A narrativa como molde patológico: impactos e consequências da lógica narrativa presente no DSM-V nos diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Isabella Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36371
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo aprofundar críticas e tecer reflexões sobre os possíveis impactos da lógica organicista e biologizante, contidas na quinta edição do Manual Diagnóstico Estatístico de Doenças Mentais (DSM), como um dos possíveis pilares por trás do crescimento no número de diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No mais, a análise comenta sobre os limites e práticas psiquiátricas dentro da clínica, sendo um ponto central para o desenvolvimento da discussão. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, revisionista e de abordagem qualitativa, montada a partir da discussão entre diferentes chaves epistemológicas, sendo elas a filosofia, sociologia e a psicanálise. Questões como a linguagem e o debate em torno do conceito de cientificidade foram levantados, assim como um breve panorama histórico acerca da evolução dos manuais, sempre enfatizando as diferenças narrativas em cada publicação. Considerando a extensão do impacto e das consequências do modelo narrativo presente no DSM-V, isto é, sua relação dialética com a racionalidade médica e, o modelo descritivo a-teórico, presente desde a terceira edição do manual, conclui-se que a forma narrativa atual, no que diz respeito ao diagnóstico de TDAH, é extremamente vaga e generalizante. Fomentada pela adoção de uma racionalidade alienante entre sujeito e patologia, pode-se hipotetizar que o modelo descritivo do TDAH no DSM-V alavanca parte dos diagnósticos atuais
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