Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias-Viana, João Lucas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Gabriel Vitor Acioly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055
Resumo: A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento.
id PUC_SP-14_de9443f681c13592da0d9face555f08e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37055
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileirosAvaliação PsicológicaMedidas de inteligênciaWISCA Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3705510.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 9-362594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055/29437Copyright (c) 2019 João Lucas Dias-Viana, Gabriel Vitor Acioly Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias-Viana, João LucasGomes, Gabriel Vitor Acioly2019-08-12T21:01:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37055Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-08-12T21:01:23Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
title Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
spellingShingle Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
Dias-Viana, João Lucas
Avaliação Psicológica
Medidas de inteligência
WISC
title_short Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
title_full Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
title_fullStr Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
title_full_unstemmed Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
title_sort Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
author Dias-Viana, João Lucas
author_facet Dias-Viana, João Lucas
Gomes, Gabriel Vitor Acioly
author_role author
author2 Gomes, Gabriel Vitor Acioly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias-Viana, João Lucas
Gomes, Gabriel Vitor Acioly
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Psicológica
Medidas de inteligência
WISC
topic Avaliação Psicológica
Medidas de inteligência
WISC
description A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055
10.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055/29437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 João Lucas Dias-Viana, Gabriel Vitor Acioly Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 João Lucas Dias-Viana, Gabriel Vitor Acioly Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 9-36
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336221908992