Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Isabel da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/397
Resumo: O texto faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas presentes na educação superior e a relação que mantêm com a docência, compreendidas nas suas condições de produção, bem como de formação. Analisa o impacto das políticas públicas, em especial as de cunho neoliberal, na configuração das práticas acadêmi-cas. Discute questões relacionadas com a profissionalidade dos docentes da educação superior imbricadas na tensão entre regulação e emancipação. Defende a importância da pesquisa como alternativa para o diálogo epistemológico na área a e criação de redes investigativas como possibilidade de consolidação de processos partilhados de produção de conhecimento. Descritores – Pedagogia universitária; formação de professores; educação superior. ABSTRACT – This text carries out a reflection about pedagogical practices present in higher education, as well as the relationship it maintains with teaching, understood in their conditions of production, as well as their formation. It analyzes the impact of public policies, especially those of neoliberal kind, in the configuration of academic practices. It discusses questions related to the professionality of the teachers of higher education implicated in the tension between regulation and emancipation. It defends the importance of research as an alternative to the epistemological dialogue in the area, and the creation of investigative nets as a possibility of consolidation of shared processes of production of knowledge. Descriptors – University pedagogy; teachers’ formation; higher education.
id PUC_RS-18_a00e766f500a9bb75689071598e9fbdc
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/397
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formaçãoPedagogia universitáriaO texto faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas presentes na educação superior e a relação que mantêm com a docência, compreendidas nas suas condições de produção, bem como de formação. Analisa o impacto das políticas públicas, em especial as de cunho neoliberal, na configuração das práticas acadêmi-cas. Discute questões relacionadas com a profissionalidade dos docentes da educação superior imbricadas na tensão entre regulação e emancipação. Defende a importância da pesquisa como alternativa para o diálogo epistemológico na área a e criação de redes investigativas como possibilidade de consolidação de processos partilhados de produção de conhecimento. Descritores – Pedagogia universitária; formação de professores; educação superior. ABSTRACT – This text carries out a reflection about pedagogical practices present in higher education, as well as the relationship it maintains with teaching, understood in their conditions of production, as well as their formation. It analyzes the impact of public policies, especially those of neoliberal kind, in the configuration of academic practices. It discusses questions related to the professionality of the teachers of higher education implicated in the tension between regulation and emancipation. It defends the importance of research as an alternative to the epistemological dialogue in the area, and the creation of investigative nets as a possibility of consolidation of shared processes of production of knowledge. Descriptors – University pedagogy; teachers’ formation; higher education.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/397Educação; Vol. 27 No. 3 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2004)Educação; v. 27 n. 3 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/397/294Cunha, Maria Isabel dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:23:18Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/397Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:23:18Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
title Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
spellingShingle Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
Cunha, Maria Isabel da
Pedagogia universitária
title_short Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
title_full Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
title_fullStr Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
title_full_unstemmed Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
title_sort Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação
author Cunha, Maria Isabel da
author_facet Cunha, Maria Isabel da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia universitária
topic Pedagogia universitária
description O texto faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas presentes na educação superior e a relação que mantêm com a docência, compreendidas nas suas condições de produção, bem como de formação. Analisa o impacto das políticas públicas, em especial as de cunho neoliberal, na configuração das práticas acadêmi-cas. Discute questões relacionadas com a profissionalidade dos docentes da educação superior imbricadas na tensão entre regulação e emancipação. Defende a importância da pesquisa como alternativa para o diálogo epistemológico na área a e criação de redes investigativas como possibilidade de consolidação de processos partilhados de produção de conhecimento. Descritores – Pedagogia universitária; formação de professores; educação superior. ABSTRACT – This text carries out a reflection about pedagogical practices present in higher education, as well as the relationship it maintains with teaching, understood in their conditions of production, as well as their formation. It analyzes the impact of public policies, especially those of neoliberal kind, in the configuration of academic practices. It discusses questions related to the professionality of the teachers of higher education implicated in the tension between regulation and emancipation. It defends the importance of research as an alternative to the epistemological dialogue in the area, and the creation of investigative nets as a possibility of consolidation of shared processes of production of knowledge. Descriptors – University pedagogy; teachers’ formation; higher education.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/397
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/397/294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 3 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2004)
Educação; v. 27 n. 3 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741731893248