Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Sônia Regina Corrêa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Verônica de Paiva Perroni, Soares, Natália Caroline de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24288
Resumo: Este texto revisa a produção da psicologia sobre as práticas dos seus profissionais no campo da violação dos direitos humanos na infância, considerando que crianças e adolescentes no Brasil, apesar do ECA, ainda não se tornaram sujeitos de direitos. Enfatiza-se a importância dos saberes e práticas da psicologia nesse campo, no sentido de que sua atuação seja pautada por uma visão crítica da construção das desigualdades e da reprodução de estigmas que impedem a transformação social. O corpus onde incidiu a pesquisa é composto pelas teses e dissertações publicadas no Portal Domínio Público, na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP e nas revistas de psicologia indexadas na Qualis-Capes e na Rede Scielo. Este estudo preliminar apontou para uma baixa produção no referido tema, o que limita a atuação da psicologia nas políticas públicas para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
id PUC_SP-14_4bf83be1a3484680d249440306df7b64
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24288
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infânciadireitos humanosinfânciaproduções científicasEste texto revisa a produção da psicologia sobre as práticas dos seus profissionais no campo da violação dos direitos humanos na infância, considerando que crianças e adolescentes no Brasil, apesar do ECA, ainda não se tornaram sujeitos de direitos. Enfatiza-se a importância dos saberes e práticas da psicologia nesse campo, no sentido de que sua atuação seja pautada por uma visão crítica da construção das desigualdades e da reprodução de estigmas que impedem a transformação social. O corpus onde incidiu a pesquisa é composto pelas teses e dissertações publicadas no Portal Domínio Público, na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP e nas revistas de psicologia indexadas na Qualis-Capes e na Rede Scielo. Este estudo preliminar apontou para uma baixa produção no referido tema, o que limita a atuação da psicologia nas políticas públicas para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2017-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/2428810.23925/2594-3871.2017v26i2p.323-335Psicologia Revista; v. 26 n. 2 (2017); 323-3352594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24288/24040Copyright (c) 2017 Sônia Regina Corrêa Lages, Verônica de Paiva Perroni Silva, Natália Caroline de Freitas Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Sônia Regina CorrêaSilva, Verônica de Paiva PerroniSoares, Natália Caroline de Freitas2018-05-08T13:10:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24288Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2018-05-08T13:10:16Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
title Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
spellingShingle Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
Lages, Sônia Regina Corrêa
direitos humanos
infância
produções científicas
title_short Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
title_full Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
title_fullStr Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
title_full_unstemmed Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
title_sort Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
author Lages, Sônia Regina Corrêa
author_facet Lages, Sônia Regina Corrêa
Silva, Verônica de Paiva Perroni
Soares, Natália Caroline de Freitas
author_role author
author2 Silva, Verônica de Paiva Perroni
Soares, Natália Caroline de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lages, Sônia Regina Corrêa
Silva, Verônica de Paiva Perroni
Soares, Natália Caroline de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv direitos humanos
infância
produções científicas
topic direitos humanos
infância
produções científicas
description Este texto revisa a produção da psicologia sobre as práticas dos seus profissionais no campo da violação dos direitos humanos na infância, considerando que crianças e adolescentes no Brasil, apesar do ECA, ainda não se tornaram sujeitos de direitos. Enfatiza-se a importância dos saberes e práticas da psicologia nesse campo, no sentido de que sua atuação seja pautada por uma visão crítica da construção das desigualdades e da reprodução de estigmas que impedem a transformação social. O corpus onde incidiu a pesquisa é composto pelas teses e dissertações publicadas no Portal Domínio Público, na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP e nas revistas de psicologia indexadas na Qualis-Capes e na Rede Scielo. Este estudo preliminar apontou para uma baixa produção no referido tema, o que limita a atuação da psicologia nas políticas públicas para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24288
10.23925/2594-3871.2017v26i2p.323-335
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24288
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2017v26i2p.323-335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24288/24040
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 26 n. 2 (2017); 323-335
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797335738515456