A formação da cultura hebraica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Elton de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33969
Resumo: O artigo apresentado aqui visa resolver certas questões que se fizeram presentes na historiografia sobre as origens da cultura hebraica. Tais questões surgem diretamente como ataques duros de pura crítica à credibilidade das diversas narrativas que estavam presentes na ancestralidade desse povo. Observa-se que, a grande oposição fica por conta daqueles estudiosos que tendem a defenderem um ponto de vista que sempre faça prevalecer uma percepção de que a menor cultura tende sempre a se submeter a força das grandes estruturas estatais. A cultura vulnerável desse povo menor sofreria a exposição de toda variedade de traços vindos externamente do conquistador, do qual, presumindo-se, seria evidentemente mais civilizado para ditar os costumes que os provinciais adotariam. Nesse aspecto, se faria entender que, a Bíblia como um dos maiores expoentes da cultura hebraica, seria apenas uma composição de diversos fragmentos culturais do Oriente Próximo. No entanto, podemos compreender que, a herança cultural de Israel foi justamente o que serviu para formar o seu principal bem como força de resistência contra o domínio do imperialismo despótico. Vemos que, Israel se prevaleceu culturalmente, contrariando todas as expectativas, pois, sua história de luta no contexto histórico da Palestina atesta essa sua identidade no ainda no Período pós Êxodo(1000 a.C.). A Tradição Oral hebraica, comprovada por inúmeros achados arqueológicos que dão enormes testemunhos de sua veracidade e de sua longevidade, somasse à historiografia não mais como um mito. Tendo uma percepção histórica sobre o tema da tradição do povo hebreu, desde a sua constituição como um clã, o desenvolvimento como tribos até a época do êxodo, entenderemos que as narrativas bíblicas não podem ser vistas como fruto oriundo de outras culturas
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