Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31410 |
Resumo: | Esse trabalho resulta das inquietações e demandas recebidas sobre como lidar com aspectos sociais e emocionais em ambientes familiares e escolares. Por meio da revisão da literatura buscou-se por respostas sobre a definição e importância de competências e sobre intervenções que serviram como exemplos. A abordagem colaborativa, a prática dialógica e a escuta ativa, mostram o caminho para desenvolver conexões para a relação professor-aluno, aluno-aluno, escola-família. Os pilares da educação, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer mostram-se como os faróis que iluminam esse caminho. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é como uma bússola que aponta a direção e a forma de garantir minimamente o direito a uma educação com qualidade. A Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos e mais especificamente no contexto do quarto objetivo – uma educação de qualidade, são compromissos assumidos por aqueles que entendem a importância de investir na dignidade humana. Existe um problema estrutural quando a escola não consegue desenvolver as competências sociais e emocionais com seus educadores por meio de formações continuadas. A pesquisa oportunizou conhecer formas de envolver a família e/ou adultos de referência para a criança e a consolidar a aquisição de competências. O conhecimento da tecnologia sugere uma educação inovadora que motiva os estudantes a desejarem a aprender com estratégias diferentes das tradicionais. A metodologia ativa, a cultura “Maker” e a junção das áreas do conhecimento, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) vieram para oferecer novas formas de planejar as aulas. As competências socioemocionais têm sido foco de pesquisa nos últimos anos por sua importância e interesse para a vida pessoal, social, emocional e para a saúde mental dos seres humanos. A relevância desse tema tem a ver como o fato dessas competências afetarem a aprendizagem, os relacionamentos e até mesmo os aspectos econômicos. E, a educação vem sendo apontada como uma solução para equilibrar o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas no seio da comunidade escolar. Partindo da revisão de literatura de BRASIL (2018), CARVALHO (2016), FERREIRA e SCNHEIDER (2020), OCDE (2015), PASCHOAL 2016; 2020), UNESCO (1996), ONU (2015) entre outros, essa pesquisa investiga o que os autores discorrem sobre as competências socioemocionais |
id |
PUC_SP-1_048848b2c0d480cab0552f4fcd303e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31410 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Macedo, Rosa Maria Stefanini deMainardi, Regina Aparecida de Oliveira2023-02-28T22:44:12Z2023-02-28T22:44:12Z2021-12-14Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira. Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31410Esse trabalho resulta das inquietações e demandas recebidas sobre como lidar com aspectos sociais e emocionais em ambientes familiares e escolares. Por meio da revisão da literatura buscou-se por respostas sobre a definição e importância de competências e sobre intervenções que serviram como exemplos. A abordagem colaborativa, a prática dialógica e a escuta ativa, mostram o caminho para desenvolver conexões para a relação professor-aluno, aluno-aluno, escola-família. Os pilares da educação, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer mostram-se como os faróis que iluminam esse caminho. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é como uma bússola que aponta a direção e a forma de garantir minimamente o direito a uma educação com qualidade. A Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos e mais especificamente no contexto do quarto objetivo – uma educação de qualidade, são compromissos assumidos por aqueles que entendem a importância de investir na dignidade humana. Existe um problema estrutural quando a escola não consegue desenvolver as competências sociais e emocionais com seus educadores por meio de formações continuadas. A pesquisa oportunizou conhecer formas de envolver a família e/ou adultos de referência para a criança e a consolidar a aquisição de competências. O conhecimento da tecnologia sugere uma educação inovadora que motiva os estudantes a desejarem a aprender com estratégias diferentes das tradicionais. A metodologia ativa, a cultura “Maker” e a junção das áreas do conhecimento, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) vieram para oferecer novas formas de planejar as aulas. As competências socioemocionais têm sido foco de pesquisa nos últimos anos por sua importância e interesse para a vida pessoal, social, emocional e para a saúde mental dos seres humanos. A relevância desse tema tem a ver como o fato dessas competências afetarem a aprendizagem, os relacionamentos e até mesmo os aspectos econômicos. E, a educação vem sendo apontada como uma solução para equilibrar o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas no seio da comunidade escolar. Partindo da revisão de literatura de BRASIL (2018), CARVALHO (2016), FERREIRA e SCNHEIDER (2020), OCDE (2015), PASCHOAL 2016; 2020), UNESCO (1996), ONU (2015) entre outros, essa pesquisa