A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other wordsAbstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genres |
id |
PUC_RS-19_2818f73921660ea4910c38294c891584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/19385 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheiaPolifonia de locutoresEfeitos de sentidoGêneros acadêmicos e formulaicos.Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other wordsAbstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genresEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1938510.15448/1984-7726.2015.3.19385Letras de Hoje; Vol. 50 No. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351Letras de Hoje; v. 50 n. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-3511984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385/13804Nascimento, Erivaldo Pereira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T20:46:06Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/19385Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:46:06Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
title |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
spellingShingle |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia Nascimento, Erivaldo Pereira do Polifonia de locutores Efeitos de sentido Gêneros acadêmicos e formulaicos. |
title_short |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
title_full |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
title_fullStr |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
title_full_unstemmed |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
title_sort |
A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia |
author |
Nascimento, Erivaldo Pereira do |
author_facet |
Nascimento, Erivaldo Pereira do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Erivaldo Pereira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polifonia de locutores Efeitos de sentido Gêneros acadêmicos e formulaicos. |
topic |
Polifonia de locutores Efeitos de sentido Gêneros acadêmicos e formulaicos. |
description |
Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other wordsAbstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genres |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385 10.15448/1984-7726.2015.3.19385 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2015.3.19385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385/13804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 50 No. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351 Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351 Letras de Hoje; v. 50 n. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2015.3 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128780187369472 |