O que, afinal, a criança adquire ao adquirir uma língua?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/668 |
Resumo: | Três fases da pesquisa em aquisição da linguagem são caracterizadas em função do modo como a tarefa da criança é concebida na trajetória da teoria lingüística: como aquisição de regras, fixação de parâmetros e fixação de parâmetros restritos ao léxico, diante de imposições das interfaces da língua com sistemas de desempenho. Constata-se convergência nos desenvolvimentos de diferentes campos das ciências cognitivas com relação à necessidade de haver restrições à forma das gramáticas. O modo como propriedades de traços formais de elementos funcionais podem ser identificadas nas interfaces é considerado. Este envolve tanto procedimentos de natureza estatística quanto o sistema computacional lingüístico. Perspectivas com relação a uma teoria da aquisição da linguagem são consideradas, apontando-se para a necessidade de um modelo integrado da competência lingüística ser tomado como referência no desenvolvimento da mesma. Palavras-chave: aquisição da linguagem; minimalismo; bootstrapping; procedimentos de aquisição. ABSTRACT Three phases of the research on language acquisition are characterized in relation to the way the task of the child has been conceived of in generative linguistics: as rule identification, the setting of parameters, the setting of parameters restricted to the lexicon, given the constraints imposed by the interface levels between language and performance systems. Convergence in the theoretical developments from different fields of the cognitive sciences is attested in relation to need for constraints on the form of the grammar. The way formal features of functional elements may be identified at the interface levels is considered. It involves both statistical procedures and the language computational system. Perspectives in relation to a theory of language acquisition are considered and it is argued that an integrated model of linguistic competence is in need for the development of such a theory. Key words: language acquisition; minimalism; boostrapping; language learning procedures. |
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O que, afinal, a criança adquire ao adquirir uma língua?Três fases da pesquisa em aquisição da linguagem são caracterizadas em função do modo como a tarefa da criança é concebida na trajetória da teoria lingüística: como aquisição de regras, fixação de parâmetros e fixação de parâmetros restritos ao léxico, diante de imposições das interfaces da língua com sistemas de desempenho. Constata-se convergência nos desenvolvimentos de diferentes campos das ciências cognitivas com relação à necessidade de haver restrições à forma das gramáticas. O modo como propriedades de traços formais de elementos funcionais podem ser identificadas nas interfaces é considerado. Este envolve tanto procedimentos de natureza estatística quanto o sistema computacional lingüístico. Perspectivas com relação a uma teoria da aquisição da linguagem são consideradas, apontando-se para a necessidade de um modelo integrado da competência lingüística ser tomado como referência no desenvolvimento da mesma. Palavras-chave: aquisição da linguagem; minimalismo; bootstrapping; procedimentos de aquisição. ABSTRACT Three phases of the research on language acquisition are characterized in relation to the way the task of the child has been conceived of in generative linguistics: as rule identification, the setting of parameters, the setting of parameters restricted to the lexicon, given the constraints imposed by the interface levels between language and performance systems. Convergence in the theoretical developments from different fields of the cognitive sciences is attested in relation to need for constraints on the form of the grammar. The way formal features of functional elements may be identified at the interface levels is considered. It involves both statistical procedures and the language computational system. Perspectives in relation to a theory of language acquisition are considered and it is argued that an integrated model of linguistic competence is in need for the development of such a theory. Key words: language acquisition; minimalism; boostrapping; language learning procedures.Editora da PUCRS - ediPUCRS2007-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/668Letras de Hoje; Vol. 42 No. 1 (2007)Letras de Hoje; Vol. 42 Núm. 1 (2007)Letras de Hoje; v. 42 n. 1 (2007)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/668/483Corrêa, Letícia Maria Sicuroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T12:09:07Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/668Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T12:09:07Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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