Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zakir, Maisa de Alcântara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21560
Resumo: O projeto Teletandem e Transculturalidade na interação on-line em línguas estrangeiras por webcam é desenvolvido desde 2010 e coloca aprendizes de línguas estrangeiras no Brasil em contato com aprendizes de língua portuguesa no exterior em interações via Skype. O contexto no qual este estudo se desenvolveu é denominado teletandem institucional semiintegrado, por ser integrado ao currículo da universidade estrangeira parceira do projeto e nãointegrado ao currículo da universidade brasileira. O objetivo do trabalho é analisar interações de teletandem entre uma aluna do curso intermediário de língua portuguesa de uma universidade privada estadunidense e um professor aprendiz de inglês como língua estrangeira que trabalha em uma universidade pública brasileira. As interações entre os participantes da pesquisa foram analisadas na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, fundamentada na obra de Bakhtin e do Círculo. Os resultados da análise evidenciam os papéis sociais identificados no discurso dos interagentes em discussões sobre aspectos culturais. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Culture and discourse: a translinguistic analysis of teletandem interactions Abstract: The Project entitled Teletandem and Transculturality in online interaction in foreign languages by webcam has been developed since 2010 and has put learners of foreign languages in Brazil in touch with learners of Portuguese abroad in interactions via Skype. The context in which this study was developed is called semi-integrated institutional teletandem, being integrated into the curriculum of the foreign university partner in the project and non integrated into the curriculum of the Brazilian university. This paper aims at analyzing teletandem interactions between a female student of intermediate Portuguese in a private American university and a professor who studies English as a foreign language who works at a Brazilian public university. The interactions between the participants were analyzed under the perspective of Dialogic Discourse Analysis, grounded on the work of Bakhtin and the Circle. The analysis results show the social roles identified in the participants’ discourse when discussing cultural aspects. Keywords: Institutional teletandem; Dialogic discourse analysis; Social Roles
id PUC_RS-19_9a752adad379377e177e02e9c7ea4fa6
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21560
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandemTeletandem institucionalAnálise dialógica do discursoPapéis sociaisLinguísticaLetras e ArtesO projeto Teletandem e Transculturalidade na interação on-line em línguas estrangeiras por webcam é desenvolvido desde 2010 e coloca aprendizes de línguas estrangeiras no Brasil em contato com aprendizes de língua portuguesa no exterior em interações via Skype. O contexto no qual este estudo se desenvolveu é denominado teletandem institucional semiintegrado, por ser integrado ao currículo da universidade estrangeira parceira do projeto e nãointegrado ao currículo da universidade brasileira. O objetivo do trabalho é analisar interações de teletandem entre uma aluna do curso intermediário de língua portuguesa de uma universidade privada estadunidense e um professor aprendiz de inglês como língua estrangeira que trabalha em uma universidade pública brasileira. As interações entre os participantes da pesquisa foram analisadas na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, fundamentada na obra de Bakhtin e do Círculo. Os resultados da análise evidenciam os papéis sociais identificados no discurso dos interagentes em discussões sobre aspectos culturais. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Culture and discourse: a translinguistic analysis of teletandem interactions Abstract: The Project entitled Teletandem and Transculturality in online interaction in foreign languages by webcam has been developed since 2010 and has put learners of foreign languages in Brazil in touch with learners of Portuguese abroad in interactions via Skype. The context in which this study was developed is called semi-integrated institutional teletandem, being integrated into the curriculum of the foreign university partner in the project and non integrated into the curriculum of the Brazilian university. This paper aims at analyzing teletandem interactions between a female student of intermediate Portuguese in a private American university and a professor who studies English as a foreign language who works at a Brazilian public university. The interactions between the participants were analyzed under the perspective of Dialogic Discourse Analysis, grounded on the work of Bakhtin and the Circle. The analysis results show the social roles identified in the participants’ discourse when discussing cultural aspects. Keywords: Institutional teletandem; Dialogic discourse analysis; Social RolesEditora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguística Aplicadaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2156010.15448/1984-7726.2016.1.21560Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 147-156Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 147-156Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 147-1561984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21560/14348Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessZakir, Maisa de Alcântara2021-04-27T18:59:56Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21560Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-27T18:59:56Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
title Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
spellingShingle Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
Zakir, Maisa de Alcântara
Teletandem institucional
Análise dialógica do discurso
Papéis sociais
Linguística
Letras e Artes
title_short Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
title_full Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
title_fullStr Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
title_full_unstemmed Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
title_sort Cultura e discurso: uma análise translinguística de interações de teletandem
author Zakir, Maisa de Alcântara
author_facet Zakir, Maisa de Alcântara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zakir, Maisa de Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Teletandem institucional
Análise dialógica do discurso
Papéis sociais
Linguística
Letras e Artes
topic Teletandem institucional
Análise dialógica do discurso
Papéis sociais
Linguística
Letras e Artes
description O projeto Teletandem e Transculturalidade na interação on-line em línguas estrangeiras por webcam é desenvolvido desde 2010 e coloca aprendizes de línguas estrangeiras no Brasil em contato com aprendizes de língua portuguesa no exterior em interações via Skype. O contexto no qual este estudo se desenvolveu é denominado teletandem institucional semiintegrado, por ser integrado ao currículo da universidade estrangeira parceira do projeto e nãointegrado ao currículo da universidade brasileira. O objetivo do trabalho é analisar interações de teletandem entre uma aluna do curso intermediário de língua portuguesa de uma universidade privada estadunidense e um professor aprendiz de inglês como língua estrangeira que trabalha em uma universidade pública brasileira. As interações entre os participantes da pesquisa foram analisadas na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, fundamentada na obra de Bakhtin e do Círculo. Os resultados da análise evidenciam os papéis sociais identificados no discurso dos interagentes em discussões sobre aspectos culturais. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Culture and discourse: a translinguistic analysis of teletandem interactions Abstract: The Project entitled Teletandem and Transculturality in online interaction in foreign languages by webcam has been developed since 2010 and has put learners of foreign languages in Brazil in touch with learners of Portuguese abroad in interactions via Skype. The context in which this study was developed is called semi-integrated institutional teletandem, being integrated into the curriculum of the foreign university partner in the project and non integrated into the curriculum of the Brazilian university. This paper aims at analyzing teletandem interactions between a female student of intermediate Portuguese in a private American university and a professor who studies English as a foreign language who works at a Brazilian public university. The interactions between the participants were analyzed under the perspective of Dialogic Discourse Analysis, grounded on the work of Bakhtin and the Circle. The analysis results show the social roles identified in the participants’ discourse when discussing cultural aspects. Keywords: Institutional teletandem; Dialogic discourse analysis; Social Roles
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguística Aplicada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21560
10.15448/1984-7726.2016.1.21560
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21560
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2016.1.21560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21560/14348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 147-156
Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 147-156
Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 147-156
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2016.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128780911935488