Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieitas Vergueiro, Paola
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372
Resumo: Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor.
id PUC_SP-14_806aaa2dfe9ea24bce2cf959fb060418
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4372
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia AnalíticaEste estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372Psicologia Revista; v. 18 n. 2 (2009)2594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372/2959Copyright (c) 2010 Paola Vieitas Vergueirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieitas Vergueiro, Paola2024-04-19T20:35:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4372Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:27Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
title Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
spellingShingle Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
Vieitas Vergueiro, Paola
title_short Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
title_full Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
title_fullStr Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
title_full_unstemmed Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
title_sort Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
author Vieitas Vergueiro, Paola
author_facet Vieitas Vergueiro, Paola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieitas Vergueiro, Paola
description Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372/2959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Paola Vieitas Vergueiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Paola Vieitas Vergueiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 18 n. 2 (2009)
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797335182770176