Notas para The waste land: T. S. Eliot e a máquina literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cechinel, André
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16954
Resumo: Este artigo propõe-se a investigar o suposto papel explicativo atribuído às notas que T. S. Eliot acrescentou ao poema The Waste Land quando de sua publicação. Para tanto, o texto volta a sua atenção, em particular, para três das várias observações em que o poeta expõe as referências por ele consultadas e referidas nos versos, isso com o intuito de verificar se de fato há um esclarecimento interpretativo prestado ao poema graças à inclusão das notas. Em linhas gerais, o choque entre os versos de The Waste Land e as notas autorais provoca um impasse que aciona o que aqui chamamos de uma “máquina literária” produtora de teses. Essa máquina, compreendida a partir de seu mecanismo estruturante, não só recusa a sugestão de que o entendimento do poema decorre da decodificação apropriada das fontes, como também produz um efeito plural responsável por desestabilizar a hierarquia classicista e canônica que a crítica literária por décadas viu ali instalada. ******************************************************** Notes on The Waste Land: T. S. Eliot and the literary machine This paper intends to investigate the alleged explicative role assigned to the notes T. S. Eliot added to the poem The Waste Land when it was published. To this end, the text turns its attention, in particular, to three of the several observations in which the poet exposes the references he consulted and referred to in his lines. The purpose is to check whether there is in fact an interpretative clarification provided to the poem thanks to the notes. In general, the clash between the lines of the poem and the author’s notes triggers an impasse that activates what we call here a “literary machine” that produces different theses. This machine, read from the perspective of its structuring mechanism, not only refuses the suggestion that the understanding of the poem results from the correct reading of its sources, but also produces a plural effect responsible for destabilizing the classicist and canonical hierarchy that literary criticism for decades saw there installed. Keywords: Eliot; Notes; Interpretation
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