Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sandra Maria Leal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126
Resumo: This research, inserted in Psycholinguistics and having and interface with Neuroscience, aims to map brain function during the activity of reading scientific texts. The theories behind this work lie in linguistics, neuroscience and neurophysiology fields – an integration that seeks to examine aspects of higher cognitive functions involved in reading and comprehension of texts. The sample is consisted by two undergraduate students of Languages/English, who underwent pre-test and post-test functional MRI, a process punctuated by pedagogical intervention. The results may imply that systematic teaching of reading strategies and textual-discursive features promotes learning and improves student’s performance in relation to reading comprehension.
id PUC_RS-19_ab5d98572fa7e67dd723ae539ad820a9
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8126
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMfMapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMfReadingFunctional MRIReading comprehensionLeituraRessonância magnética funcionalCompreensão leitoraThis research, inserted in Psycholinguistics and having and interface with Neuroscience, aims to map brain function during the activity of reading scientific texts. The theories behind this work lie in linguistics, neuroscience and neurophysiology fields – an integration that seeks to examine aspects of higher cognitive functions involved in reading and comprehension of texts. The sample is consisted by two undergraduate students of Languages/English, who underwent pre-test and post-test functional MRI, a process punctuated by pedagogical intervention. The results may imply that systematic teaching of reading strategies and textual-discursive features promotes learning and improves student’s performance in relation to reading comprehension.Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Neurociência, tem por objetivo mapear o funcionamento do cérebro durante a atividade de leitura de textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se nas áreas da linguística, neurociência e neurofisiologia – numa integração que busca analisar aspectos das funções cognitivas superiores envolvidos na leitura e compreensão textual. A amostra constitui-se de duas universitárias do curso de Letras/Inglês, que se submeteram o pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética funcional, processo esse entremeado pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem inferir que o ensino sistemático de estratégias de leitura e de características textual-discursivas favorece a aprendizagem e melhora o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126/5816Alves, Sandra Maria Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T14:13:41Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8126Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T14:13:41Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
title Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
spellingShingle Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
Alves, Sandra Maria Leal
Reading
Functional MRI
Reading comprehension
Leitura
Ressonância magnética funcional
Compreensão leitora
title_short Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
title_full Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
title_fullStr Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
title_full_unstemmed Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
title_sort Mapeamento da leitura de textos do gênero científico através de RMf
author Alves, Sandra Maria Leal
author_facet Alves, Sandra Maria Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sandra Maria Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Reading
Functional MRI
Reading comprehension
Leitura
Ressonância magnética funcional
Compreensão leitora
topic Reading
Functional MRI
Reading comprehension
Leitura
Ressonância magnética funcional
Compreensão leitora
description This research, inserted in Psycholinguistics and having and interface with Neuroscience, aims to map brain function during the activity of reading scientific texts. The theories behind this work lie in linguistics, neuroscience and neurophysiology fields – an integration that seeks to examine aspects of higher cognitive functions involved in reading and comprehension of texts. The sample is consisted by two undergraduate students of Languages/English, who underwent pre-test and post-test functional MRI, a process punctuated by pedagogical intervention. The results may imply that systematic teaching of reading strategies and textual-discursive features promotes learning and improves student’s performance in relation to reading comprehension.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8126/5816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces
Letras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces
Letras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128773008818176