A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837 |
Resumo: | Temas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia. |
id |
PUC_SP-14_e1924c7bddbdd1e444923462c5d65e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39837 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiênciaPsicologiaEducação SuperiorReligião e PsicologiaEspiritualidadeTemas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3983710.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 193-2142594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441Copyright (c) 2019 Vivian Fukumasu da Cunha, Fabio Scorsolini-Cominhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Vivian Fukumasu daScorsolini-Comin, Fabio2019-08-12T21:03:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39837Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-08-12T21:03:13Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
title |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
spellingShingle |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência Cunha, Vivian Fukumasu da Psicologia Educação Superior Religião e Psicologia Espiritualidade |
title_short |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
title_full |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
title_fullStr |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
title_sort |
A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência |
author |
Cunha, Vivian Fukumasu da |
author_facet |
Cunha, Vivian Fukumasu da Scorsolini-Comin, Fabio |
author_role |
author |
author2 |
Scorsolini-Comin, Fabio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Vivian Fukumasu da Scorsolini-Comin, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Educação Superior Religião e Psicologia Espiritualidade |
topic |
Psicologia Educação Superior Religião e Psicologia Espiritualidade |
description |
Temas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837 10.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837 |
identifier_str_mv |
10.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Vivian Fukumasu da Cunha, Fabio Scorsolini-Comin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Vivian Fukumasu da Cunha, Fabio Scorsolini-Comin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 193-214 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336266997760 |