O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossa, Adriana Angelim
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rossa, Carlos Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5764
Resumo: Language teaching has become more and more important in the academic world. This article briefly analyses the Behaviorist theory, the cognitive theory, creative construction theory and the connectionist paradigm. We present the theories and their main aspects are emphasized. We have concluded that foreign language teaching faces serious problems when using the existing models. The connectionist paradigm can provide a plausible explanation for constructing a foreign language teaching approach that meets the recent findings in neuroscience.
id PUC_RS-19_6ed43fd8c000d4287ddc0cabc09d9512
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5764
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeiraensino de línguasconexionismoteorias cognitivas.Language teaching has become more and more important in the academic world. This article briefly analyses the Behaviorist theory, the cognitive theory, creative construction theory and the connectionist paradigm. We present the theories and their main aspects are emphasized. We have concluded that foreign language teaching faces serious problems when using the existing models. The connectionist paradigm can provide a plausible explanation for constructing a foreign language teaching approach that meets the recent findings in neuroscience.O ensino de línguas adquire cada vez mais um papel de grande importância no mundo acadêmico. Este artigo analisa brevemente as teorias behaviorista, cognitiva, da construção criativa e o paradigma conexionista. As teorias são apresentadas e seus principais pontos ressaltados. Concluímos que o ensino de língua estrangeira incorre em um grande erro quando da utilização dos modelos existentes. O paradigma conexionista pode dar uma explicação plausível para a elaboração de uma abordagem de ensino de línguas estrangeiras que esteja em consonância com os achados recentes da neurociência.Editora da PUCRS - ediPUCRS2009-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5764Letras de Hoje; Vol. 44 No. 3 (2009)Letras de Hoje; Vol. 44 Núm. 3 (2009)Letras de Hoje; v. 44 n. 3 (2009)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5764/4184Rossa, Adriana AngelimRossa, Carlos Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T13:48:33Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5764Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T13:48:33Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
title O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
spellingShingle O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
Rossa, Adriana Angelim
ensino de línguas
conexionismo
teorias cognitivas.
title_short O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
title_full O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
title_fullStr O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
title_sort O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira
author Rossa, Adriana Angelim
author_facet Rossa, Adriana Angelim
Rossa, Carlos Ricardo
author_role author
author2 Rossa, Carlos Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossa, Adriana Angelim
Rossa, Carlos Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de línguas
conexionismo
teorias cognitivas.
topic ensino de línguas
conexionismo
teorias cognitivas.
description Language teaching has become more and more important in the academic world. This article briefly analyses the Behaviorist theory, the cognitive theory, creative construction theory and the connectionist paradigm. We present the theories and their main aspects are emphasized. We have concluded that foreign language teaching faces serious problems when using the existing models. The connectionist paradigm can provide a plausible explanation for constructing a foreign language teaching approach that meets the recent findings in neuroscience.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5764
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5764/4184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 44 No. 3 (2009)
Letras de Hoje; Vol. 44 Núm. 3 (2009)
Letras de Hoje; v. 44 n. 3 (2009)
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128772723605504