Os Lusíadas: voz poética/leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Ibero-Americanos |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/30776 |
Resumo: | Este estudo trata, de um ponto de vista novo, a problemática, frequentemente abordada na crítica existente da natureza da voz narrativa de Os Lusiadas e o papel desta dentro da economia estrutural da epopeia camoniana. O tratamento baseia-se num exame detalhado das invocações dos três catálagos históricos, tanto no que diz respeito à tradição de que elas derivam como com respeito a sua função dentro da apresentação poética total. Esse exame revela contornos da auto-poetização camoniana como a voz que fala no poema assim como ligações temáticas entre essa auto-poetização e elementos temáticas de outros sectores da obra. Importantemente revelado é o auto-retrato camoniana como um cantor de primeiro-plano, dramaticamente presente ao leitor no processo de comunicar com esto. Nesse auto-retrato, Camões usa - a um gra notável- um modo de apresentação fora do comum em sua época: uma apresentação dramática, caracteristica de séculos mais recentes. Tal criação da presença dramática imediata de uma >>persona<< que fala com o leitor vê-se em relação à tematização, por parte de Camões, do processo poético como um acto heróico. E mostra-se que tais elementos textuais indicam uma possível teoria de leitura para o poema, fundamentada na identificação de, primeiro, uma linha retórica >>narrativa<< e, segundo, uma linha >>discursiva<< que se encontra tanto nas invocações examinadas como em outras passagens semelhantes (algumas das quais se especificam no estudo). Na linha >>discursiva<< o poeta, dramatizando-se e falando como nas inovações, sugere as normas segundo as quais o texto inteiro há-ser ser lido. |
id |
PUC_RS-20_32a5929fba5f025093c8e76851847a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30776 |
network_acronym_str |
PUC_RS-20 |
network_name_str |
Estudos Ibero-Americanos |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Lusíadas: voz poética/leituraEste estudo trata, de um ponto de vista novo, a problemática, frequentemente abordada na crítica existente da natureza da voz narrativa de Os Lusiadas e o papel desta dentro da economia estrutural da epopeia camoniana. O tratamento baseia-se num exame detalhado das invocações dos três catálagos históricos, tanto no que diz respeito à tradição de que elas derivam como com respeito a sua função dentro da apresentação poética total. Esse exame revela contornos da auto-poetização camoniana como a voz que fala no poema assim como ligações temáticas entre essa auto-poetização e elementos temáticas de outros sectores da obra. Importantemente revelado é o auto-retrato camoniana como um cantor de primeiro-plano, dramaticamente presente ao leitor no processo de comunicar com esto. Nesse auto-retrato, Camões usa - a um gra notável- um modo de apresentação fora do comum em sua época: uma apresentação dramática, caracteristica de séculos mais recentes. Tal criação da presença dramática imediata de uma >>persona<< que fala com o leitor vê-se em relação à tematização, por parte de Camões, do processo poético como um acto heróico. E mostra-se que tais elementos textuais indicam uma possível teoria de leitura para o poema, fundamentada na identificação de, primeiro, uma linha retórica >>narrativa<< e, segundo, uma linha >>discursiva<< que se encontra tanto nas invocações examinadas como em outras passagens semelhantes (algumas das quais se especificam no estudo). Na linha >>discursiva<< o poeta, dramatizando-se e falando como nas inovações, sugere as normas segundo as quais o texto inteiro há-ser ser lido.Editora da PUCRS - ediPUCRS1980-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/3077610.15448/1980-864X.1980.1.30776Estudos Ibero-Americanos; Vol. 6 No. 1 (1980); 67-72Estudos Ibero-Americanos; Vol. 6 Núm. 1 (1980); 67-72Estudos Ibero-Americanos; v. 6 n. 1 (1980); 67-721980-864X0101-406410.15448/1980-864X.1980.1reponame:Estudos Ibero-Americanosinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/30776/16868Copyright (c) 1980 Ronald W. Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessW. Souza, Ronald2020-01-22T14:08:53Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30776Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericanaPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/oaieditora.periodicos@pucrs.br||eia@pucrs.br1980-864X0101-4064opendoar:2020-01-22T14:08:53Estudos Ibero-Americanos - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
title |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
spellingShingle |
Os Lusíadas: voz poética/leitura W. Souza, Ronald |
title_short |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
title_full |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
title_fullStr |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
title_full_unstemmed |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
title_sort |
Os Lusíadas: voz poética/leitura |
author |
W. Souza, Ronald |
author_facet |
W. Souza, Ronald |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
W. Souza, Ronald |
description |
Este estudo trata, de um ponto de vista novo, a problemática, frequentemente abordada na crítica existente da natureza da voz narrativa de Os Lusiadas e o papel desta dentro da economia estrutural da epopeia camoniana. O tratamento baseia-se num exame detalhado das invocações dos três catálagos históricos, tanto no que diz respeito à tradição de que elas derivam como com respeito a sua função dentro da apresentação poética total. Esse exame revela contornos da auto-poetização camoniana como a voz que fala no poema assim como ligações temáticas entre essa auto-poetização e elementos temáticas de outros sectores da obra. Importantemente revelado é o auto-retrato camoniana como um cantor de primeiro-plano, dramaticamente presente ao leitor no processo de comunicar com esto. Nesse auto-retrato, Camões usa - a um gra notável- um modo de apresentação fora do comum em sua época: uma apresentação dramática, caracteristica de séculos mais recentes. Tal criação da presença dramática imediata de uma >>persona<< que fala com o leitor vê-se em relação à tematização, por parte de Camões, do processo poético como um acto heróico. E mostra-se que tais elementos textuais indicam uma possível teoria de leitura para o poema, fundamentada na identificação de, primeiro, uma linha retórica >>narrativa<< e, segundo, uma linha >>discursiva<< que se encontra tanto nas invocações examinadas como em outras passagens semelhantes (algumas das quais se especificam no estudo). Na linha >>discursiva<< o poeta, dramatizando-se e falando como nas inovações, sugere as normas segundo as quais o texto inteiro há-ser ser lido. |
publishDate |
1980 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1980-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/30776 10.15448/1980-864X.1980.1.30776 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/30776 |
identifier_str_mv |
10.15448/1980-864X.1980.1.30776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/30776/16868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1980 Ronald W. Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1980 Ronald W. Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Ibero-Americanos; Vol. 6 No. 1 (1980); 67-72 Estudos Ibero-Americanos; Vol. 6 Núm. 1 (1980); 67-72 Estudos Ibero-Americanos; v. 6 n. 1 (1980); 67-72 1980-864X 0101-4064 10.15448/1980-864X.1980.1 reponame:Estudos Ibero-Americanos instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Estudos Ibero-Americanos |
collection |
Estudos Ibero-Americanos |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Ibero-Americanos - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||eia@pucrs.br |
_version_ |
1799128860772532224 |