A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Erivaldo Pereira do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385
Resumo: Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other wordsAbstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genres
id PUC_RS-19_2818f73921660ea4910c38294c891584
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/19385
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheiaPolifonia de locutoresEfeitos de sentidoGêneros acadêmicos e formulaicos.Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other wordsAbstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genresEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1938510.15448/1984-7726.2015.3.19385Letras de Hoje; Vol. 50 No. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351Letras de Hoje; v. 50 n. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-3511984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385/13804Nascimento, Erivaldo Pereira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T20:46:06Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/19385Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:46:06Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
title A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
spellingShingle A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
Nascimento, Erivaldo Pereira do
Polifonia de locutores
Efeitos de sentido
Gêneros acadêmicos e formulaicos.
title_short A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
title_full A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
title_fullStr A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
title_full_unstemmed A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
title_sort A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia
author Nascimento, Erivaldo Pereira do
author_facet Nascimento, Erivaldo Pereira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Erivaldo Pereira do
dc.subject.por.fl_str_mv Polifonia de locutores
Efeitos de sentido
Gêneros acadêmicos e formulaicos.
topic Polifonia de locutores
Efeitos de sentido
Gêneros acadêmicos e formulaicos.
description Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other wordsAbstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genres
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385
10.15448/1984-7726.2015.3.19385
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2015.3.19385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19385/13804
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 50 No. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351
Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351
Letras de Hoje; v. 50 n. 3 (2015): A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua; 342-351
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2015.3
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128780187369472