Implementação de um programa de controle da poluição sonora em ambiente de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28964 |
Resumo: | Resumo - Amanda Raquel de Lima Alexandre Introdução: O ruído tem sido freqüentemente associado a sons altos, mas não é preciso que seja intenso para que seja preocupante. É necessário que professores e diretores busquem alternativas que diminuam o ruído nas escolas. Soluções como essas são benéficas para alunos, pais, professores e funcionários. Objetivo: Desenvolver atividades para controle da poluição sonora do ambiente escolar junto a professores e funcionários. Método: A amostra foi composta por 39 professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. Foi feita aplicação de um questionário destinado aos professores, palestra abordando o tema ruído e vídeo sobre o tema poluição sonora. Resultados: Percebeu-se que o ruído se faz presente em todos os ambientes da escola, tanto internos, quanto externos. O questionário revelou que quanto maior o tempo de atuação e idade dos professores, maiores são as queixas relacionadas à saúde física e mental. A maior fonte de ruído é o ruído interno e não o externo, 41% dos professores disseram “sempre” sentir dificuldade de raciocínio ou concentração durante as aulas. Com a palestra os professores puderam perceber a importância do projeto e tomar pequenas atitudes que diminuem o fator agravante que é o ruído produzido pelos próprios alunos e funcionários. Conclusão: Pequenas mudanças somadas podem trazer à melhoria necessária, as possíveis mudanças partidas dos profissionais trazem resultados eficazes, como a mudança do sinal de intervalo. A educação e o treinamento são primordiais para obter um ambiente saudável. Esta pesquisa é o início de uma longa jornada rumo à conscientização da população em relação às conseqüências do ruído na saúde em geral e, mais especificamente, na saúde auditiva. 9 Resumo - Fernanda Cristina Reis Introdução: Alguns estudos têm mostrado que crianças que vivem em locais ruidosos têm mais dificuldade de concentração e de aprendizagem do que as que vivem em locais silenciosos. O ambiente escolar é palco de produções culturais e a formação de futuros cidadãos, mas pode ser afetado negativamente pelas próprias atividades de produção dos alunos e professores. A diminuição do ruído na escola pode resultar em crianças mais calmas, mais atentas, mais interessadas e menos agitadas. Objetivos: Desenvolver atividades para o controle da poluição sonora no ambiente de aprendizagem através de atividades interativas com as crianças. Método: A amostra foi composta de 11 turmas de 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Elaboração de história sobre o processo da audição, a composição de uma música infantil com o tema “barulho”, o desenvolvimento de um brinquedo denominado “Ruidômetro”, a confecção de camiseta e do logotipo do projeto intitulado “Quanto Barulho”, programa “Passe Adiante”, apresentação de palestra às crianças. Resultados: Após explanação sobre as questões do ruído e da saúde auditiva as crianças começaram a notar o quanto o ruído estava presente no ambiente escolar e mesmo em outras situações cotidianas. As crianças relatam como é difícil se comunicar e de se concentrar em um ambiente ruidoso. Este estudo pôde conscientizar os alunos a respeito das conseqüências de um ambiente escolar ruidoso, trazendo a possibilidade de uma melhora da qualidade da apreensão pelos alunos das informações oferecidas pelos professores. Conclusão: Este trabalho possibilitou que as crianças identificassem o que era o ruído, conhecendo seus efeitos, a importância de se proteger deste tipo de poluição e a transmissão de hábitos saudáveis promovendo saúde auditiva. É sugerido que outros programas sejam realizados de forma que se torne uma constante as atividades da escola, proporcionando resultados mais amplos e duradouros |
