A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santi, Pedro Luiz Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Carreiras e Pessoas
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497
Resumo: As relações de conflito e colaboração entre a área de Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas representam o tema básico deste artigo. As Ciências Humanas se apresentam como fornecedoras de tecnologia de intervenção (treinamento, seleção, etnografia, teoria sobre liderança, coaching) mas também, em sua tradição mais profunda, como ambiente reflexivo e crítico sobre a própria natureza da ação humana. O Objetivo deste artigo é mostrar como na tradição da Modernidade e na própria história das teorias da administração, o Homem é o sujeito do conhecimento, mas é também seu objeto. A expressão “recursos humanos” captura de forma privilegiada esta dimensão: a dimensão humana é tomada como custo ou matéria prima a ser gerida. Em resistência a esta objetificação, infiltra-se uma posição de pessoalidade, na qual as relações pessoais se sobrepõem às profissionais, como no clássico “jeitinho brasileiro”. Como conclusão, quanto à tensa relação entre Ciências Humanas e Gestão de Pessoas, apresentamos caminhos para o resgate da reflexão ética sobre a implicação do Homem no ambiente organizacional.
id PUC_SP-10_d8413886c6a8530b21bd26288e68eeb5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36497
network_acronym_str PUC_SP-10
network_name_str Revista de Carreiras e Pessoas
repository_id_str
spelling A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”Ciências HumanasAdministraçãosujeito modernojeitinho brasileiroAs relações de conflito e colaboração entre a área de Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas representam o tema básico deste artigo. As Ciências Humanas se apresentam como fornecedoras de tecnologia de intervenção (treinamento, seleção, etnografia, teoria sobre liderança, coaching) mas também, em sua tradição mais profunda, como ambiente reflexivo e crítico sobre a própria natureza da ação humana. O Objetivo deste artigo é mostrar como na tradição da Modernidade e na própria história das teorias da administração, o Homem é o sujeito do conhecimento, mas é também seu objeto. A expressão “recursos humanos” captura de forma privilegiada esta dimensão: a dimensão humana é tomada como custo ou matéria prima a ser gerida. Em resistência a esta objetificação, infiltra-se uma posição de pessoalidade, na qual as relações pessoais se sobrepõem às profissionais, como no clássico “jeitinho brasileiro”. Como conclusão, quanto à tensa relação entre Ciências Humanas e Gestão de Pessoas, apresentamos caminhos para o resgate da reflexão ética sobre a implicação do Homem no ambiente organizacional.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/3649710.20503/recape.v8i2.36497Revista de Carreiras e Pessoas; v. 8 n. 2 (2018): maio/agosto2237-142710.20503/recape.v8i2reponame:Revista de Carreiras e Pessoasinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497/25372https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497/25373Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427info:eu-repo/semantics/openAccessde Santi, Pedro Luiz Ribeiro2019-02-19T00:35:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36497Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/PRIhttps://revistas.pucsp.br//index.php/ReCaPe/oairecape@pucsp.br2237-14272237-1427opendoar:2019-02-19T00:35:43Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
title A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
spellingShingle A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
de Santi, Pedro Luiz Ribeiro
Ciências Humanas
Administração
sujeito moderno
jeitinho brasileiro
title_short A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
title_full A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
title_fullStr A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
title_full_unstemmed A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
title_sort A Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas – discussão conceitual entre projeto de modernidade e “jeitinho brasileiro”
author de Santi, Pedro Luiz Ribeiro
author_facet de Santi, Pedro Luiz Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santi, Pedro Luiz Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Administração
sujeito moderno
jeitinho brasileiro
topic Ciências Humanas
Administração
sujeito moderno
jeitinho brasileiro
description As relações de conflito e colaboração entre a área de Gestão de Pessoas e as Ciências Humanas representam o tema básico deste artigo. As Ciências Humanas se apresentam como fornecedoras de tecnologia de intervenção (treinamento, seleção, etnografia, teoria sobre liderança, coaching) mas também, em sua tradição mais profunda, como ambiente reflexivo e crítico sobre a própria natureza da ação humana. O Objetivo deste artigo é mostrar como na tradição da Modernidade e na própria história das teorias da administração, o Homem é o sujeito do conhecimento, mas é também seu objeto. A expressão “recursos humanos” captura de forma privilegiada esta dimensão: a dimensão humana é tomada como custo ou matéria prima a ser gerida. Em resistência a esta objetificação, infiltra-se uma posição de pessoalidade, na qual as relações pessoais se sobrepõem às profissionais, como no clássico “jeitinho brasileiro”. Como conclusão, quanto à tensa relação entre Ciências Humanas e Gestão de Pessoas, apresentamos caminhos para o resgate da reflexão ética sobre a implicação do Homem no ambiente organizacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497
10.20503/recape.v8i2.36497
url https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497
identifier_str_mv 10.20503/recape.v8i2.36497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497/25372
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36497/25373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Carreiras e Pessoas; v. 8 n. 2 (2018): maio/agosto
2237-1427
10.20503/recape.v8i2
reponame:Revista de Carreiras e Pessoas
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Revista de Carreiras e Pessoas
collection Revista de Carreiras e Pessoas
repository.name.fl_str_mv Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv recape@pucsp.br
_version_ 1809281796557242368