Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keske-Soares, Márcia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ceron, Marizete Ilha, Brancalioni, Ana Rita, Lamprecht, Regina Ritter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5608
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o sistema fonológico de cinco crianças com preferência sistemática por um som de acordo com os estudos de Weiner (1981) e Yavas e Hernandorena (1989, 1991). A amostra está composta por cinco sujeitos (quatro meninos e uma menina), com idade de 6:4 (S1), 4:11 (S2), 4:4 (S3), 5:5 (S4) e 5:1 (S5). Os dados de fala foram analisados através da avaliação fonológica. Para análise da fala utilizaram-se análises contrastiva e de traços. Os resultados obtidos na análise dos dados de fala dos cinco sujeitos são descritos e comparados aos padrões identificados pelos autores acima citados quanto à preferência sistemática por um som. O S1 apresenta preferência por /s/ e /z/, afetando a classe das fricativas; S2, por /f/ e /v/, substituindo fricativas e plosivas; S3, por /t/ e /d/, afetando as fricativas; S4, por /k/ e /g/ afetando plosivas e fricativas; S5, pela glotal /ʔ/, substituindo fricativas e plosivas. Conclui-se que os resultados confirmam que o nível do desvio é variável, com o sistema fonológico ininteligível devido à perda de contraste. Porém, é necessário estudar um número maior de sujeitos e saber o tipo de desordem para atentar para o diagnóstico e a terapia. Além disso, é importante que os terapeutas da fala, ao detectarem e tratarem o desvio fonológico, conheçam as características dos sistemas com preferência sistemática por um som.
id PUC_RS-19_7f7524e1b9dcfeea2c91b1cd9fb3be9b
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5608
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológicofaladistúrbios da fala/terapiafonoterapialinguagem infantildeficiência fonológica.O objetivo deste trabalho foi analisar o sistema fonológico de cinco crianças com preferência sistemática por um som de acordo com os estudos de Weiner (1981) e Yavas e Hernandorena (1989, 1991). A amostra está composta por cinco sujeitos (quatro meninos e uma menina), com idade de 6:4 (S1), 4:11 (S2), 4:4 (S3), 5:5 (S4) e 5:1 (S5). Os dados de fala foram analisados através da avaliação fonológica. Para análise da fala utilizaram-se análises contrastiva e de traços. Os resultados obtidos na análise dos dados de fala dos cinco sujeitos são descritos e comparados aos padrões identificados pelos autores acima citados quanto à preferência sistemática por um som. O S1 apresenta preferência por /s/ e /z/, afetando a classe das fricativas; S2, por /f/ e /v/, substituindo fricativas e plosivas; S3, por /t/ e /d/, afetando as fricativas; S4, por /k/ e /g/ afetando plosivas e fricativas; S5, pela glotal /ʔ/, substituindo fricativas e plosivas. Conclui-se que os resultados confirmam que o nível do desvio é variável, com o sistema fonológico ininteligível devido à perda de contraste. Porém, é necessário estudar um número maior de sujeitos e saber o tipo de desordem para atentar para o diagnóstico e a terapia. Além disso, é importante que os terapeutas da fala, ao detectarem e tratarem o desvio fonológico, conheçam as características dos sistemas com preferência sistemática por um som.Editora da PUCRS - ediPUCRS2009-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5608Letras de Hoje; Vol. 43 No. 3 (2008)Letras de Hoje; Vol. 43 Núm. 3 (2008)Letras de Hoje; v. 43 n. 3 (2008)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5608/4081Keske-Soares, MárciaCeron, Marizete IlhaBrancalioni, Ana RitaLamprecht, Regina Ritterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-08-05T19:07:53Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5608Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2009-08-05T19:07:53Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
title Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
spellingShingle Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
Keske-Soares, Márcia
fala
distúrbios da fala/terapia
fonoterapia
linguagem infantil
deficiência fonológica.
title_short Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
title_full Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
title_fullStr Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
title_full_unstemmed Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
title_sort Caracterização da preferência sistemática por um som em casos de desvio fonológico
author Keske-Soares, Márcia
author_facet Keske-Soares, Márcia
Ceron, Marizete Ilha
Brancalioni, Ana Rita
Lamprecht, Regina Ritter
author_role author
author2 Ceron, Marizete Ilha
Brancalioni, Ana Rita
Lamprecht, Regina Ritter
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keske-Soares, Márcia
Ceron, Marizete Ilha
Brancalioni, Ana Rita
Lamprecht, Regina Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv fala
distúrbios da fala/terapia
fonoterapia
linguagem infantil
deficiência fonológica.
topic fala
distúrbios da fala/terapia
fonoterapia
linguagem infantil
deficiência fonológica.
description O objetivo deste trabalho foi analisar o sistema fonológico de cinco crianças com preferência sistemática por um som de acordo com os estudos de Weiner (1981) e Yavas e Hernandorena (1989, 1991). A amostra está composta por cinco sujeitos (quatro meninos e uma menina), com idade de 6:4 (S1), 4:11 (S2), 4:4 (S3), 5:5 (S4) e 5:1 (S5). Os dados de fala foram analisados através da avaliação fonológica. Para análise da fala utilizaram-se análises contrastiva e de traços. Os resultados obtidos na análise dos dados de fala dos cinco sujeitos são descritos e comparados aos padrões identificados pelos autores acima citados quanto à preferência sistemática por um som. O S1 apresenta preferência por /s/ e /z/, afetando a classe das fricativas; S2, por /f/ e /v/, substituindo fricativas e plosivas; S3, por /t/ e /d/, afetando as fricativas; S4, por /k/ e /g/ afetando plosivas e fricativas; S5, pela glotal /ʔ/, substituindo fricativas e plosivas. Conclui-se que os resultados confirmam que o nível do desvio é variável, com o sistema fonológico ininteligível devido à perda de contraste. Porém, é necessário estudar um número maior de sujeitos e saber o tipo de desordem para atentar para o diagnóstico e a terapia. Além disso, é importante que os terapeutas da fala, ao detectarem e tratarem o desvio fonológico, conheçam as características dos sistemas com preferência sistemática por um som.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5608
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5608/4081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 43 No. 3 (2008)
Letras de Hoje; Vol. 43 Núm. 3 (2008)
Letras de Hoje; v. 43 n. 3 (2008)
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128772704731136