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Objetivo: Desenvolver atividades para controle da poluição sonora do ambiente escolar junto a professores e funcionários. Método: A amostra foi composta por 39 professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. Foi feita aplicação de um questionário destinado aos professores, palestra abordando o tema ruído e vídeo sobre o tema poluição sonora. Resultados: Percebeu-se que o ruído se faz presente em todos os ambientes da escola, tanto internos, quanto externos. O questionário revelou que quanto maior o tempo de atuação e idade dos professores, maiores são as queixas relacionadas à saúde física e mental. A maior fonte de ruído é o ruído interno e não o externo, 41% dos professores disseram “sempre” sentir dificuldade de raciocínio ou concentração durante as aulas. Com a palestra os professores puderam perceber a importância do projeto e tomar pequenas atitudes que diminuem o fator agravante que é o ruído produzido pelos próprios alunos e funcionários. Conclusão: Pequenas mudanças somadas podem trazer à melhoria necessária, as possíveis mudanças partidas dos profissionais trazem resultados eficazes, como a mudança do sinal de intervalo. A educação e o treinamento são primordiais para obter um ambiente saudável. Esta pesquisa é o início de uma longa jornada rumo à conscientização da população em relação às conseqüências do ruído na saúde em geral e, mais especificamente, na saúde auditiva. 9 Resumo - Fernanda Cristina Reis Introdução: Alguns estudos têm mostrado que crianças que vivem em locais ruidosos têm mais dificuldade de concentração e de aprendizagem do que as que vivem em locais silenciosos. O ambiente escolar é palco de produções culturais e a formação de futuros cidadãos, mas pode ser afetado negativamente pelas próprias atividades de produção dos alunos e professores. A diminuição do ruído na escola pode resultar em crianças mais calmas, mais atentas, mais interessadas e menos agitadas. Objetivos: Desenvolver atividades para o controle da poluição sonora no ambiente de aprendizagem através de atividades interativas com as crianças. Método: A amostra foi composta de 11 turmas de 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Elaboração de história sobre o processo da audição, a composição de uma música infantil com o tema “barulho”, o desenvolvimento de um brinquedo denominado “Ruidômetro”, a confecção de camiseta e do logotipo do projeto intitulado “Quanto Barulho”, programa “Passe Adiante”, apresentação de palestra às crianças. Resultados: Após explanação sobre as questões do ruído e da saúde auditiva as crianças começaram a notar o quanto o ruído estava presente no ambiente escolar e mesmo em outras situações cotidianas. As crianças relatam como é difícil se comunicar e de se concentrar em um ambiente ruidoso. Este estudo pôde conscientizar os alunos a respeito das conseqüências de um ambiente escolar ruidoso, trazendo a possibilidade de uma melhora da qualidade da apreensão pelos alunos das informações oferecidas pelos professores. Conclusão: Este trabalho possibilitou que as crianças identificassem o que era o ruído, conhecendo seus efeitos, a importância de se proteger deste tipo de poluição e a transmissão de hábitos saudáveis promovendo saúde auditiva. É sugerido que outros programas sejam realizados de forma que se torne uma constante as atividades da escola, proporcionando resultados mais amplos e duradourosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIARuídoDeficientes auditivosRuído na escolaImplementação de um programa de controle da poluição sonora em ambiente de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAmanda Raquel de Lima Alexandre; Fernanda Cristina Reis - TCC.pdf.txtAmanda Raquel de Lima Alexandre; Fernanda Cristina Reis - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain94874https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28964/2/Amanda%20Raquel%20de%20Lima%20Alexandre%3b%20Fernanda%20Cristina%20Reis%20-%20TCC.pdf.txt40a43a59144e9456b19e1b11e7d2c339MD52THUMBNAILAmanda Raquel de Lima Alexandre; Fernanda Cristina Reis - TCC.pdf.jpgAmanda Raquel de Lima Alexandre; Fernanda Cristina Reis - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28964/3/Amanda%20Raquel%20de%20Lima%20Alexandre%3b%20Fernanda%20Cristina%20Reis%20-%20TCC.pdf.jpg5668a98d4bcfd94d5eea86b35025b29bMD53ORIGINALAmanda Raquel de Lima Alexandre; Fernanda Cristina Reis - TCC.pdfAmanda Raquel de Lima Alexandre; Fernanda Cristina Reis - TCC.pdfapplication/pdf3100787https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28964/1/Amanda%20Raquel%20de%20Lima%20Alexandre%3b%20Fernanda%20Cristina%20Reis%20-%20TCC.pdff179d27336361eb1509e7fc059e48f0fMD51handle/289642022-12-21 17:01:23.393oai:repositorio.pucsp.br:handle/28964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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