Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Maria Inês Fernandez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989
Resumo: Este artigo teórico está dividido em duas partes, a primeira utiliza a revisão de literatura como sua metodologia para discorrer sobre a internação domiciliar e os cuidados paliativos que tem como filosofia o cuidado humanizado ao paciente e família podendo ser integrado à internação domiciliar. A segunda parte apresenta artigos descritivos de programas de internação domiciliar em cuidados paliativos realizados em hospitais universitários. Esta modalidade de cuidado vem se expandindo e surge para proporcionar ambiente mais humanizado ao paciente, sendo necessária a inserção da família nos cuidados ao paciente. Os programas selecionados relatam a caracterização do atendimento, porém não salientam intervenções detalhadas junto aos familiares. São necessárias intervenções com foco em apoio às questões centrais da família e orientação em relação aos cuidados para não influenciar negativamente na evolução do paciente e para que o atendimento domiciliar seja realizado adequadamente. Este artigo se faz relevante para atualizar e ampliar o conhecimento sobre o tema, já que a revisão da literatura indica uma carência de estudos sobre internação domiciliar com abordagem em cuidados paliativos, além de mostrar as necessidades da família referidas em pesquisas recentes, para que se possa avalia-las antes de formular os planos de cuidados nesta modalidade em expansão.
id PUC_SP-14_8a609cf5b5362b4a1dd6710a43c45ab3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17989
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidarEste artigo teórico está dividido em duas partes, a primeira utiliza a revisão de literatura como sua metodologia para discorrer sobre a internação domiciliar e os cuidados paliativos que tem como filosofia o cuidado humanizado ao paciente e família podendo ser integrado à internação domiciliar. A segunda parte apresenta artigos descritivos de programas de internação domiciliar em cuidados paliativos realizados em hospitais universitários. Esta modalidade de cuidado vem se expandindo e surge para proporcionar ambiente mais humanizado ao paciente, sendo necessária a inserção da família nos cuidados ao paciente. Os programas selecionados relatam a caracterização do atendimento, porém não salientam intervenções detalhadas junto aos familiares. São necessárias intervenções com foco em apoio às questões centrais da família e orientação em relação aos cuidados para não influenciar negativamente na evolução do paciente e para que o atendimento domiciliar seja realizado adequadamente. Este artigo se faz relevante para atualizar e ampliar o conhecimento sobre o tema, já que a revisão da literatura indica uma carência de estudos sobre internação domiciliar com abordagem em cuidados paliativos, além de mostrar as necessidades da família referidas em pesquisas recentes, para que se possa avalia-las antes de formular os planos de cuidados nesta modalidade em expansão.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989Psicologia Revista; v. 22 n. 2 (2013); 197-2122594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989/13360Copyright (c) 2014 Maria Inês Fernandez Rodriguezhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodriguez, Maria Inês Fernandez2024-04-19T20:35:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17989Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:28Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
title Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
spellingShingle Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
Rodriguez, Maria Inês Fernandez
title_short Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
title_full Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
title_fullStr Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
title_full_unstemmed Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
title_sort Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar
author Rodriguez, Maria Inês Fernandez
author_facet Rodriguez, Maria Inês Fernandez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Maria Inês Fernandez
description Este artigo teórico está dividido em duas partes, a primeira utiliza a revisão de literatura como sua metodologia para discorrer sobre a internação domiciliar e os cuidados paliativos que tem como filosofia o cuidado humanizado ao paciente e família podendo ser integrado à internação domiciliar. A segunda parte apresenta artigos descritivos de programas de internação domiciliar em cuidados paliativos realizados em hospitais universitários. Esta modalidade de cuidado vem se expandindo e surge para proporcionar ambiente mais humanizado ao paciente, sendo necessária a inserção da família nos cuidados ao paciente. Os programas selecionados relatam a caracterização do atendimento, porém não salientam intervenções detalhadas junto aos familiares. São necessárias intervenções com foco em apoio às questões centrais da família e orientação em relação aos cuidados para não influenciar negativamente na evolução do paciente e para que o atendimento domiciliar seja realizado adequadamente. Este artigo se faz relevante para atualizar e ampliar o conhecimento sobre o tema, já que a revisão da literatura indica uma carência de estudos sobre internação domiciliar com abordagem em cuidados paliativos, além de mostrar as necessidades da família referidas em pesquisas recentes, para que se possa avalia-las antes de formular os planos de cuidados nesta modalidade em expansão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989/13360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Maria Inês Fernandez Rodriguez
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Maria Inês Fernandez Rodriguez
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 22 n. 2 (2013); 197-212
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797335298113536