Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Rosane Terezinha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro, Janine Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16658
Resumo: O consumo de crack, introduzido na década de 80, aumentou consideravelmente, provocando sérios riscos à saúde do usuário. A fim de compreender o fenômeno, este estudo qualitativo descritivo, foi desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (CAPS AD). Teve como objetivo caracterizar as intervenções terapêuticas no tratamento de pacientes usuários de crack e outras drogas, levando em consideração ações, dificuldades, abordagens terapêuticas, desafios e sugestões para o enfrentamento das drogas. Participaram oito psicólogos inseridos nos CAPS AD, da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados se deu através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas segundo Análise de Conteúdo. Dentre os resultados destacam-se que não há ações específicas para o tratamento do crack nos CAPS AD estudados, diversas atividades visam à reinserção social dos pacientes, a abordagem psicoterapêutica mais utilizada é a terapia cognitivo comportamental; as dificuldades encontram-se no tratamento da dependência, nos processos e condições de trabalho e de retaguarda de rede. Entre os desafios estão a gestão dos sistemas e serviços de saúde, o trabalho efetivo de uma rede de atenção e intersetorial. Concluiu-se que o número de CAPS AD é insuficiente e que os usuários de crack possuem peculiaridades em seu quadro.  
id PUC_SP-14_7326ff7f5a45c2aa586e5e6ef9e68bf4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16658
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS ADO consumo de crack, introduzido na década de 80, aumentou consideravelmente, provocando sérios riscos à saúde do usuário. A fim de compreender o fenômeno, este estudo qualitativo descritivo, foi desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (CAPS AD). Teve como objetivo caracterizar as intervenções terapêuticas no tratamento de pacientes usuários de crack e outras drogas, levando em consideração ações, dificuldades, abordagens terapêuticas, desafios e sugestões para o enfrentamento das drogas. Participaram oito psicólogos inseridos nos CAPS AD, da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados se deu através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas segundo Análise de Conteúdo. Dentre os resultados destacam-se que não há ações específicas para o tratamento do crack nos CAPS AD estudados, diversas atividades visam à reinserção social dos pacientes, a abordagem psicoterapêutica mais utilizada é a terapia cognitivo comportamental; as dificuldades encontram-se no tratamento da dependência, nos processos e condições de trabalho e de retaguarda de rede. Entre os desafios estão a gestão dos sistemas e serviços de saúde, o trabalho efetivo de uma rede de atenção e intersetorial. Concluiu-se que o número de CAPS AD é insuficiente e que os usuários de crack possuem peculiaridades em seu quadro.  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16658Psicologia Revista; v. 22 n. 1 (2013); 61-822594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16658/12511Copyright (c) 2013 Rosane Terezinha Xavier, Janine Kieling Monteirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Rosane TerezinhaMonteiro, Janine Kieling2024-04-19T20:35:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16658Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:28Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
title Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
spellingShingle Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
Xavier, Rosane Terezinha
title_short Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
title_full Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
title_fullStr Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
title_full_unstemmed Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
title_sort Tratamento de Pacientes Usuários de crack e outras drogas nos CAPS AD
author Xavier, Rosane Terezinha
author_facet Xavier, Rosane Terezinha
Monteiro, Janine Kieling
author_role author
author2 Monteiro, Janine Kieling
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Rosane Terezinha
Monteiro, Janine Kieling
description O consumo de crack, introduzido na década de 80, aumentou consideravelmente, provocando sérios riscos à saúde do usuário. A fim de compreender o fenômeno, este estudo qualitativo descritivo, foi desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (CAPS AD). Teve como objetivo caracterizar as intervenções terapêuticas no tratamento de pacientes usuários de crack e outras drogas, levando em consideração ações, dificuldades, abordagens terapêuticas, desafios e sugestões para o enfrentamento das drogas. Participaram oito psicólogos inseridos nos CAPS AD, da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados se deu através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas segundo Análise de Conteúdo. Dentre os resultados destacam-se que não há ações específicas para o tratamento do crack nos CAPS AD estudados, diversas atividades visam à reinserção social dos pacientes, a abordagem psicoterapêutica mais utilizada é a terapia cognitivo comportamental; as dificuldades encontram-se no tratamento da dependência, nos processos e condições de trabalho e de retaguarda de rede. Entre os desafios estão a gestão dos sistemas e serviços de saúde, o trabalho efetivo de uma rede de atenção e intersetorial. Concluiu-se que o número de CAPS AD é insuficiente e que os usuários de crack possuem peculiaridades em seu quadro.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16658
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16658/12511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Rosane Terezinha Xavier, Janine Kieling Monteiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Rosane Terezinha Xavier, Janine Kieling Monteiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 22 n. 1 (2013); 61-82
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797335288676352