Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Osmar de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/386
Resumo: Este artigo aborda o processo de escrever na escola a partir de uma perspectiva educacional e lingüística, em que o texto é visto como espaço de intersub-jetividades e ferramenta de expressão cidadã. Trata-se de uma pesquisa mais biblio-gráfica, mas que ancora um projeto cadastrado no CNPq, sob liderança do proponente, ESCRITA E DEMOCRACIA. O deslocamento a que se procede vai para a palavra “autoria”. O conceito autoria parte de uma perspectiva de Michel Foucault. Também conceitos produzidos e veiculados pela Análise do Discurso da Linha Francesa atra-vessam as pesquisas em andamento e este artigo. Os resultados apontam para um estranhamento quanto ao sentido de autoria, em relação aos textos porduzidos na escola. Descritores – Escrever na escola; cidadania; prosa de autor. ABSTRACT – This article addresses the writing process in schools, from an educati-onal and linguistic perspective. It is a more bibliographic research, but serves as an anchor for a project entitled WRITING AND DEMOCRACY, led by the proponent, which was registered at the CNPq (National Research Council). The concept of au-thorship, as considered and discussed in the ongoing research, is based on Michel Foucault. Concepts produced and conveyed by the French Discourse Analysis cross the ongoing research projects and this article,too. The results indicate a lack of clear understanding regarding the sense of authorship, in relation to the texts produced in schools. Descriptors – Writing process in schools; citizenship; authorship.
id PUC_RS-18_f3e21ce747387cf045554386f9833e2b
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/386
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?Escrever na escolaEste artigo aborda o processo de escrever na escola a partir de uma perspectiva educacional e lingüística, em que o texto é visto como espaço de intersub-jetividades e ferramenta de expressão cidadã. Trata-se de uma pesquisa mais biblio-gráfica, mas que ancora um projeto cadastrado no CNPq, sob liderança do proponente, ESCRITA E DEMOCRACIA. O deslocamento a que se procede vai para a palavra “autoria”. O conceito autoria parte de uma perspectiva de Michel Foucault. Também conceitos produzidos e veiculados pela Análise do Discurso da Linha Francesa atra-vessam as pesquisas em andamento e este artigo. Os resultados apontam para um estranhamento quanto ao sentido de autoria, em relação aos textos porduzidos na escola. Descritores – Escrever na escola; cidadania; prosa de autor. ABSTRACT – This article addresses the writing process in schools, from an educati-onal and linguistic perspective. It is a more bibliographic research, but serves as an anchor for a project entitled WRITING AND DEMOCRACY, led by the proponent, which was registered at the CNPq (National Research Council). The concept of au-thorship, as considered and discussed in the ongoing research, is based on Michel Foucault. Concepts produced and conveyed by the French Discourse Analysis cross the ongoing research projects and this article,too. The results indicate a lack of clear understanding regarding the sense of authorship, in relation to the texts produced in schools. Descriptors – Writing process in schools; citizenship; authorship.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/386Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)Educação; v. 27 n. 2 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/386/283Souza, Osmar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:02:14Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/386Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:02:14Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
title Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
spellingShingle Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
Souza, Osmar de
Escrever na escola
title_short Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
title_full Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
title_fullStr Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
title_full_unstemmed Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
title_sort Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?
author Souza, Osmar de
author_facet Souza, Osmar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Osmar de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrever na escola
topic Escrever na escola
description Este artigo aborda o processo de escrever na escola a partir de uma perspectiva educacional e lingüística, em que o texto é visto como espaço de intersub-jetividades e ferramenta de expressão cidadã. Trata-se de uma pesquisa mais biblio-gráfica, mas que ancora um projeto cadastrado no CNPq, sob liderança do proponente, ESCRITA E DEMOCRACIA. O deslocamento a que se procede vai para a palavra “autoria”. O conceito autoria parte de uma perspectiva de Michel Foucault. Também conceitos produzidos e veiculados pela Análise do Discurso da Linha Francesa atra-vessam as pesquisas em andamento e este artigo. Os resultados apontam para um estranhamento quanto ao sentido de autoria, em relação aos textos porduzidos na escola. Descritores – Escrever na escola; cidadania; prosa de autor. ABSTRACT – This article addresses the writing process in schools, from an educati-onal and linguistic perspective. It is a more bibliographic research, but serves as an anchor for a project entitled WRITING AND DEMOCRACY, led by the proponent, which was registered at the CNPq (National Research Council). The concept of au-thorship, as considered and discussed in the ongoing research, is based on Michel Foucault. Concepts produced and conveyed by the French Discourse Analysis cross the ongoing research projects and this article,too. The results indicate a lack of clear understanding regarding the sense of authorship, in relation to the texts produced in schools. Descriptors – Writing process in schools; citizenship; authorship.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/386
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/386/283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)
Educação; v. 27 n. 2 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741391106048