Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malerbi, Fani Eta Korn
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129
Resumo: O objetivo do presente estudo foi desenvolver instrumentos de avaliação e verificar através deles se estratégias educacionais dirigidas a familiares de portadores de diabetes são capazes de melhorar o nível de informação sobre a doença e seu tratamento, fortalecer os comportamentos de apoio ao tratamento e promover o ajustamento emocional à doença de pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. As estratégias educacionais ocorreram em sete a oito encontros de grupo com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. No início do estudo foram aplicados três questionários em 28 mães, um pai e uma tia, que aceitaram o convite para participar do programa educativo. Esses mesmos questionários foram respondidos por apenas 24 mães no final do estudo. Apenas 16 mães aderiram à intervenção educativa. Seis familiares não compareceram aos encontros nem retornaram os questionários aplicados na segunda ocasião de avaliação. Oito mães, embora não tenha aderido à intervenção, responderam aos instrumentos nas duas ocasiões de avaliação e, por esse motivo, serviram de grupo de comparação para avaliar os efeitos da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção aumentou o nível de informação sobre o diabetes, fortaleceu o apoio das mães sobre os comportamentos de autocuidado e contribuiu para melhorar a adapação emocional ao diabetes.
id PUC_SP-14_3e3a113df5069a980f2d6e138d742254
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18129
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetesO objetivo do presente estudo foi desenvolver instrumentos de avaliação e verificar através deles se estratégias educacionais dirigidas a familiares de portadores de diabetes são capazes de melhorar o nível de informação sobre a doença e seu tratamento, fortalecer os comportamentos de apoio ao tratamento e promover o ajustamento emocional à doença de pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. As estratégias educacionais ocorreram em sete a oito encontros de grupo com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. No início do estudo foram aplicados três questionários em 28 mães, um pai e uma tia, que aceitaram o convite para participar do programa educativo. Esses mesmos questionários foram respondidos por apenas 24 mães no final do estudo. Apenas 16 mães aderiram à intervenção educativa. Seis familiares não compareceram aos encontros nem retornaram os questionários aplicados na segunda ocasião de avaliação. Oito mães, embora não tenha aderido à intervenção, responderam aos instrumentos nas duas ocasiões de avaliação e, por esse motivo, serviram de grupo de comparação para avaliar os efeitos da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção aumentou o nível de informação sobre o diabetes, fortaleceu o apoio das mães sobre os comportamentos de autocuidado e contribuiu para melhorar a adapação emocional ao diabetes.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2014-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129Psicologia Revista; v. 14 n. 1 (2005); 75-1082594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129/13493Copyright (c) 2014 Fani Eta Korn Malerbihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMalerbi, Fani Eta Korn2024-04-19T20:35:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18129Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:32Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
title Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
spellingShingle Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
Malerbi, Fani Eta Korn
title_short Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
title_full Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
title_fullStr Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
title_full_unstemmed Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
title_sort Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
author Malerbi, Fani Eta Korn
author_facet Malerbi, Fani Eta Korn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malerbi, Fani Eta Korn
description O objetivo do presente estudo foi desenvolver instrumentos de avaliação e verificar através deles se estratégias educacionais dirigidas a familiares de portadores de diabetes são capazes de melhorar o nível de informação sobre a doença e seu tratamento, fortalecer os comportamentos de apoio ao tratamento e promover o ajustamento emocional à doença de pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. As estratégias educacionais ocorreram em sete a oito encontros de grupo com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. No início do estudo foram aplicados três questionários em 28 mães, um pai e uma tia, que aceitaram o convite para participar do programa educativo. Esses mesmos questionários foram respondidos por apenas 24 mães no final do estudo. Apenas 16 mães aderiram à intervenção educativa. Seis familiares não compareceram aos encontros nem retornaram os questionários aplicados na segunda ocasião de avaliação. Oito mães, embora não tenha aderido à intervenção, responderam aos instrumentos nas duas ocasiões de avaliação e, por esse motivo, serviram de grupo de comparação para avaliar os efeitos da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção aumentou o nível de informação sobre o diabetes, fortaleceu o apoio das mães sobre os comportamentos de autocuidado e contribuiu para melhorar a adapação emocional ao diabetes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129/13493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Fani Eta Korn Malerbi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Fani Eta Korn Malerbi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 14 n. 1 (2005); 75-108
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797335686086656