A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vivian Fukumasu da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scorsolini-Comin, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837
Resumo: Temas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia.
id PUC_SP-14_e1924c7bddbdd1e444923462c5d65e38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39837
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiênciaPsicologiaEducação SuperiorReligião e PsicologiaEspiritualidadeTemas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3983710.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 193-2142594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441Copyright (c) 2019 Vivian Fukumasu da Cunha, Fabio Scorsolini-Cominhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Vivian Fukumasu daScorsolini-Comin, Fabio2019-08-12T21:03:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39837Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-08-12T21:03:13Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
title A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
spellingShingle A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
Cunha, Vivian Fukumasu da
Psicologia
Educação Superior
Religião e Psicologia
Espiritualidade
title_short A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
title_full A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
title_fullStr A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
title_full_unstemmed A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
title_sort A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência
author Cunha, Vivian Fukumasu da
author_facet Cunha, Vivian Fukumasu da
Scorsolini-Comin, Fabio
author_role author
author2 Scorsolini-Comin, Fabio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Vivian Fukumasu da
Scorsolini-Comin, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Educação Superior
Religião e Psicologia
Espiritualidade
topic Psicologia
Educação Superior
Religião e Psicologia
Espiritualidade
description Temas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837
10.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Vivian Fukumasu da Cunha, Fabio Scorsolini-Comin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Vivian Fukumasu da Cunha, Fabio Scorsolini-Comin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 193-214
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336266997760