Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19109
Resumo: Neste artigo, discutimos uma opção para pensar caminhos a serem postos em relação: partir de uma concepção discursiva de linguagem em busca de um diálogo com a perspectiva ergológica de estudos sobre o trabalho, tendo como foco de estudo ementas de disciplinas do currículo de Letras de uma instituição específica. Esse recorte pretende apontar tendências à aproximação e afastamento da situação de trabalho do professor de ensino superior, a partir da observação de conteúdos validados por ementas de línguas, práticas como componentes curriculares e estágios. Como conceitos norteadores da análise, ressaltamos, no campo da análise do discurso (MAINGUENEAU, [1984] 2005), o de memória discursiva (ACHARD et al., 1999) e, no campo dos estudos do trabalho, (SCHWARTZ, 2012), os de epistemicidades, aderência e desaderência. A proposta aponta nas ementas traços discursivos que remontam a memórias que alimentam valores, atribuídos a modos de conceptualizar ensino de língua, língua, e, como consequência, papel do professor. ******************************************************** Discursive practices which are delimiters of contents: a study of syllabuses of professional education of language teachers In this paper, we discuss a suggestion for thinking pathways to be put in relation: to part from a discursive conception of language for searching for a dialog with the ergological perspective of studies about work, focusing on the syllabuses of the disciplines in the curriculum of the Liberal Arts (Faculty of Language) in a specific institution. Such section is intended to highlight tendencies to approaching to or receding from the work situation of the professor, parting from the observation of validated contents for language syllabuses, practices as curriculum components and training. As the guiding concepts of analysis, we point out, in the field of discourse analysis (MAINGUENEAU, [1984] 2005), the discursive memory (ACHARD et al, 1999), and in the field of work studies (SCHWARTZ, 2012), those of epistemicities, “adherence” and “nonadherence”. The proposal reveals in the syllabuses discursive traces that rebuild memories that feed values assigned to ways of conceptualizing language teaching, language, and as a consequence, the teacher’s role. Keywords: Education; Work; Teacher; Discursive memory; Adherence/nonadherence
id PUC_RS-19_2740bba66a2da9e9520d48a589ff0094
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/19109
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguasFormaçãoTrabalhoProfessorMemória discursivaDesaderência/aderênciaNeste artigo, discutimos uma opção para pensar caminhos a serem postos em relação: partir de uma concepção discursiva de linguagem em busca de um diálogo com a perspectiva ergológica de estudos sobre o trabalho, tendo como foco de estudo ementas de disciplinas do currículo de Letras de uma instituição específica. Esse recorte pretende apontar tendências à aproximação e afastamento da situação de trabalho do professor de ensino superior, a partir da observação de conteúdos validados por ementas de línguas, práticas como componentes curriculares e estágios. Como conceitos norteadores da análise, ressaltamos, no campo da análise do discurso (MAINGUENEAU, [1984] 2005), o de memória discursiva (ACHARD et al., 1999) e, no campo dos estudos do trabalho, (SCHWARTZ, 2012), os de epistemicidades, aderência e desaderência. A proposta aponta nas ementas traços discursivos que remontam a memórias que alimentam valores, atribuídos a modos de conceptualizar ensino de língua, língua, e, como consequência, papel do professor. ******************************************************** Discursive practices which are delimiters of contents: a study of syllabuses of professional education of language teachers In this paper, we discuss a suggestion for thinking pathways to be put in relation: to part from a discursive conception of language for searching for a dialog with the ergological perspective of studies about work, focusing on the syllabuses of the disciplines in the curriculum of the Liberal Arts (Faculty of Language) in a specific institution. Such section is intended to highlight tendencies to approaching to or receding from the work situation of the professor, parting from the observation of validated contents for language syllabuses, practices as curriculum components and training. As the guiding concepts of analysis, we point out, in the field of discourse analysis (MAINGUENEAU, [1984] 2005), the discursive memory (ACHARD et al, 1999), and in the field of work studies (SCHWARTZ, 2012), those of epistemicities, “adherence” and “nonadherence”. The proposal reveals in the syllabuses discursive traces that rebuild memories that feed values assigned to ways of conceptualizing language teaching, language, and as a consequence, the teacher’s role. Keywords: Education; Work; Teacher; Discursive memory; Adherence/nonadherenceEditora da PUCRS - ediPUCRS2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1910910.15448/1984-7726.2014.3.19109Letras de Hoje; Vol. 49 No. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 317-325Letras de Hoje; Vol. 49 Núm. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 317-325Letras de Hoje; v. 49 n. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 317-3251984-77260101-333510.15448/1984-7726.2014.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19109/12157Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-09T13:51:46Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/19109Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2015-01-09T13:51:46Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
title Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
spellingShingle Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
Formação
Trabalho
Professor
Memória discursiva
Desaderência/aderência
title_short Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
title_full Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
title_fullStr Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
title_full_unstemmed Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
title_sort Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
author Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
author_facet Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Trabalho
Professor
Memória discursiva
Desaderência/aderência
topic Formação
Trabalho
Professor
Memória discursiva
Desaderência/aderência
description Neste artigo, discutimos uma opção para pensar caminhos a serem postos em relação: partir de uma concepção discursiva de linguagem em busca de um diálogo com a perspectiva ergológica de estudos sobre o trabalho, tendo como foco de estudo ementas de disciplinas do currículo de Letras de uma instituição específica. Esse recorte pretende apontar tendências à aproximação e afastamento da situação de trabalho do professor de ensino superior, a partir da observação de conteúdos validados por ementas de línguas, práticas como componentes curriculares e estágios. Como conceitos norteadores da análise, ressaltamos, no campo da análise do discurso (MAINGUENEAU, [1984] 2005), o de memória discursiva (ACHARD et al., 1999) e, no campo dos estudos do trabalho, (SCHWARTZ, 2012), os de epistemicidades, aderência e desaderência. A proposta aponta nas ementas traços discursivos que remontam a memórias que alimentam valores, atribuídos a modos de conceptualizar ensino de língua, língua, e, como consequência, papel do professor. ******************************************************** Discursive practices which are delimiters of contents: a study of syllabuses of professional education of language teachers In this paper, we discuss a suggestion for thinking pathways to be put in relation: to part from a discursive conception of language for searching for a dialog with the ergological perspective of studies about work, focusing on the syllabuses of the disciplines in the curriculum of the Liberal Arts (Faculty of Language) in a specific institution. Such section is intended to highlight tendencies to approaching to or receding from the work situation of the professor, parting from the observation of validated contents for language syllabuses, practices as curriculum components and training. As the guiding concepts of analysis, we point out, in the field of discourse analysis (MAINGUENEAU, [1984] 2005), the discursive memory (ACHARD et al, 1999), and in the field of work studies (SCHWARTZ, 2012), those of epistemicities, “adherence” and “nonadherence”. The proposal reveals in the syllabuses discursive traces that rebuild memories that feed values assigned to ways of conceptualizing language teaching, language, and as a consequence, the teacher’s role. Keywords: Education; Work; Teacher; Discursive memory; Adherence/nonadherence
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19109
10.15448/1984-7726.2014.3.19109
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19109
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2014.3.19109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19109/12157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 49 No. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 317-325
Letras de Hoje; Vol. 49 Núm. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 317-325
Letras de Hoje; v. 49 n. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 317-325
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2014.3
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128779868602368