Bootstrapping sintático: o papel da ordem estrutural na aquisição de nomes e adjetivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/670 |
Resumo: | Investiga-se o papel da ordem estrutural como desencadeadora do processo de identificação de nomes e adjetivos por crianças brasileiras. A posição não rígida do adjetivo no DP (anteposto ou posposto ao nome) e a ausência de marcas fônicas claras distinguindo esses elementos, no português, poderia prever uma dificuldade de identificação dos elementos das categorias N e ADJ. No entanto, não há registros de tal problema. Pressupõe-se que informação de natureza estrutural (i.e., ordem dos itens na estrutura sintática do PB) é usada pela criança, de forma a desencadear o processo de identificação de nomes e adjetivos. Tal informação seria captada pela criança, inicialmente, a partir de propriedades prosódicas e fonológicas do DP complexo (Det + N/Adj + Adj/N). A análise prosódica do DP na fala dirigida à criança e os resultados de experimentos com crianças de diferentes faixas etárias apontam para a importância da informação estrutural no início do processo de aquisição lexical, e do uso de pistas semânticas em etapa posterior. Palavras-chave: bootstrapping sintático; aquisição lexical; nomes, adjetivos. |
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Bootstrapping sintático: o papel da ordem estrutural na aquisição de nomes e adjetivosInvestiga-se o papel da ordem estrutural como desencadeadora do processo de identificação de nomes e adjetivos por crianças brasileiras. A posição não rígida do adjetivo no DP (anteposto ou posposto ao nome) e a ausência de marcas fônicas claras distinguindo esses elementos, no português, poderia prever uma dificuldade de identificação dos elementos das categorias N e ADJ. No entanto, não há registros de tal problema. Pressupõe-se que informação de natureza estrutural (i.e., ordem dos itens na estrutura sintática do PB) é usada pela criança, de forma a desencadear o processo de identificação de nomes e adjetivos. Tal informação seria captada pela criança, inicialmente, a partir de propriedades prosódicas e fonológicas do DP complexo (Det + N/Adj + Adj/N). A análise prosódica do DP na fala dirigida à criança e os resultados de experimentos com crianças de diferentes faixas etárias apontam para a importância da informação estrutural no início do processo de aquisição lexical, e do uso de pistas semânticas em etapa posterior. Palavras-chave: bootstrapping sintático; aquisição lexical; nomes, adjetivos.Editora da PUCRS - ediPUCRS2007-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/670Letras de Hoje; Vol. 42 No. 1 (2007)Letras de Hoje; Vol. 42 Núm. 1 (2007)Letras de Hoje; v. 42 n. 1 (2007)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/670/485Name, Maria Cristina Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T12:09:07Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/670Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T12:09:07Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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