EMPODERAMENTO FEMININO NA CARREIRA DE MULHERES DOCENTES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Bibiana Giudice da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SCherer, Laura Alves, Corso, Kathiane Benedetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Carreiras e Pessoas
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/32655
Resumo: Com o objetivo de analisar a influência do empoderamento feminino na carreira de mulheres docentes, realizou-se um estudo de caso, qualitativo, descritivo-exploratório, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com sete professoras de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul. Seis dimensões do empoderamento feminino foram definidas como categorias a priori e analisadas pela técnica de análise de conteúdo: Econômica, Sociocultural, Familiar, Legal, Política e Psicológica. As entrevistadas apresentaram diversos traços de empoderamento, ao resistirem à cultura patriarcal característica da região, buscando poder e autonomia sobre suas próprias vidas, tornaram-se economicamente ativas, independentes e satisfeitas ao gerir sua carreira.
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