Exergames: jogos digitais para longeviver melhor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakamura, Ana Lucia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18182
Resumo: This bibliographic research aims to identify the exergames contributions in physical, emotional and cognitive aspects. It is based on two main themes: the aging process and the games. The study also identify the elderly preferences about the games and their motivations to play. It describes the aging process and how the elderly use technology, especifically relating to the exergames. The games go beyond the fun when its characteristics are combined with physical exercises. Thus, they can be alternatives for rehabilitation of motor functions, cognitive and improvements in emotional aspects. Through case studies about exergames in reabilitations with Parkinson Disease, Alzheimer, subsyndromic depression, stroke and postural balance, the exergames contributions to the elderly (men and women about 60 to 94 years old from different countries) are shown in this research. This research is based on the games publications of Johan Huizinga, Roger Caillois, Sergio Nesteriuk Gallo, Vicente Mastrcolla and Jenova Chen. The aging process studies are based on publications of Simone de Beauvoir, Beltrina Côrte and Elisabeth F. Mercadante
id PUC_SP-1_004d71e436531e65029032584481b8ae
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18182
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gatti, Daniel Coutohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799319H5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767900T6Nakamura, Ana Lucia2016-04-29T14:23:36Z2015-07-082015-05-28Nakamura, Ana Lucia. Exergames: jogos digitais para longeviver melhor. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital ) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18182This bibliographic research aims to identify the exergames contributions in physical, emotional and cognitive aspects. It is based on two main themes: the aging process and the games. The study also identify the elderly preferences about the games and their motivations to play. It describes the aging process and how the elderly use technology, especifically relating to the exergames. The games go beyond the fun when its characteristics are combined with physical exercises. Thus, they can be alternatives for rehabilitation of motor functions, cognitive and improvements in emotional aspects. Through case studies about exergames in reabilitations with Parkinson Disease, Alzheimer, subsyndromic depression, stroke and postural balance, the exergames contributions to the elderly (men and women about 60 to 94 years old from different countries) are shown in this research. This research is based on the games publications of Johan Huizinga, Roger Caillois, Sergio Nesteriuk Gallo, Vicente Mastrcolla and Jenova Chen. The aging process studies are based on publications of Simone de Beauvoir, Beltrina Côrte and Elisabeth F. MercadanteEsta pesquisa bibliográfica objetiva identificar as contribuições dos exergames para um longeviver melhor, em seus aspectos físicos, emocionais e cognitivos. Para tanto, os estudos foram baseados em dois temais centrais: o processo de envelhecimento e os games. Investiga-se o que os indivíduos com mais de 60 anos jogam, suas preferências e motivações para jogar. A partir das ideias de longeviver e cuidadania busca-se compreender como ocorre o processo de envelhecimento, abordando como as pessoas de 60 anos mais interagem com a tecnologia, em especial com os exergames que vão além da essencial diversão dos jogos digitais, oferecendo possibilidades na reabilitação de funções motoras, cognitivas e melhorias em aspectos emocionais a partir da atividade física proposta em seus jogos. As contribuições dos exergames às pessoas idosas (homens, mulheres com faixa etária entre 60 e 94 anos, de países diversos) são identificadas a partir de estudos de caso sobre pessoas que sofreram um Acidente Vascular Encefálico, indivíduos idosos com Doença de Parkinson, Alzheimer, quadros de depressão leve e disfunções de equilíbrio postural. As contribuições dos exergames descritas são apresentadas também na forma de três mapas mentais, que permitem uma rápida compreensão das informações descritas no capítulo 3. Os estudos de jogos são fundamentados nas obras de Johan Huizinga, Roger Caillois e dos pesquisadores Sergio Nesteriuk Gallo, Vicente Mastrocolla, Jenova Chen. Já os estudos sobre o processo de envelhecimento foram baseados nos trabalhos de Simone de Beauvoir e das pesquisadoras Beltrina Côrte e Elisabeth F. Mercadanteapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/34974/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaExergameJogos para saúdeJogos sériosLongeviverProcesso de envelhecimentoGameterapiaExergameGames for healthSerious gamesAging processGametherapyCNPQ::ENGENHARIASExergames: jogos digitais para longeviver melhorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Lucia Nakamura.pdf.txtAna Lucia Nakamura.pdf.txtExtracted texttext/plain209108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18182/3/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf.txt6adb6170e4768c279f2e48b573e43adbMD53ORIGINALAna Lucia Nakamura.pdfapplication/pdf10013747https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18182/1/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf83e633eb993bd3de603aff1d99d34234MD51THUMBNAILAna Lucia Nakamura.pdf.jpgAna Lucia Nakamura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18182/2/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf.jpg3b33ff5a9bbfbe7dd30972e2fd999a97MD52handle/181822022-06-13 12:15:13.646oai:repositorio.pucsp.br:handle/18182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T15:15:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
title Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
spellingShingle Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
Nakamura, Ana Lucia
Exergame
Jogos para saúde
Jogos sérios
Longeviver
Processo de envelhecimento
Gameterapia
Exergame
Games for health
Serious games
Aging process
Gametherapy
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
title_full Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
title_fullStr Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
title_full_unstemmed Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
title_sort Exergames: jogos digitais para longeviver melhor
author Nakamura, Ana Lucia
author_facet Nakamura, Ana Lucia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gatti, Daniel Couto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799319H5
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767900T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakamura, Ana Lucia
contributor_str_mv Gatti, Daniel Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Exergame
Jogos para saúde
Jogos sérios
Longeviver
Processo de envelhecimento
Gameterapia
topic Exergame
Jogos para saúde
Jogos sérios
Longeviver
Processo de envelhecimento
Gameterapia
Exergame
Games for health
Serious games
Aging process
Gametherapy
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Exergame
Games for health
Serious games
Aging process
Gametherapy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This bibliographic research aims to identify the exergames contributions in physical, emotional and cognitive aspects. It is based on two main themes: the aging process and the games. The study also identify the elderly preferences about the games and their motivations to play. It describes the aging process and how the elderly use technology, especifically relating to the exergames. The games go beyond the fun when its characteristics are combined with physical exercises. Thus, they can be alternatives for rehabilitation of motor functions, cognitive and improvements in emotional aspects. Through case studies about exergames in reabilitations with Parkinson Disease, Alzheimer, subsyndromic depression, stroke and postural balance, the exergames contributions to the elderly (men and women about 60 to 94 years old from different countries) are shown in this research. This research is based on the games publications of Johan Huizinga, Roger Caillois, Sergio Nesteriuk Gallo, Vicente Mastrcolla and Jenova Chen. The aging process studies are based on publications of Simone de Beauvoir, Beltrina Côrte and Elisabeth F. Mercadante
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nakamura, Ana Lucia. Exergames: jogos digitais para longeviver melhor. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital ) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18182
identifier_str_mv Nakamura, Ana Lucia. Exergames: jogos digitais para longeviver melhor. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital ) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18182/3/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18182/1/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18182/2/Ana%20Lucia%20Nakamura.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6adb6170e4768c279f2e48b573e43adb
83e633eb993bd3de603aff1d99d34234
3b33ff5a9bbfbe7dd30972e2fd999a97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277811868827648