QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Carreiras e Pessoas |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/19407 |
Resumo: | O objetivo do estudo é verificar a existência de relações entre variáveis demográficas e a percepção quanto ao constructo competências gerenciais. O estudo é de natureza quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário construído a partir da revisão do referencial teórico. Foram enviados 227 questionários a alunos e ex-alunos de pós-graduação stricto sensu em administração de uma universidade particular do Estado do Paraná e foram recebidas 130 respostas válidas. Os resultados indicaram haver diferenças estatisticamente significativas entre as percepções de homens e mulheres para a maioria das competências. Outras variáveis demográficas, como idade, escolaridade e experiências funcionais e gerenciais, não se mostraram estatisticamente significativas. A contribuição desta investigação está na confirmação de que homens e mulheres percebem os atributos de competências de maneiras diferentes e nos questionamentos que esta observação implica. Ao revelar que entre as variáveis demográficas pesquisadas é o gênero que mais se correlaciona com a percepção sobre o constructo competências gerencial, abre-se um caminho para debates sobre questões de gênero nas organizações, inclusive quanto aos modelos de competência que têm sido adotados pelas consultorias e organizações estar ou não enviesados em sua constituição e uso. Tal discussão pode ser um início de debates que reconheçam a importância das diferenças entre gêneros e que permitam a compreensão e a articulação dos diferentes significados no processo de sense-making entre homens e mulheres. |
id |
PUC_SP-10_bf12a22f0492f8edca0c4f24d88abd0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19407 |
network_acronym_str |
PUC_SP-10 |
network_name_str |
Revista de Carreiras e Pessoas |
repository_id_str |
|
spelling |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAISAtributos de CompetênciaCompetências GerenciaisAnálise QuantitativaO objetivo do estudo é verificar a existência de relações entre variáveis demográficas e a percepção quanto ao constructo competências gerenciais. O estudo é de natureza quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário construído a partir da revisão do referencial teórico. Foram enviados 227 questionários a alunos e ex-alunos de pós-graduação stricto sensu em administração de uma universidade particular do Estado do Paraná e foram recebidas 130 respostas válidas. Os resultados indicaram haver diferenças estatisticamente significativas entre as percepções de homens e mulheres para a maioria das competências. Outras variáveis demográficas, como idade, escolaridade e experiências funcionais e gerenciais, não se mostraram estatisticamente significativas. A contribuição desta investigação está na confirmação de que homens e mulheres percebem os atributos de competências de maneiras diferentes e nos questionamentos que esta observação implica. Ao revelar que entre as variáveis demográficas pesquisadas é o gênero que mais se correlaciona com a percepção sobre o constructo competências gerencial, abre-se um caminho para debates sobre questões de gênero nas organizações, inclusive quanto aos modelos de competência que têm sido adotados pelas consultorias e organizações estar ou não enviesados em sua constituição e uso. Tal discussão pode ser um início de debates que reconheçam a importância das diferenças entre gêneros e que permitam a compreensão e a articulação dos diferentes significados no processo de sense-making entre homens e mulheres.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/1940710.20503/recape.v4i1.19407Revista de Carreiras e Pessoas; v. 4 n. 1 (2014)2237-142710.20503/recape.v4i1reponame:Revista de Carreiras e Pessoasinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/19407/14371Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, André Luís Janzkovski2024-09-04T15:58:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19407Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/PRIhttps://revistas.pucsp.br//index.php/ReCaPe/oairecape@pucsp.br2237-14272237-1427opendoar:2024-09-04T15:58:53Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
title |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
spellingShingle |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Cardoso, André Luís Janzkovski Atributos de Competência Competências Gerenciais Análise Quantitativa |
title_short |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
title_full |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
title_fullStr |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
title_full_unstemmed |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
title_sort |
QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS |
author |
Cardoso, André Luís Janzkovski |
author_facet |
Cardoso, André Luís Janzkovski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, André Luís Janzkovski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atributos de Competência Competências Gerenciais Análise Quantitativa |
topic |
Atributos de Competência Competências Gerenciais Análise Quantitativa |
description |
O objetivo do estudo é verificar a existência de relações entre variáveis demográficas e a percepção quanto ao constructo competências gerenciais. O estudo é de natureza quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário construído a partir da revisão do referencial teórico. Foram enviados 227 questionários a alunos e ex-alunos de pós-graduação stricto sensu em administração de uma universidade particular do Estado do Paraná e foram recebidas 130 respostas válidas. Os resultados indicaram haver diferenças estatisticamente significativas entre as percepções de homens e mulheres para a maioria das competências. Outras variáveis demográficas, como idade, escolaridade e experiências funcionais e gerenciais, não se mostraram estatisticamente significativas. A contribuição desta investigação está na confirmação de que homens e mulheres percebem os atributos de competências de maneiras diferentes e nos questionamentos que esta observação implica. Ao revelar que entre as variáveis demográficas pesquisadas é o gênero que mais se correlaciona com a percepção sobre o constructo competências gerencial, abre-se um caminho para debates sobre questões de gênero nas organizações, inclusive quanto aos modelos de competência que têm sido adotados pelas consultorias e organizações estar ou não enviesados em sua constituição e uso. Tal discussão pode ser um início de debates que reconheçam a importância das diferenças entre gêneros e que permitam a compreensão e a articulação dos diferentes significados no processo de sense-making entre homens e mulheres. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/19407 10.20503/recape.v4i1.19407 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/19407 |
identifier_str_mv |
10.20503/recape.v4i1.19407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/19407/14371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Carreiras e Pessoas; v. 4 n. 1 (2014) 2237-1427 10.20503/recape.v4i1 reponame:Revista de Carreiras e Pessoas instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Revista de Carreiras e Pessoas |
collection |
Revista de Carreiras e Pessoas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
recape@pucsp.br |
_version_ |
1809281796080140288 |