Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372 |
Resumo: | Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor. |
id |
PUC_SP-14_806aaa2dfe9ea24bce2cf959fb060418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4372 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia AnalíticaEste estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372Psicologia Revista; v. 18 n. 2 (2009)2594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372/2959Copyright (c) 2010 Paola Vieitas Vergueirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieitas Vergueiro, Paola2024-04-19T20:35:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4372Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:27Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
title |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
spellingShingle |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica Vieitas Vergueiro, Paola |
title_short |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
title_full |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
title_fullStr |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
title_full_unstemmed |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
title_sort |
Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica |
author |
Vieitas Vergueiro, Paola |
author_facet |
Vieitas Vergueiro, Paola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieitas Vergueiro, Paola |
description |
Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372/2959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Paola Vieitas Vergueiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Paola Vieitas Vergueiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 18 n. 2 (2009) 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797335182770176 |