investiga o que os autores discorrem sobre as competências socioemocionaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e OrientaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACompetências socioemocionaisInteligência emocionalBNCCEducaçãoCompetências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRegina Aparecida Oliveira Mainardi - Monografia.pdfapplication/pdf1333627https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31410/1/Regina%20Aparecida%20Oliveira%20Mainardi%20-%20Monografia.pdf20d5ef0b1a52333ffa3c1a089310d4f8MD51TEXTRegina Aparecida Oliveira Mainardi - Monografia.pdf.txtRegina Aparecida Oliveira Mainardi - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain164479https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31410/2/Regina%20Aparecida%20Oliveira%20Mainardi%20-%20Monografia.pdf.txtad44733b761a96750e515403643c7577MD52THUMBNAILRegina Aparecida Oliveira Mainardi - Monografia.pdf.jpgRegina Aparecida Oliveira Mainardi - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31410/3/Regina%20Aparecida%20Oliveira%20Mainardi%20-%20Monografia.pdf.jpg859c63eab385244c5a72ac9cf7df0455MD53handle/314102023-03-01 01:10:26.997oai:repositorio.pucsp.br:handle/31410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
title |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Competências socioemocionais Inteligência emocional BNCC Educação |
title_short |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
title_full |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
title_sort |
Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura |
author |
Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira |
author_facet |
Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira |
contributor_str_mv |
Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Competências socioemocionais Inteligência emocional BNCC Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências socioemocionais Inteligência emocional BNCC Educação |
description |
Esse trabalho resulta das inquietações e demandas recebidas sobre como lidar com aspectos sociais e emocionais em ambientes familiares e escolares. Por meio da revisão da literatura buscou-se por respostas sobre a definição e importância de competências e sobre intervenções que serviram como exemplos. A abordagem colaborativa, a prática dialógica e a escuta ativa, mostram o caminho para desenvolver conexões para a relação professor-aluno, aluno-aluno, escola-família. Os pilares da educação, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer mostram-se como os faróis que iluminam esse caminho. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é como uma bússola que aponta a direção e a forma de garantir minimamente o direito a uma educação com qualidade. A Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos e mais especificamente no contexto do quarto objetivo – uma educação de qualidade, são compromissos assumidos por aqueles que entendem a importância de investir na dignidade humana. Existe um problema estrutural quando a escola não consegue desenvolver as competências sociais e emocionais com seus educadores por meio de formações continuadas. A pesquisa oportunizou conhecer formas de envolver a família e/ou adultos de referência para a criança e a consolidar a aquisição de competências. O conhecimento da tecnologia sugere uma educação inovadora que motiva os estudantes a desejarem a aprender com estratégias diferentes das tradicionais. A metodologia ativa, a cultura “Maker” e a junção das áreas do conhecimento, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) vieram para oferecer novas formas de planejar as aulas. As competências socioemocionais têm sido foco de pesquisa nos últimos anos por sua importância e interesse para a vida pessoal, social, emocional e para a saúde mental dos seres humanos. A relevância desse tema tem a ver como o fato dessas competências afetarem a aprendizagem, os relacionamentos e até mesmo os aspectos econômicos. E, a educação vem sendo apontada como uma solução para equilibrar o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas no seio da comunidade escolar. Partindo da revisão de literatura de BRASIL (2018), CARVALHO (2016), FERREIRA e SCNHEIDER (2020), OCDE (2015), PASCHOAL 2016; 2020), UNESCO (1996), ONU (2015) entre outros, essa pesquisa investiga o que os autores discorrem sobre as competências socioemocionais |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira. Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31410 |
identifier_str_mv |
Mainardi, Regina Aparecida de Oliveira. Competências socioemocionais e sua relação com a aprendizagem escolar: uma revisão de literatura. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31410/1/Regina%20Aparecida%20Oliveira%20Mainardi%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31410/2/Regina%20Aparecida%20Oliveira%20Mainardi%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31410/3/Regina%20Aparecida%20Oliveira%20Mainardi%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20d5ef0b1a52333ffa3c1a089310d4f8 ad44733b761a96750e515403643c7577 859c63eab385244c5a72ac9cf7df0455 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277915549925376 |