Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31410
Resumo: Esse trabalho resulta das inquietações e demandas recebidas sobre como lidar com aspectos sociais e emocionais em ambientes familiares e escolares. Por meio da revisão da literatura buscou-se por respostas sobre a definição e importância de competências e sobre intervenções que serviram como exemplos. A abordagem colaborativa, a prática dialógica e a escuta ativa, mostram o caminho para desenvolver conexões para a relação professor-aluno, aluno-aluno, escola-família. Os pilares da educação, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer mostram-se como os faróis que iluminam esse caminho. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é como uma bússola que aponta a direção e a forma de garantir minimamente o direito a uma educação com qualidade. A Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos e mais especificamente no contexto do quarto objetivo – uma educação de qualidade, são compromissos assumidos por aqueles que entendem a importância de investir na dignidade humana. Existe um problema estrutural quando a escola não consegue desenvolver as competências sociais e emocionais com seus educadores por meio de formações continuadas. A pesquisa oportunizou conhecer formas de envolver a família e/ou adultos de referência para a criança e a consolidar a aquisição de competências. O conhecimento da tecnologia sugere uma educação inovadora que motiva os estudantes a desejarem a aprender com estratégias diferentes das tradicionais. A metodologia ativa, a cultura “Maker” e a junção das áreas do conhecimento, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) vieram para oferecer novas formas de planejar as aulas. As competências socioemocionais têm sido foco de pesquisa nos últimos anos por sua importância e interesse para a vida pessoal, social, emocional e para a saúde mental dos seres humanos. A relevância desse tema tem a ver como o fato dessas competências afetarem a aprendizagem, os relacionamentos e até mesmo os aspectos econômicos. E, a educação vem sendo apontada como uma solução para equilibrar o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas no seio da comunidade escolar. Partindo da revisão de literatura de BRASIL (2018), CARVALHO (2016), FERREIRA e SCNHEIDER (2020), OCDE (2015), PASCHOAL 2016; 2020), UNESCO (1996), ONU (2015) entre outros, essa pesquisa investiga o que os autores discorrem sobre as competências socioemocionais
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