Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Rosilene Marinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35596
Resumo: Esta monografia tem como tema a contribuição dos contos de fadas no desenvolvimento do pensamento na criança, abordando deste sua origem e como foram se configurando em legado da infância. Também conhecido por ser porta voz dos conflitos inconsciente e consciente que atravessam a mente da criança, principalmente aquelas que estão na educação infantil. Apresenta uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão e interesse a cerca das teorias e estudos levantados. O questionamento que motivou a escolha desse tema surgiu da prática de contar histórias para as crianças da educação infantil e do uso que as crianças fazem das histórias. A pesquisa bibliográfica foi a que apoiou toda a elaboração desse trabalho, no qual foram utilizadas concepções de importantes autores no estudo dos contos de fadas, desenvolvimento infantil e educação na infância. A partir das leituras das obras foi possível perceber que os contos de fadas podem ser um instrumento de assimilação da cultura e suporte para a construção do pensamento
id PUC_SP-1_0506da937059bc03841552a60e143f12
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35596
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pereira, María Liliana Inés Emparan MartinsSalgado, Rosilene Marinho2023-07-05T19:49:58Z2023-07-05T19:49:58Z2012-08-23Salgado, Rosilene Marinho. Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35596Esta monografia tem como tema a contribuição dos contos de fadas no desenvolvimento do pensamento na criança, abordando deste sua origem e como foram se configurando em legado da infância. Também conhecido por ser porta voz dos conflitos inconsciente e consciente que atravessam a mente da criança, principalmente aquelas que estão na educação infantil. Apresenta uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão e interesse a cerca das teorias e estudos levantados. O questionamento que motivou a escolha desse tema surgiu da prática de contar histórias para as crianças da educação infantil e do uso que as crianças fazem das histórias. A pesquisa bibliográfica foi a que apoiou toda a elaboração desse trabalho, no qual foram utilizadas concepções de importantes autores no estudo dos contos de fadas, desenvolvimento infantil e educação na infância. A partir das leituras das obras foi possível perceber que os contos de fadas podem ser um instrumento de assimilação da cultura e suporte para a construção do pensamentoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOContos de fadasPensamentoCriança e educação infantilContos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRosilene Marinho Salgado Monografia.pdfapplication/pdf318531https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35596/1/Rosilene%20Marinho%20Salgado%20Monografia.pdf3097fa37a0a7c17b1af92efb0ce1d86dMD51TEXTRosilene Marinho Salgado Monografia.pdf.txtRosilene Marinho Salgado Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain140185https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35596/2/Rosilene%20Marinho%20Salgado%20Monografia.pdf.txt357d7cd7f101241b189dd4f84d5beed3MD52THUMBNAILRosilene Marinho Salgado Monografia.pdf.jpgRosilene Marinho Salgado Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35596/3/Rosilene%20Marinho%20Salgado%20Monografia.pdf.jpgd978ae3d135e2cb5a84301f569ab79d1MD53handle/355962023-09-19 10:59:03.208oai:repositorio.pucsp.br:handle/35596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-19T13:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
title Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
spellingShingle Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
Salgado, Rosilene Marinho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Contos de fadas
Pensamento
Criança e educação infantil
title_short Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
title_full Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
title_fullStr Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
title_full_unstemmed Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
title_sort Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil
author Salgado, Rosilene Marinho
author_facet Salgado, Rosilene Marinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, María Liliana Inés Emparan Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Rosilene Marinho
contributor_str_mv Pereira, María Liliana Inés Emparan Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Contos de fadas
Pensamento
Criança e educação infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas
Pensamento
Criança e educação infantil
description Esta monografia tem como tema a contribuição dos contos de fadas no desenvolvimento do pensamento na criança, abordando deste sua origem e como foram se configurando em legado da infância. Também conhecido por ser porta voz dos conflitos inconsciente e consciente que atravessam a mente da criança, principalmente aquelas que estão na educação infantil. Apresenta uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão e interesse a cerca das teorias e estudos levantados. O questionamento que motivou a escolha desse tema surgiu da prática de contar histórias para as crianças da educação infantil e do uso que as crianças fazem das histórias. A pesquisa bibliográfica foi a que apoiou toda a elaboração desse trabalho, no qual foram utilizadas concepções de importantes autores no estudo dos contos de fadas, desenvolvimento infantil e educação na infância. A partir das leituras das obras foi possível perceber que os contos de fadas podem ser um instrumento de assimilação da cultura e suporte para a construção do pensamento
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:49:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Salgado, Rosilene Marinho. Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35596
identifier_str_mv Salgado, Rosilene Marinho. Contos de fadas: uma prática no caminho para o bem pensar na educação infantil. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35596/1/Rosilene%20Marinho%20Salgado%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35596/2/Rosilene%20Marinho%20Salgado%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35596/3/Rosilene%20Marinho%20Salgado%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3097fa37a0a7c17b1af92efb0ce1d86d
357d7cd7f101241b189dd4f84d5beed3
d978ae3d135e2cb5a84301f569ab79d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277812747534336