A fragilidade da classificação das competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é reavaliar o conceito de competências sob o ponto de vista das teorias que o explicam e propor um novo modelo de competências. Partindo de uma revisão histórica do conceito, foi constatada significativa diversidade de nomes e dos conteúdos que representam além de uma ampla diversidade de classificação das competências. Neste campo há uma situação semelhante à "Torre de Babel" tanto na definição de competência quanto em suas categorizações. Os discursos não são decodificados da mesma forma pelo locutor e pelo ouvinte. Para suportar esta análise, foi realizado um estudo de caso com o objetivo avaliar se os modelos teóricos de classificação de competências dão o suporte adequado aos perfis de competências de 19 cargos de uma mesma empresa. O estudo empírico demonstra uma grande amplitude de competências que são exigidas dos trabalhadores atuais corroborando com a ideia de que o conceito de competência é socialmente construído a partir das necessidades especificas de um grupo. |
id |
PUC_SP-14_3ed9a37691f05bbde31202b0e69e9c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16656 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A fragilidade da classificação das competênciasO objetivo do presente estudo é reavaliar o conceito de competências sob o ponto de vista das teorias que o explicam e propor um novo modelo de competências. Partindo de uma revisão histórica do conceito, foi constatada significativa diversidade de nomes e dos conteúdos que representam além de uma ampla diversidade de classificação das competências. Neste campo há uma situação semelhante à "Torre de Babel" tanto na definição de competência quanto em suas categorizações. Os discursos não são decodificados da mesma forma pelo locutor e pelo ouvinte. Para suportar esta análise, foi realizado um estudo de caso com o objetivo avaliar se os modelos teóricos de classificação de competências dão o suporte adequado aos perfis de competências de 19 cargos de uma mesma empresa. O estudo empírico demonstra uma grande amplitude de competências que são exigidas dos trabalhadores atuais corroborando com a ideia de que o conceito de competência é socialmente construído a partir das necessidades especificas de um grupo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656Psicologia Revista; v. 22 n. 1 (2013); 9-422594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656/12510Copyright (c) 2013 Maria Cristina Pinto Gattaihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGattai, Maria Cristina Pinto2024-04-19T20:35:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16656Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:28Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fragilidade da classificação das competências |
title |
A fragilidade da classificação das competências |
spellingShingle |
A fragilidade da classificação das competências Gattai, Maria Cristina Pinto |
title_short |
A fragilidade da classificação das competências |
title_full |
A fragilidade da classificação das competências |
title_fullStr |
A fragilidade da classificação das competências |
title_full_unstemmed |
A fragilidade da classificação das competências |
title_sort |
A fragilidade da classificação das competências |
author |
Gattai, Maria Cristina Pinto |
author_facet |
Gattai, Maria Cristina Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gattai, Maria Cristina Pinto |
description |
O objetivo do presente estudo é reavaliar o conceito de competências sob o ponto de vista das teorias que o explicam e propor um novo modelo de competências. Partindo de uma revisão histórica do conceito, foi constatada significativa diversidade de nomes e dos conteúdos que representam além de uma ampla diversidade de classificação das competências. Neste campo há uma situação semelhante à "Torre de Babel" tanto na definição de competência quanto em suas categorizações. Os discursos não são decodificados da mesma forma pelo locutor e pelo ouvinte. Para suportar esta análise, foi realizado um estudo de caso com o objetivo avaliar se os modelos teóricos de classificação de competências dão o suporte adequado aos perfis de competências de 19 cargos de uma mesma empresa. O estudo empírico demonstra uma grande amplitude de competências que são exigidas dos trabalhadores atuais corroborando com a ideia de que o conceito de competência é socialmente construído a partir das necessidades especificas de um grupo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656/12510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Maria Cristina Pinto Gattai https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Maria Cristina Pinto Gattai https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 22 n. 1 (2013); 9-42 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797335285530625 |