 1 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006) Educação; v. 29 n. 1 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741808439296 |