Theatrical character and the Spanish picaro in Dois perdidos numa noite suja by Plínio Marcos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/26095 |
Resumo: | This article aims to present the characters Tonho and Paco of the play Dois perdidos numa noite suja (1966) by playwright Plínio Marcos, thus establishing a comparison with the figure of the Spanish picaro whose characters very closely mirror those of the plinianos beings. In this way, it is proposed, initially, the approach of the main characteristics of the theatrical character, in order to verify the elements that constitute the fictitious being in the dramaturgy and, thus, to analyze the profiles and the relationships existing between the characters of the play in question. Showing, therefore, the social marginality and its consequences (assault, theft, murder) as the main themes explored by Plínio and by Spanish picaresca. |
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Theatrical character and the Spanish picaro in Dois perdidos numa noite suja by Plínio MarcosA personagem teatral e o pícaro espanhol em Dois perdidos numa noite suja, de Plínio MarcosA personagem teatral e o pícaro espanhol em Dois perdidos numa noite suja, de Plínio MarcosPlínio MarcosDramaturgyCharacterPicaroMarginalityPlínio MarcosDramaturgiaPersonagemPícaroMarginalidadePlínio MarcosDramaturgiaPersonagemPícaroMarginalidadeLiteraturaTeatroDramaturgia.This article aims to present the characters Tonho and Paco of the play Dois perdidos numa noite suja (1966) by playwright Plínio Marcos, thus establishing a comparison with the figure of the Spanish picaro whose characters very closely mirror those of the plinianos beings. In this way, it is proposed, initially, the approach of the main characteristics of the theatrical character, in order to verify the elements that constitute the fictitious being in the dramaturgy and, thus, to analyze the profiles and the relationships existing between the characters of the play in question. Showing, therefore, the social marginality and its consequences (assault, theft, murder) as the main themes explored by Plínio and by Spanish picaresca.Este artigo tem como objetivo apresentar as personagens Tonho e Paco da peça Dois perdidos numa noite suja (1966), do dramaturgo Plínio Marcos, estabelecendo uma comparação das mesmas com a figura do pícaro espanhol, cujos caracteres muito se aproximam aos dos seres plinianos. Desse modo, propõe-se, inicialmente, a abordagem das principais características da personagem teatral, a fim de se verificar os elementos que constituem o ser fictício na dramaturgia e, assim, analisar os perfis e as relações existentes entre as personagens da peça em questão. Evidenciando, portanto, a marginalidade social e suas consequências (agressões, roubo, assassinato) como as principais temáticas exploradas por Plínio e pela picaresca espanhola.Este artigo tem como objetivo apresentar as personagens Tonho e Paco da peça Dois perdidos numa noite suja (1966), do dramaturgo Plínio Marcos, estabelecendo uma comparação das mesmas com a figura do pícaro espanhol, cujos caracteres muito se aproximam aos dos seres plinianos. Desse modo, propõe-se, inicialmente, a abordagem das principais características da personagem teatral, a fim de se verificar os elementos que constituem o ser fictício na dramaturgia e, assim, analisar os perfis e as relações existentes entre as personagens da peça em questão. Evidenciando, portanto, a marginalidade social e suas consequências (agressões, roubo, assassinato) como as principais temáticas exploradas por Plínio e pela picaresca espanhola.Editora da PUCRS - ediPUCRS2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLiteraturaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2609510.15448/1984-7726.2017.2.26095Letras de Hoje; Vol. 52 No. 2 (2017): Character, an essence of the narrative; 234-242Letras de Hoje; Vol. 52 Núm. 2 (2017): Personagem, a essência da narrativa; 234-242Letras de Hoje; v. 52 n. 2 (2017): Personagem, a essência da narrativa; 234-2421984-77260101-333510.15448/1984-7726.2017.2reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/26095/16142Copyright (c) 2017 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sergio Manoel2021-04-27T21:05:40Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/26095Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-27T21:05:40Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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