Argumentação linguística, enunciação e polifonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Neiva Maria Tebaldi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21557
Resumo: Este artigo faz uma incursão pela teoria polifônica apresentada por Oswald Ducrot em 1984, em O Dizer e o Dito, atualizada posteriormente por Marion Carel e Oswald Ducrot, e em constante revisão em estudos de Carel. Essa teoria é criada em oposição ao pressuposto da unicidade do sujeito falante. A partir de um estudo teórico-reflexivo, buscam-se, na teoria polifônica decorrente da Teoria da Argumentação na Língua, elementos que contribuam para a explicitação dos sentidos produzidos em textos acadêmicos, nos quais o locutor responsável pelo conteúdo acionado mobiliza uma diversidade de enunciadores. Para contextualizar o estudo, discutem-se conceitos fundantes, em pares distintivos: argumentação retórica e argumentação linguística, significação e sentido, frase e enunciado, locutor e enunciador. O potencial da teoria, para os fins aqui propostos, revela-se, mais especificamente, em duas indicações de análise semântica: uma relativa à “função textual” do conteúdo, outra ao “modo de aparição” desse conteúdo no enunciado. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic Argumentation, Utterance and Polyphony Abstract: This article makes an incursion through the polyphonic theory presented by Oswald Ducrot in 1984 in Dire et ne pas Dire, later updated by Marion Carel and Oswald Ducrot, and constantly being reviewed in Carel’s studies. This theory is created in opposition to the presupposition of the unity of the subject who speaks. Through a theoretical and reflective study, elements that contribute to the explanation of the meanings produced in academic texts, in which the speaker responsible for the triggered content mobilizes a variety of enunciators, are sought in the polyphonic theory arising from the Argumentation Theory within Language. In order to contextualize the study, fundamental concepts are discussed in distinctive pairs: rhetorical argumentation and linguistic argumentation, significance and meaning, sentence and utterance, speaker and enunciator. The potential of the theory, for the purposes proposed herein, reveals itself, more specifically, in two indicatives of the semantic analysis: one relative to the “textual function” of the content, the other to the “appearance mode” of this content in the utterance. Keywords: linguistic argumentation; utterance; polyphony
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