Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kantorski, Luciane Prado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Camila Irigonhé, dos Santos, Cátia Gentile, Couto, Maria Laura de Oliveira, Machado, Roberta Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/44930
Resumo: O presente estudo analisou o conteúdo das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na cidade de Pelotas/RS.Trata-se de uma análise documental, realizada por meio da coleta de dados secundários de 389 prontuários de usuários ativos no serviço, dos quais 181 apresentaram o registro de ouvir vozes. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018. A partir da análise do registro das falas dos usuários obtidas dos prontuários, foram evidenciadas vozes com conteúdos diversos, como: vozes de comando; vozes de cunho religioso; vozes acompanhadas de outras experiências sensoriais; vozes depreciativas; vozes positivas e vozes neutras. Nos registros pode-se averiguar que os usuários vivenciam as vozes de forma positiva, neutra ou negativa, sendo a identificação dos conteúdos das mesmas um passo importante para auxiliá-los a trabalhar com elas.
id PUC_SP-14_e1d1559d97b00f45717e485d9e6ff1bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44930
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção PsicossocialOuvidores de vozesConteúdo das vozesSaúde mentalO presente estudo analisou o conteúdo das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na cidade de Pelotas/RS.Trata-se de uma análise documental, realizada por meio da coleta de dados secundários de 389 prontuários de usuários ativos no serviço, dos quais 181 apresentaram o registro de ouvir vozes. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018. A partir da análise do registro das falas dos usuários obtidas dos prontuários, foram evidenciadas vozes com conteúdos diversos, como: vozes de comando; vozes de cunho religioso; vozes acompanhadas de outras experiências sensoriais; vozes depreciativas; vozes positivas e vozes neutras. Nos registros pode-se averiguar que os usuários vivenciam as vozes de forma positiva, neutra ou negativa, sendo a identificação dos conteúdos das mesmas um passo importante para auxiliá-los a trabalhar com elas.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4493010.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346Psicologia Revista; v. 29 n. 2 (2020); 335-3462594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/44930/33991Copyright (c) 2020 Luciane Prado Kantorski, Camila Irigonhé Ramos, Cátia Gentile dos Santos, Maria Laura de Oliveira Couto, Roberta Antunes Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKantorski, Luciane PradoRamos, Camila Irigonhédos Santos, Cátia GentileCouto, Maria Laura de OliveiraMachado, Roberta Antunes2021-08-02T20:41:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44930Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2021-08-02T20:41:02Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
title Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
spellingShingle Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
Kantorski, Luciane Prado
Ouvidores de vozes
Conteúdo das vozes
Saúde mental
title_short Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
title_full Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
title_fullStr Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
title_full_unstemmed Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
title_sort Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
author Kantorski, Luciane Prado
author_facet Kantorski, Luciane Prado
Ramos, Camila Irigonhé
dos Santos, Cátia Gentile
Couto, Maria Laura de Oliveira
Machado, Roberta Antunes
author_role author
author2 Ramos, Camila Irigonhé
dos Santos, Cátia Gentile
Couto, Maria Laura de Oliveira
Machado, Roberta Antunes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kantorski, Luciane Prado
Ramos, Camila Irigonhé
dos Santos, Cátia Gentile
Couto, Maria Laura de Oliveira
Machado, Roberta Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ouvidores de vozes
Conteúdo das vozes
Saúde mental
topic Ouvidores de vozes
Conteúdo das vozes
Saúde mental
description O presente estudo analisou o conteúdo das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na cidade de Pelotas/RS.Trata-se de uma análise documental, realizada por meio da coleta de dados secundários de 389 prontuários de usuários ativos no serviço, dos quais 181 apresentaram o registro de ouvir vozes. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018. A partir da análise do registro das falas dos usuários obtidas dos prontuários, foram evidenciadas vozes com conteúdos diversos, como: vozes de comando; vozes de cunho religioso; vozes acompanhadas de outras experiências sensoriais; vozes depreciativas; vozes positivas e vozes neutras. Nos registros pode-se averiguar que os usuários vivenciam as vozes de forma positiva, neutra ou negativa, sendo a identificação dos conteúdos das mesmas um passo importante para auxiliá-los a trabalhar com elas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/44930
10.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/44930
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/44930/33991
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 29 n. 2 (2020); 335-346
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336599396352