Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Luis Henrique
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21684
Resumo: Este artigo examina a tentativa de polimento da imagem pública da empresa de capital aberto Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) por meio de uma propaganda institucional após denúncias de corrupção. Para tanto, foram tomados por base o dialogismo de Bakhtin (1997) e os estudos da cenografia e ethos por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). A análise terá foco sobre um filme institucional de um minuto de duração veiculado nacionalmente em canais de televisão brasileiros de janeiro até março de 2015, quando foi retirado do ar por uma ação do CONAR. O estudo procura demonstrar de que modo a campanha publicitária empreende uma cenografia que permite construir um discurso aparentemente genérico de superação que, na realidade, referencia obliquamente os acontecimentos recentes derivados da Operação Lava Jato, equiparando a superação de desafios históricos da empresa (como o pioneirismo na exploração de petróleo) com os “desafios” decorrentes de corrupção e ilegalidade.  ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Reconstruction of the ethos in a Petrobrás’ advertisement Abstract: This article examines the attempt to polish the public image of the public company Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) through an institutional propaganda after allegations of corruption. To this end, we took base on Bakhtin’s (1997) dialogism and on scenography and ethos by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). The analysis will focus on an institutional film one minute long aired nationally on Brazilian TV from January to March 2015, when it was taken down by an action of CONAR. The study seeks to demonstrate how the advertising campaign engage a scenography that allows to build a seemingly generic speech about overcoming that actually reference obliquely recent events derived from “Operation Jet Wash”, equating the overcoming of historical challenges of the company (as the pioneering exploitation of oil) with the “challenges” stemming from corruption and lawlessness. Keywords: Dialogism; Ethical world; Speech; Scenography; Ethos
id PUC_RS-19_85c3ecdc9bebc649e9104e23b1e8c843
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21684
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Reconstrução do ethos em um institucional da PetrobrásDialogismoMundo éticoDiscursoCenografiaEthosEste artigo examina a tentativa de polimento da imagem pública da empresa de capital aberto Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) por meio de uma propaganda institucional após denúncias de corrupção. Para tanto, foram tomados por base o dialogismo de Bakhtin (1997) e os estudos da cenografia e ethos por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). A análise terá foco sobre um filme institucional de um minuto de duração veiculado nacionalmente em canais de televisão brasileiros de janeiro até março de 2015, quando foi retirado do ar por uma ação do CONAR. O estudo procura demonstrar de que modo a campanha publicitária empreende uma cenografia que permite construir um discurso aparentemente genérico de superação que, na realidade, referencia obliquamente os acontecimentos recentes derivados da Operação Lava Jato, equiparando a superação de desafios históricos da empresa (como o pioneirismo na exploração de petróleo) com os “desafios” decorrentes de corrupção e ilegalidade.  ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Reconstruction of the ethos in a Petrobrás’ advertisement Abstract: This article examines the attempt to polish the public image of the public company Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) through an institutional propaganda after allegations of corruption. To this end, we took base on Bakhtin’s (1997) dialogism and on scenography and ethos by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). The analysis will focus on an institutional film one minute long aired nationally on Brazilian TV from January to March 2015, when it was taken down by an action of CONAR. The study seeks to demonstrate how the advertising campaign engage a scenography that allows to build a seemingly generic speech about overcoming that actually reference obliquely recent events derived from “Operation Jet Wash”, equating the overcoming of historical challenges of the company (as the pioneering exploitation of oil) with the “challenges” stemming from corruption and lawlessness. Keywords: Dialogism; Ethical world; Speech; Scenography; EthosEditora da PUCRS - ediPUCRS2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguísticaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2168410.15448/1984-7726.2016.1.21684Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 157-165Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 157-165Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 157-1651984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21684/14349Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura, Luis HenriqueFreitas, Ernani Cesar de2021-04-28T20:24:30Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21684Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:24:30Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
title Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
spellingShingle Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
Boaventura, Luis Henrique
Dialogismo
Mundo ético
Discurso
Cenografia
Ethos
title_short Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
title_full Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
title_fullStr Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
title_full_unstemmed Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
title_sort Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
author Boaventura, Luis Henrique
author_facet Boaventura, Luis Henrique
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, Luis Henrique
Freitas, Ernani Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Mundo ético
Discurso
Cenografia
Ethos
topic Dialogismo
Mundo ético
Discurso
Cenografia
Ethos
description Este artigo examina a tentativa de polimento da imagem pública da empresa de capital aberto Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) por meio de uma propaganda institucional após denúncias de corrupção. Para tanto, foram tomados por base o dialogismo de Bakhtin (1997) e os estudos da cenografia e ethos por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). A análise terá foco sobre um filme institucional de um minuto de duração veiculado nacionalmente em canais de televisão brasileiros de janeiro até março de 2015, quando foi retirado do ar por uma ação do CONAR. O estudo procura demonstrar de que modo a campanha publicitária empreende uma cenografia que permite construir um discurso aparentemente genérico de superação que, na realidade, referencia obliquamente os acontecimentos recentes derivados da Operação Lava Jato, equiparando a superação de desafios históricos da empresa (como o pioneirismo na exploração de petróleo) com os “desafios” decorrentes de corrupção e ilegalidade.  ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Reconstruction of the ethos in a Petrobrás’ advertisement Abstract: This article examines the attempt to polish the public image of the public company Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) through an institutional propaganda after allegations of corruption. To this end, we took base on Bakhtin’s (1997) dialogism and on scenography and ethos by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). The analysis will focus on an institutional film one minute long aired nationally on Brazilian TV from January to March 2015, when it was taken down by an action of CONAR. The study seeks to demonstrate how the advertising campaign engage a scenography that allows to build a seemingly generic speech about overcoming that actually reference obliquely recent events derived from “Operation Jet Wash”, equating the overcoming of historical challenges of the company (as the pioneering exploitation of oil) with the “challenges” stemming from corruption and lawlessness. Keywords: Dialogism; Ethical world; Speech; Scenography; Ethos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21684
10.15448/1984-7726.2016.1.21684
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21684
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2016.1.21684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21684/14349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 157-165
Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 157-165
Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 157-165
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2016.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128780922421248