Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055 |
Resumo: | A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento. |
id |
PUC_SP-14_de9443f681c13592da0d9face555f08e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37055 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileirosAvaliação PsicológicaMedidas de inteligênciaWISCA Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3705510.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 9-362594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055/29437Copyright (c) 2019 João Lucas Dias-Viana, Gabriel Vitor Acioly Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias-Viana, João LucasGomes, Gabriel Vitor Acioly2019-08-12T21:01:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37055Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-08-12T21:01:23Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
title |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
spellingShingle |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros Dias-Viana, João Lucas Avaliação Psicológica Medidas de inteligência WISC |
title_short |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
title_full |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
title_fullStr |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
title_sort |
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros |
author |
Dias-Viana, João Lucas |
author_facet |
Dias-Viana, João Lucas Gomes, Gabriel Vitor Acioly |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Gabriel Vitor Acioly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias-Viana, João Lucas Gomes, Gabriel Vitor Acioly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Psicológica Medidas de inteligência WISC |
topic |
Avaliação Psicológica Medidas de inteligência WISC |
description |
A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055 10.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055 |
identifier_str_mv |
10.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37055/29437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 João Lucas Dias-Viana, Gabriel Vitor Acioly Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 João Lucas Dias-Viana, Gabriel Vitor Acioly Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 9-36 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336221908992 |