Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126 |
Resumo: | This research, inserted in Psycholinguistics and having and interface with Neuroscience, aims to map brain function during the activity of reading scientific texts. The theories behind this work lie in linguistics, neuroscience and neurophysiology fields – an integration that seeks to examine aspects of higher cognitive functions involved in reading and comprehension of texts. The sample is consisted by two undergraduate students of Languages/English, who underwent pre-test and post-test functional MRI, a process punctuated by pedagogical intervention. The results may imply that systematic teaching of reading strategies and textual-discursive features promotes learning and improves student’s performance in relation to reading comprehension. |
id |
PUC_RS-19_ab5d98572fa7e67dd723ae539ad820a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8126 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMfMapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMfReadingFunctional MRIReading comprehensionLeituraRessonância magnética funcionalCompreensão leitoraThis research, inserted in Psycholinguistics and having and interface with Neuroscience, aims to map brain function during the activity of reading scientific texts. The theories behind this work lie in linguistics, neuroscience and neurophysiology fields – an integration that seeks to examine aspects of higher cognitive functions involved in reading and comprehension of texts. The sample is consisted by two undergraduate students of Languages/English, who underwent pre-test and post-test functional MRI, a process punctuated by pedagogical intervention. The results may imply that systematic teaching of reading strategies and textual-discursive features promotes learning and improves student’s performance in relation to reading comprehension.Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Neurociência, tem por objetivo mapear o funcionamento do cérebro durante a atividade de leitura de textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se nas áreas da linguística, neurociência e neurofisiologia – numa integração que busca analisar aspectos das funções cognitivas superiores envolvidos na leitura e compreensão textual. A amostra constitui-se de duas universitárias do curso de Letras/Inglês, que se submeteram o pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética funcional, processo esse entremeado pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem inferir que o ensino sistemático de estratégias de leitura e de características textual-discursivas favorece a aprendizagem e melhora o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126/5816Alves, Sandra Maria Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T14:13:41Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8126Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T14:13:41Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
title |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
spellingShingle |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf Alves, Sandra Maria Leal Reading Functional MRI Reading comprehension Leitura Ressonância magnética funcional Compreensão leitora |
title_short |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
title_full |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
title_fullStr |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
title_full_unstemmed |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
title_sort |
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf |
author |
Alves, Sandra Maria Leal |
author_facet |
Alves, Sandra Maria Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sandra Maria Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reading Functional MRI Reading comprehension Leitura Ressonância magnética funcional Compreensão leitora |
topic |
Reading Functional MRI Reading comprehension Leitura Ressonância magnética funcional Compreensão leitora |
description |
This research, inserted in Psycholinguistics and having and interface with Neuroscience, aims to map brain function during the activity of reading scientific texts. The theories behind this work lie in linguistics, neuroscience and neurophysiology fields – an integration that seeks to examine aspects of higher cognitive functions involved in reading and comprehension of texts. The sample is consisted by two undergraduate students of Languages/English, who underwent pre-test and post-test functional MRI, a process punctuated by pedagogical intervention. The results may imply that systematic teaching of reading strategies and textual-discursive features promotes learning and improves student’s performance in relation to reading comprehension. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126/5816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces Letras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces Letras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces 1984-7726 0101-3335 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128773008818176 |