Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Daniela do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36245
Resumo: This study deals with the presence of artistic-literary manifestations at school. Having the soirées as a specific object, the main objective is to analyze some aspects of this presence based on what teachers who work in the Municipal Education Network of the city of São Paulo express and, to verify how this typical cultural practice of youth contributes to the cultural and criticism from teachers and students and for a democratic school. In this sense, interviews were conducted with four professors who answered twenty-eight questions organized into four thematic axes. The question that was investigated was the following: Teachers are faced with a dilemma: how to actually transform the school into a democratic one? Having as main theoretical support the contributions of authors of the Critical Theory of Society, Theodor Adorno and Herbert Marcuse, the concepts of formative experience, emancipation, cultural formation, engaged art and aesthetics were mobilized. The thesis that was formed from this study is that, even in the face of adversities in the face of the transformation of the school into a democratic one, there is a relationship between three aspects: what the teacher intends to do, what he is (considering training and experience) and working conditions
id PUC_SP-1_0c139898460b55acd346a86f76ddf4f9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36245
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Giovinazzo Júnior, Carlos Antôniohttp://lattes.cnpq.br/5969230919823134http://lattes.cnpq.br/8835381111829747Rodrigues, Daniela do Nascimento2023-07-26T13:54:17Z2023-07-26T13:54:17Z2023-04-14Rodrigues, Daniela do Nascimento. Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36245This study deals with the presence of artistic-literary manifestations at school. Having the soirées as a specific object, the main objective is to analyze some aspects of this presence based on what teachers who work in the Municipal Education Network of the city of São Paulo express and, to verify how this typical cultural practice of youth contributes to the cultural and criticism from teachers and students and for a democratic school. In this sense, interviews were conducted with four professors who answered twenty-eight questions organized into four thematic axes. The question that was investigated was the following: Teachers are faced with a dilemma: how to actually transform the school into a democratic one? Having as main theoretical support the contributions of authors of the Critical Theory of Society, Theodor Adorno and Herbert Marcuse, the concepts of formative experience, emancipation, cultural formation, engaged art and aesthetics were mobilized. The thesis that was formed from this study is that, even in the face of adversities in the face of the transformation of the school into a democratic one, there is a relationship between three aspects: what the teacher intends to do, what he is (considering training and experience) and working conditionsEste estudo trata da presença de manifestações artístico-literárias na escola. Tendo como objeto específico os saraus, o objetivo principal é analisar alguns aspectos dessa presença a partir do que expressam professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo e, verificar como essa prática cultural, típica da juventude, contribui para a formação cultural e crítica de professores e alunos e para uma escola democrática. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com quatro docentes que responderam vinte e oito perguntas organizadas em quatro eixos temáticos. A questão que orientou as análises foi a seguinte: os professores se defrontam com um dilema: como de fato transformar a escola em democrática, considerando sua percepção sobre a prática do sarau na escola? Tendo como apoio teórico principal as contribuições de autores da Teoria Crítica da Sociedade, Theodor Adorno e Herbert Marcuse, foram mobilizados os conceitos de experiência formativa, emancipação, formação cultural, arte engajada e estética. A tese que se constituiu a partir deste estudo é de que, mesmo ante das adversidades que impedem a transformação da escola em democrática, há uma relação entre três aspectos: o que o professor pretende fazer, o que ele é (considerando a formação e a experiência) e as condições de trabalhoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação escolarSarauProfessoresFormação culturalSchool educationPartyTeachersCultural trainingEducação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDaniela do Nascimento Rodrigues .pdfapplication/pdf2433770https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36245/1/Daniela%20do%20Nascimento%20Rodrigues%20.pdf14605a3194d9f9e0cb728c90b1d8298bMD51TEXTDaniela do Nascimento Rodrigues .pdf.txtDaniela do Nascimento Rodrigues .pdf.txtExtracted texttext/plain294594https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36245/2/Daniela%20do%20Nascimento%20Rodrigues%20.pdf.txt1ae0515466f5ce29fe600c77d0ad477cMD52THUMBNAILDaniela do Nascimento Rodrigues .pdf.jpgDaniela do Nascimento Rodrigues .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36245/3/Daniela%20do%20Nascimento%20Rodrigues%20.pdf.jpgd0d21eeac8fc836de060e12197172bf5MD53handle/362452023-07-27 01:05:11.951oai:repositorio.pucsp.br:handle/36245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-27T04:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
title Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
spellingShingle Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
Rodrigues, Daniela do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação escolar
Sarau
Professores
Formação cultural
School education
Party
Teachers
Cultural training
title_short Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
title_full Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
title_fullStr Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
title_full_unstemmed Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
title_sort Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola
author Rodrigues, Daniela do Nascimento
author_facet Rodrigues, Daniela do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5969230919823134
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8835381111829747
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Daniela do Nascimento
contributor_str_mv Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação escolar
Sarau
Professores
Formação cultural
School education
Party
Teachers
Cultural training
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Sarau
Professores
Formação cultural
dc.subject.eng.fl_str_mv School education
Party
Teachers
Cultural training
description This study deals with the presence of artistic-literary manifestations at school. Having the soirées as a specific object, the main objective is to analyze some aspects of this presence based on what teachers who work in the Municipal Education Network of the city of São Paulo express and, to verify how this typical cultural practice of youth contributes to the cultural and criticism from teachers and students and for a democratic school. In this sense, interviews were conducted with four professors who answered twenty-eight questions organized into four thematic axes. The question that was investigated was the following: Teachers are faced with a dilemma: how to actually transform the school into a democratic one? Having as main theoretical support the contributions of authors of the Critical Theory of Society, Theodor Adorno and Herbert Marcuse, the concepts of formative experience, emancipation, cultural formation, engaged art and aesthetics were mobilized. The thesis that was formed from this study is that, even in the face of adversities in the face of the transformation of the school into a democratic one, there is a relationship between three aspects: what the teacher intends to do, what he is (considering training and experience) and working conditions
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-26T13:54:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-26T13:54:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Daniela do Nascimento. Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36245
identifier_str_mv Rodrigues, Daniela do Nascimento. Educação escolar e sarau: o que expressam os professores sobre a presença de manifestações artístico-literárias na escola. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36245/1/Daniela%20do%20Nascimento%20Rodrigues%20.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36245/2/Daniela%20do%20Nascimento%20Rodrigues%20.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36245/3/Daniela%20do%20Nascimento%20Rodrigues%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14605a3194d9f9e0cb728c90b1d8298b
1ae0515466f5ce29fe600c77d0ad477c
d0d21eeac8fc836de060e12197172bf5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796037058035712