A improvisação em dança: um processo sistêmico e evolutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cleide
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5100
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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spelling Katz, HelenaMartins, Cleide2016-04-26T18:17:21Z2009-11-061999-11-30Martins, Cleide. A improvisação em dança: um processo sistêmico e evolutivo. 1999. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5100Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho utiliza informações teóricas provindas da filosofiae da ciência para falar da improvisação em dança, quase sempre considerada apenas como um recurso da arte da dança. A literatura sobre o tema é escassa, se tivermos como expectativa reflexões sobre o que é a improvisação e não apenas sobre a sua prática. Este trabalho procura trazer uma reflexão mais abrangente da improvisação, vista não apenascomoum recurso,mascomoa própria dança realizada no instante de sua execução (em oposição à dança planejada anteriormente). Para tanto, toma-se necessário partir de uma visão ontológica de mundo em que se considera que a realidade é formada por sistemas e que a dança pode ser vista como um sistema complexo, formado pela relação dos subsistemas: movimento,corpo+cultura. Os subsistemas movimento e corpo+cultura,que compõem o sistema dança, podem ser estudados, atualmente, por hipóteses evolucionistas neodarwinistas utilizadas pela biogenética e neurociência). A improvisação, por sua vez, pode ser definida como a processualidade que ocorre no sistema dança, ou seja, onde a relação dos subsistemas movimento, corpo+cultura, ao longo do tempo, vai sofrendo modificações estocásticas de suas propriedades, produzindo estados que se sucedem em cadeias. Este processo, quando cresce em complexidade, apresenta parâmetros que acompanham o jogo evolutivo, que vão em busca de uma organização. Com o parâmetro de integralidade, o processo de improvisação adquire uma gramática formada a partir do(s) repertório(s), ou seja, dos tipos de movimentos adquiridos pelo corpo do dançarino + as leis e regras (da física, anatomofisiológicas e de atuação pessoal). As tendências das combinações dos movimentos configuram o grau de gramaticalidade do processo de improvisação. As aspirações do processo de improvisação são: a baixa gramaticalidade e o novoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13909/Cleide%20Martins.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoImprovisacao na dancaCorpoMovimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA improvisação em dança: um processo sistêmico e evolutivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCleide Martins.pdf.txtCleide Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/5100/3/Cleide%20Martins.pdf.txt92323da5f22d803f2833fc0452eb337bMD53ORIGINALCleide Martins.pdfapplication/pdf5755466https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/5100/1/Cleide%20Martins.pdf23a03a3898026d4798cd7a8c46a16a82MD51THUMBNAILCleide Martins.pdf.jpgCleide Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2599https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/5100/2/Cleide%20Martins.pdf.jpgbdcc51abae584a38886c3ffe1284f646MD52handle/51002023-09-25 11:13:38.28oai:repositorio.pucsp.br:handle/5100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-25T14:13:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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